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Duas perguntas iniciais para entender o estudo de fatores associados:
- Por que escolas têm desempenhos diferentes?
- Por que estudantes de mesma escola têm desempenhos escolares diferentes?
Numa avaliação de larga escala, as respostas a essas indagações podem ser bastante objetivas, avaliando a parcela devida a cada fator na relação com o desempenho escolar. O conhecimento dos principais fatores que estão associados ao desempenho escolar auxilia gestores e professores a orientarem suas ações de forma mais objetiva e pragmática, melhorando o desempenho escolar dos estudantes e diminuindo as suas diferenças.
Grande parte da diferença de desempenho entre estudantes e entre escolas está associado ao nível socioeconômico familiar (NSE), como mostra a Figura 1.
Figura 1. Diferença esperada no desempenho em Matemática, na escala SAEB, de estudantes em diferentes níveis socioeconômicos, em relação a estudantes com NSE baixo ou muito baixo.
Observa-se que estudantes com NSE médio ou superior têm, em média, mais de treze pontos acima dos que têm NSE baixo ou muito baixo, nos três anos escolares analisados. Contudo, o NSE não é uma característica que o gestor ou professores da escola podem mudar, mas o desempenho também depende de outros fatores intraescolares. Nesta edição do Saresp, o estudo dessas relações ficou parcialmente prejudicado, porque os estudantes pouco vivenciaram a escola em 2021, mas a Figura 2 mostra a importância da educação infantil.
Figura 2. Diferença esperada no desempenho em Matemática de estudantes que tiveram educação infantil, em relação a estudantes que só entraram na escola no 1º ano do Ensino Fundamental
A análise da associação da educação infantil com o desempenho escolar foi feita sob um modelo estatístico que considera estudantes com o mesmo NSE. Pode-se verificar que a associação é mais forte no 5º ano, decaindo gradativamente nos anos posteriores, o que sugere que estudantes que entram na escola somente no primeiro ano do Ensino Fundamental devem ter muito mais dificuldade do que estudantes que fizeram a educação infantil.
Nesta edição do Saresp, o estudo de fatores associados trás como principal contribuição, como a pandemia causada pelo SARS-CoV-2 afetou os estudantes de diferentes formas conforme as suas condições de estudo durante a pandemia. Continuemos considerando o desempenho em Matemática, escala Saeb, para estudantes com mesmo NSE e mesma situação em relação à educação infantil e aprovações. A Figura 3 mostra o estrago da pandemia para os estudantes que não tinham lugar apropriado em casa para estudar via internet, em relação a estudantes que tinham lugar apropriado.
Figura 3. Diferença esperada no desempenho em Matemática de estudantes que não tiveram lugar apropriado para estudar via internet, em relação aos que tiveram.
O relatório Saresp 2021 - Relações de Contexto e Perfil da Comunidade Escolar e os Resultados Apresentação descreve mais detalhadamente cada fator aqui discutido, e a associação desses com o desempenho escolar nos anos escolares avaliados pelo Saresp, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática. |
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