|
|
Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental:
75
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Localizam dados expressos em gráficos de colunas simples.
100
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
Comparam escritas numéricas envolvendo cinco número de ordem da centena e unidade de milhar, identificando o menor número dentre esses.
TEMA – ESPAÇO E FORMA
Reconhecem o cubo entre formas geométricas tridimensionais.
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Localizam dados expressos em tabelas simples.
125
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Localizam dados apresentados em um gráfico de colunas simples, indicando o número associado a determinada entrada.
Localizam e interpretam informações contidas em um calendário para determinar o dia da semana associada a uma data.
150
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
Calculam o resultado de uma subtração sem recurso envolvendo números da ordem de centenas, por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
Calculam o valor total de certa quantia de cédulas e moedas.
Calculam o resultado de uma soma, sem reserva, entre um número de 3 algarismos e um número de 2 algarismos.
Comparam escritas numéricas envolvendo cinco número de ordem da centena e unidade de milhar, identificando o maior número dentre esses.
Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas diferentes.
Determinam o próximo termo de uma sequência numérica crescente, que varia de 2 em duas unidades
Identificam a regularidade presente em uma sequência numérica crescente.
Resolvem problemas que envolvem o cálculo do total de objetos de duas coleções por meio de uma adição com reserva.
Resolvem problema que envolve a adição como o cálculo do valor inicial de uma transformação negativa, dados o valor da transformação e o do final.
Utilizam regras do sistema de numeração decimal para produzir escritas numéricas.
TEMA – ESPAÇO E FORMA
Identificam a localização e a movimentação de um objeto com base no referencial vire à direita, vire à esquerda.
Identificam as três formas que podem ser classificadas como triângulos em um quadro contendo 8 figuras bidimensionais.
Identificam formas geométricas tridimensionais utilizando a terminologia convencional.
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Localizam e interpretam informações contidas em um calendário para determinar a data associada a um dia da semana.
175
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
Calculam a quantia de dinheiro que sobra após selecionar cédulas e moedas que pagam determinada quantia.
Calculam o resultado de uma adição de números naturais da ordem de centenas, com reserva.
Comparam escritas numéricas, ordenando-as em ordem crescente ou decrescente.
Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas iguais.
Identificam a localização de números naturais na reta numérica.
Indicam o número correto (subtraendo) para que o resultado da subtração apresentada fique correta.
Reconhecem o valor posicional do algarismo 8 na composição de um número, sendo que ele ocupa a casa da unidade de milhar.
Resolvem problemas que envolvem a subtração cujo significado é a comparação entre quantidades de duas coleções. (“quanto a mais?”).
Resolvem problema envolvendo operação de multiplicação (soma de parcelas iguais) entre números de ordem das unidades.
TEMA – ESPAÇO E FORMA
Identificam semelhanças entre polígonos, usando o número de lados como critério.
Reconhecem o cilindro entre formas geométricas tridimensionais.
200
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
Calculam o resultado de uma subtração com recurso, entre um número da ordem das centenas.
Reconhecem o valor posicional do algarismo 4 na composição de um número de ordem da unidade de milhar, sendo que ele ocupa a casa da centena.
Resolvem problemas que envolvem uma adição e uma subtração ou subtrações sucessivas por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
Resolvem problema que envolve subtração com recurso para determinar a diferença entre duas pontuações da ordem das centenas.
Resolvem problema que envolve subtração com recurso entre um número de ordem das centenas e outro de ordem das dezenas, determinando a quantidade de produto utilizada em uma receita, dada a quantidade inicial e restante desse produto.
Resolvem problema envolvendo a ideia de repartição em parcelas iguais. TEMA – ESPAÇO E FORMA
Identificam as três formas que podem ser classificadas como retângulos em um quadro contendo 8 figuras bidimensionais.
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Resolvem problema cujos dados estão expressos em um gráfico de colunas e que envolvem a comparação dos valores referentes a duas delas.
225
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
Resolvem problema envolvendo multiplicação, com o significado de combinatória, para determinar o número total de refeições que podem ser montadas.
Resolvem problema do campo aditivo envolvendo números da ordem das dezenas (transformação), para determinar quantas balas uma pessoa ganhou. TEMA – ESPAÇO E FORMA
Descrevem a localização de pessoas em uma figura, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição (direita/esquerda).
Identificam o retângulo como parte de uma figura plana.
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Leem e interpretam dados presentes em uma tabela que apresenta o número de dias dos meses do ano para determinar a quantidade de meses associadas ao número 31.
- Realizam a leitura de dados expressos em tabelas de múltiplas entradas e analisar os dados nela apresentados para determinar o número total de votos que recebeu o local mais votado por três turmas.
250
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
Identificam a localização do número 1875 na reta numérica, subdividida em intervalos de 25 unidades.
Identificam a localização dos números 490 e 750 na reta numérica, subdividida em intervalos de 100 unidades.
TEMA – ESPAÇO E FORMA
Identificam a localização de um objeto em um mapa a partir de informações sobre sua posição, envolvendo dois pontos de referência.
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Interpretam informações e dados apresentados em tabelas.
275
TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
Estabelecem relações entre unidades de medida de tempo – semestre e número de meses.
300
TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
Resolvem problema envolvendo unidades de medida não convencionais (palmo).
325
TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
Comparam unidades de medida não convencional (palmo).
|
|
|
|
|
|
|