|
|
Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental
< 75
- compreendem o sistema de escrita alfabética;
- nomeiam as letras do alfabeto;
- leem palavras tomando como referência palavras conhecidas e de memória;
- relacionam elementos sonoros das palavras com sua representação escrita.
< 100
- localizam elementos constituintes de cantigas, parlendas, quadrinhas;
- localizam informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais;
- localizam elementos constituintes de gêneros narrativos, personagens, tempo, espaço;
- identificam os possíveis elementos constitutivos da organização interna de outros textos variados;
- identificam a estrutura composicional específica de bilhetes, recados, avisos, cartas, receitas, relatos;
- nomeiam as letras do alfabeto;
- comparam o som e a grafia de diferentes partes da palavra (começo, meio e fim);
- grafam corretamente palavras conhecidas/familiares.
< 125
- localizam informações explícitas em textos;
- localizam a ideia central de textos;
- compreendem o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais;
- compreendem o sistema de escrita alfabética;
- compreendem, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais;
- grafam corretamente palavras com ditongos (vassoura, tesoura), dígrafos (repolho, queijo, passeio) e encontros consonantais (graveto, bloco);
- estabelecem expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos;
- segmentam corretamente as palavras;
- leem e compreendem, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos, que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero.
< 150
- reconhecem a finalidade de um texto;
- reconhecem a função social de textos com informações coletadas em atividades de pesquisa;
- localizam informações implícitas em textos;
- localizam informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais;
- leem textos que circulam em meios impressos ou digitais;
- leem e compreendem diferentes textos do campo da vida cotidiana (bilhetes, recados, avisos, cartas, receitas, relatos, entre outros), considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero;
- leem e compreendem cantigas, quadrinhas, entre outros textos do campo da vida cotidiana, com certa autonomia, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero;
- segmentam palavras, ainda que não convencionalmente, na produção escrita de textos de diferentes gêneros;
- segmentam corretamente as palavras;
- grafam corretamente palavras com correspondências regulares diretas (f/v, t/d, p/b) e correspondências regulares contextuais (c/qu; g/gu, r/rr, s/z inicial);
- compreendem as notações do sistema de escrita alfabética - segmentos sonoros e letras.
< 175
- inferem o assunto de um texto;
- inferem informações em textos verbais;
- inferem informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal;
- confirmam antecipações e inferências do gênero textual.
|
|
|
|
|
|
|