t/css" /> SARESP EM REVISTA
SARESP EM REVISTA



Em Língua Portuguesa, o estudante que está no 5º ano está com a mesma proficiência de um estudante do 3º ano do Ensino Fundamental.
Já o estudante da 3ª série do Ensino Médio saiu da escola com a proficiência adequada ao estudante do 8º ano do Ensino Fundamental.


EXEMPLO DE QUESTÃO

LÍNGUA PORTUGUESA - ANOS INICIAIS
Escala: Adequado
Habilidade: Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal.
51,4% dos estudantes do 5º ano provavelmente não conseguem realizar esta atividade.



O texto foi produzido para:
1. Retratar o início de um jogo de uma partida de futebol.
2. Divulgar um campeonato patrocinado pela OAB.
3. Informar sobre um determinado jogo de futebol a favor da paz.
4. Motivar uma mudança de comportamento dos que frequentam os jogos de futebol.



EXEMPLO DE QUESTÃO

LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO MÉDIO
Escala: Adequado
Habilidade: Inferir o público-alvo provável e os objetivos do autor ou do enunciador de um texto.​
76% dos estudantes da 3ª série EM provavelmente não conseguem realizar esta atividade

COMO TRABALHAR ANIMAÇÕES

Ao apresentar para a garotada as artes visuais, a maioria dos professores inclui no planejamento desenho e pintura. Outros apostam no estudo de escultura e da fotografia. E quanto à animação? Você já pensou em inseri-la como mais um conteúdo para a disciplina? Vídeos feitos com gravuras, desenhos, objetos e figuras de massa de modelar também são considerados uma forma de arte. Se bem explorados, podem render projetos criativos.
(Márcia Scapaticio. Como trabalhar animações. Nova Escola, outubro de 2011)

A leitura do texto permite afirmar que o provável público-alvo e o objetivo do autor são, respectivamente,

1. Professores em geral; criticar a fala da animação nos planejamentos.
2. Diretores e pedagogos; corrigir os planejamentos, incluindo a animação.
3. Alunos em geral; sugerir que peçam aos professores atividades com animação.
4. Professores de artes; sugerir a inclusão da animação nos planejamentos.
5. Pais e alunos; informar a falta de animação na maioria dos planejamentos.



Em matemática, o estudante que está no 5º ano está com a mesma proficiência esperada de um estudante do 2º ano do Ensino Fundamental.
Já o estudante  da última série do Ensino Médio saiu da escola com defasagem de quase seis anos.


EXEMPLO DE QUESTÃO

MATEMÁTICA- ANOS INICIAIS
Escala: Adequado
Habilidade: Resolver problemas que envolvam a adição ou a subtração, em situações relacionadas aos seus diversos significados​.
61,6% dos estudantes do 5º ano provavelmente não conseguem realizar esta atividade.

Uma construtora encomendou 10.000 parafusos a uma loja. Mas a loja possuía apenas 3.825 em estoque. A quantidade de parafusos que falta para completar a encomenda é:

1. 5285.
2. 6085.
3. 6175.
4. 7615.


EXEMPLO DE QUESTÃO

MATEMÁTICA- ENSINO MÉDIO
Escala: Adequado
Habilidade: Identificar a relação entre o número de vértices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema​.
Provavelmente 96% dos estudantes da 3ª série do EM não conseguem realizar esta atividade​.

Considere um poliedro regular com 8 vértices, 6 faces, 12 arestas. Esse poliedro pode ser um(a)

1. Cubo.
2. Tetraedro.
3. Pirâmide de base quadrada.
4. Prisma de base triangular.
5. Octaedro.