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O Currículo Paulista, homologado em 2018 e colocado em prática no ano de 2019 coloca um novo desafio: construir uma Matriz Paulista de Avaliação.
Essa nova matriz, voltada às habilidades do novo Currículo, deve descrever as habilidades passíveis de serem avaliadas por meio de uma avaliação padronizada como é o caso dos itens do SARESP – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e das questões da AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo.
Colocado esse desafio, a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Avaliação Educacional, inicia o trabalho da elaboração dessa nova matriz por meio de discussões com as equipes curriculares e a consulta de documentos que pautam a avaliação educacional e sua mensuração.
Nessa etapa preliminar nasce uma relação de habilidades obtidas por meio da decomposição das habilidades apresentadas no Currículo Paulista e dimensionada nas ações cognitivas ou nos verbos que direcionam a habilidade. Essa etapa embasada na taxonomia de Bloom, de forma que houvessem habilidades para avaliar diferentes níveis ou dimensão cognitivo:
- Conhecimento
- Compreensão
- Aplicação
- Análise
- Avaliação
Assim, o primeiro exercício da equipe de elaboração foi extrair das habilidades do Currículo Paulista para todos os anos/série e disciplina, uma lista de habilidades que tinham a dimensão de serem mensuráveis por meio de uma avaliação padronizada e que respondiam às ações cognitivas levantadas pela taxonomia de Bloom. Dessa forma nasce o que a equipe chamou de “lençol” de habilidades.
A próxima tarefa foi a de organizar essas habilidades por bimestre, conforme trabalhado em sala de aula, auxiliado pelo Material de Apoio ao Currículo. Esse “lençol” dividido em bimestres é então uma versão preliminar para a AAP.
A próxima etapa, que ainda está mais incipiente, é a seleção das habilidades que estão no “lençol” para comporem as habilidades do SARESP. Nesta etapa, uma das preocupações é pensar no percurso escolar que o aluno percorreu até o final da série em que o mesmo está sendo avaliado. Por exemplo, para a elaboração da relação de habilidades para a avaliação do 9º ano, é preciso determinar os anos anteriores que deverão ser tomados nessa seleção e qual a proporção de habilidades tomar em cada um deles.
Assim, apresentamos as Matrizes Paulista de Avaliação em sua versão preliminar e convidamos você a analisa-las e sugerir ajustes ou modificações. Suas contribuições serão bastante benvindas.
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