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Exemplo 1
Nível: Básico [175 a < 225]
Compõe a descrição do ponto 200 da Escala de Ciências – SARESP
EF05CI09 – Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais como obesidade e subnutrição entre crianças, jovens e adultos, a partir da análise de hábitos individuais ou de grupos sociais (tipos e quantidades de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Os dados estatísticos obtidos com a aplicação desse item na prova do 5º ano indicam que a maioria dos estudantes (73,1%%) se mostrou capaz de responder corretamente à situação colocada pelo item. Dentre os estudantes que compõem o grupo de maior desempenho na prova (os 27% com maiores escores), o percentual de acerto foi de 93,9%, mas dentre o grupo de menor desempenho (os 27% com menores escores), esse percentual cai para 44,2%.
Muito embora seja um item classificado como fácil, ainda assim os resultados de sua aplicação indicam que mais da metade dos estudantes dentre aqueles de menor desempenho ainda não apresenta domínio suficiente desse objeto do conhecimento e da habilidade necessária para a resolução do item. Nesse grupo de menor desempenho, 22,8% deles assinalaram como resposta a alternativa B. Ou seja, os estudantes reconhecem que uma alimentação desequilibrada pode resultar no aumento do número de pessoas magras, mas esses mesmos estudantes não consideraram os elementos informativos postos no texto base do item. A situação-problema apresentada pelo item citava uma alimentação com excesso de consumo de alimentos industrializados, açúcares e gorduras e, portanto, aumento no número de pessoas obesas, mas não de pessoas magras. O item se situa no ponto 200 da escala de proficiência, classificado no nível Básico. Dentre os estudantes do 5º ano do ensino fundamental ainda há 19% deles com proficiência no nível Abaixo do Básico. Dentre esses estudantes é menor a probabilidade de responderem corretamente o item aqui apresentado em razão das fragilidades que apresentam. Esses merecem atenção com vistas a adquirirem a proficiência necessária para interagiram com os conteúdos, competências e habilidades integrantes do currículo desse ano escolar.
Na descrição da escala de proficiência o item aparece, no ponto 200, com o seguinte registro:
Os estudantes de 5º ano do ensino fundamental:
Reconhecem que uma alimentação desequilibrada e o consumo de produtos industrializados provocam alguns distúrbios nutricionais, como obesidade. Desse modo, a partir de consulta à Escala, os professores podem se inteirar sobre as tarefas e situações-problema que os estudantes são capazes de resolver, de forma, se for o caso, a lhes apresentar situações-problema um pouco mais complexas, associadas à respectiva habilidade, gerando ganho em proficiência e maior domínio dos objetos de conhecimento e das respectivas habilidades. |
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Exemplo 2 Nível: Avançado [≥ 275]
Compõe a descrição do ponto 325 da Escala de Ciências – SARESP
EF04CI11A – Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua, e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana.
O item apresentou aos estudantes uma figura com a posição do Sol no céu ao longo do dia. Os estudantes deveriam responder que essa mudança na posição do Sol se deve ao movimento da Terra em torno de si mesma. A alternativa correta, que afirmava ser essa mudança devida ao movimento da Terra em torno de si mesma (em torno de seu próprio eixo), foi assinalada por apenas 13,2% dos estudantes, e por apenas 21,4% no grupo de estudantes com maior desempenho. Porém, 48,3% dos estudantes assinalou que a mudança é devida ao movimento do Sol em torno da Terra.
Espera-se com a habilidade EF04CI11A que os estudantes possam explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua, e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana. Mas ao assinalarem a alternativa que afirmava que a mudança na posição do Sol no céu ao longo do dia decorre do movimento do Sol ao redor da Terra demonstram dificuldades em compreender que o movimento do Sol no céu é apenas aparente. Esse resultado sinaliza que ainda é considerável o percentual de estudantes com dificuldades para compreender o Heliocentrismo. Ainda que possam não ter domínio do significado desta palavra, heliocentrismo, é desejado, pelo currículo para esta etapa da escolarização, que saibam que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário, e é desejado que saibam que o movimento do Sol no céu, a partir da perspectiva de um observador na Terra, decorre do movimento da Terra em torno de seu próprio eixo. Contudo, mais de 80% dos estudantes demonstrou não ter domínio desse conhecimento e da habilidade a ele associada.
O item ocupa posição 325 na escala de proficiência, o que corresponde ao nível de proficiência Avançado para os estudantes do 5º ano. Mas apenas 11,5% dos estudantes do 5º ano apresentam proficiência no nível Avançado, o que justifica o baixo percentual de acerto nesse item.
Na descrição da escala de proficiência, no ponto 325 esse item aparece como:
Os estudantes de 5º ano do ensino fundamental
Reconhecem, com o apoio de figura, que o movimento aparente do Sol no Céu se deve ao movimento da Terra em torno de si mesma.
Desse modo, valendo-se desses dados obtidos com o SARESP CIE-CN, os professores podem discutir as estratégias necessárias para que os estudantes tenham maior domínio desse objeto de conhecimento de modo a serem capazes de resolver a situação-problema apresentada pelo item, com o grau de complexidade que ali está posto, e maior domínio da habilidade EF04CI11A a ele associada. |
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