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Coordenadora da COPED
Viviane Pedroso Domingues Cardoso
Considerando os desafios postos pela pandemia (2020/2021) o SARESP teve mudança em seu papel para a educação?
O papel das avaliações em larga escala é o de fornecer indicadores que provoquem reflexões para tomada de decisão nas diversas instâncias, do nível central ao local. Ela sinaliza as prioridades no âmbito da gestão, especialmente no que diz respeito a políticas públicas e seus projetos. O SARESP, tal qual o SAEB, nos traz informações consistentes, confiáveis e comparáveis, dado o uso de metodologias específicas utilizados para essa avaliação. Assim, podemos dizer que a mudança não está no papel da avaliação para a educação, mas sim na dimensão e profundidade com a qual pensaremos sobre os desafios que ela demonstra.
A edição do SARESP 2021 manteve as mesmas características de edições anteriores?
Não. Nesta edição tivemos inúmeras inovações. Pela importância que significaria a ampliação do diagnóstico, dado o contexto, e com vistas a um modelo de avaliação do futuro, foram mantidas as provas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, porém foi introduzida prova da área de Ciências da Natureza, prova de Produção Textual (Redação) e aplicação digital amostral de todas as provas. Também tivemos a aplicação de dois questionários. O socioeconômico (para alunos e responsáveis) e o socioemocional (para estudantes) que poderá ser comparado ao aplicado ineditamente na edição de 2019, medindo também os impactos neste campo, agravados pela pandemia.
Qual foi a abrangência do SARESP 2021?
Foram avaliados os 2º, 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Participaram todos os estudantes da rede estadual e, por adesão, alunos dos mesmos anos/séries de outras redes municipais, particulares, incluindo o SESI, e também do Centro Paula Souza. No caso das redes municipais a SEDUC subsidiou a participação daquelas que aderiram ao Currículo e aos Materiais, produzidos pela SEEDUC, posto que a melhoria da educação no estado passa pela melhoria das escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais, devendo atuar conjuntamente para tanto.
Do ponto de vista numérico tivemos um total de 7.591 escolas participantes, sendo 2.058 municipais, 5.056 estaduais, 217 da rede Paula Souza, 143 da rede SESI e 17 escolas particulares, num total de 924.344 alunos avaliados, que corresponderam a uma participação de 78,7%, dado esse que nos surpreendeu positivamente considerado o período e contexto de aplicação (dezembro, em recente retorno presencial ampliado para todos e o índice de 87,6% de 2019), com menor percentual de queda exatamente na rede estadual paulista.
Os resultados do SARESP 2021 surpreenderam a SEDUC? Há um impacto esperado?
Em 2021 a SEDUC já promovera uma avaliação amostral, de aplicação controlada, que dava os primeiros sinais do processo de perda do aprendizado de nossos estudantes. Naquele momento esforços no sentido de minimizar os prejuízos já ganhavam forma, porém as atividades presenciais ainda permaneciam comprometidas em sua totalidade. Hoje sabemos, melhor que nunca, como é importante para a educação que os estudantes tenham aulas presenciais e também que seus professores estejam à frente dessa tarefa. Certamente o resultado do SARESP não chegou a nos surpreender, porém a queda do desempenho em todos os anos/série e componentes nos dão um retrato fiel do prejuízo que significou o afastamento dos estudantes das atividades presenciais durante a pandemia. Todos os recursos tecnológicos mobilizados para tentar minimizar os efeitos negativos ao longo dos dois anos passados, embora tenham constituído um ganho para todos do ponto de vista de recursos disponíveis, também mostrou que as tecnologias isoladamente não resolvem essas dificuldades de aprendizagem. Assim, a melhoria que gradualmente vínhamos conquistando historicamente, nos mostra uma regressão a patamares anteriores. O impacto que se espera disso é que todos consigamos utilizar a favor da aprendizagem - escolhendo corretas prioridades para a rápida volta a níveis anteriores melhores - todos os recursos criados e disponibilizados à rede com essa finalidade: Currículo e materiais, propostas de recuperação, reforço e aprofundamento, avaliações processuais e formativas, formação de educadores e recursos tecnológicos de apoio em metodologias híbridas.
No que a Revista Saresp poderá contribuir com as escolas e professores?
A revista tem desenho organizado em sessões. De acordo com a apropriação que cada equipe e educador tenham alcançado nos diversos temas abordados, especialmente os técnicos, a atenção poderá ser calibrada e direcionada para aprofundamento onde houver maior necessidade. Seguramente a parte referente aos últimos resultados será interesse comum. Em termos de “novidades”, sugerimos a consulta à seção/tópico referente às redações. Em 2021 ela voltou a ser aplicada censitariamente para os alunos da rede estadual e teve correção amostral para efeito de estudos e resultados. Todavia já foi planejada de forma que a escola possa utilizar todas aquelas que permaneceram nas unidades, após a aplicação, para trabalho pedagógico formativo junto aos professores e estudantes. Desse modo estão disponíveis, em material bastantes simples e objetivo, critérios e procedimentos de correção que poderão ser utilizados nas unidades escolares em momentos que ela entenda oportuno e produtivo para todos os envolvidos, inserindo-os naturalmente no contexto do trabalho com o currículo ou articulado a projetos que desenvolvam.
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