|
|
FINALIDADES
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP é um processo de avaliação de larga escala que, em 2023, completou a 25ª edição.
Além de permitir a verificação do desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas propostas para cada etapa de ensino-aprendizagem escolar, o SARESP é importante mecanismo de apoio à tomada de decisão na gestão da Educação Básica Paulista, em especial no que se refere à definição de programas de formação continuada, planejamento escolar e estabelecimento de metas para o projeto de cada escola.
Os indicadores educacionais obtidos por meio dessa avaliação externa possibilitam ao gestor educacional identificar pontos fortes e fracos de sua rede, para o estabelecimento de metas que visem à melhoria da Educação.
Não menos importante, ao disponibilizar os resultados de cada escola pública estadual à população em geral, o SARESP promove a comunicação entre escola e sociedade, abrindo espaço para a discussão, a reflexão e o engajamento na vida escolar e no projeto educacional de crianças e adolescentes.
CARACTERÍSTICAS
Os resultados gerados nessa edição do SARESP mantiveram como característica básica fundamental a utilização da metodologia Teoria da Resposta ao Item (TRI) para cálculo de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática no 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, possibilitando, assim, um comparativo com a série histórica.
Além da TRI, essa edição contou com o uso da Teoria Clássica dos Testes (TCT) para análise de desempenho de todos os anos avaliados, em cada um dos componentes curriculares. Esses novos indicadores estão devidamente apresentados na sessão Boletins do SARESP.
Em relação às edições anteriores, o SARESP 2023 trouxe como novidades:
- Avaliação do 2º e 5º ano EF contemplando toda a Rede Estadual e Municipal;
- Avaliação 100% digital para os estudantes da Rede Estadual nos Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Implementação do Provão Paulista, processo seletivo seriado, em todas as séries do Ensino Médio;
- Apresentação dos resultados de Língua Portuguesa e Matemática – 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio – na mesma escala de desempenho do Saeb;
- Apresentação dos resultados de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, História e Geografia usando a Teoria Clássica dos Testes (TCT) para os anos avaliados no Ensino Fundamental;
- Apresentação de resultados por Região Metropolitana e Interior do Estado de São Paulo, com vistas à ampliação de informações para análise de desempenho regional;
- Apresentação de resultados por Diretoria de Ensino, considerando os dados aferidos ao longo de todo o Ensino Fundamental;
- Desenvolvimento de novas metas para o ano de 2024, com base no desempenho aferido pela TCT.
Conheça os detalhes das metodologias estatísticas utilizadas no SARESP, consultando a edição “SARESP 2016 em Revista”:
INSTRUMENTOS
As provas do SARESP 2023 foram compostas, predominantemente, por itens de múltipla escolha. A avaliação censitária abrangeu estudantes dos Anos Iniciais (2º e 5º ano) e todos os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para as três séries do Ensino Médio, a prova foi ampliada significativamente, considerando a dinâmica proposta para execução do Provão Paulista.
Provas ampliadas ou em braile, destinadas a atender aos estudantes deficientes visuais, foram elaboradas por disciplina e ano/série avaliados.
O quadro a seguir sintetiza a composição das provas aplicadas no SARESP 2023.
Nas seções intituladas Resultados na revista de 2023 podem ser encontradas considerações sobre os resultados gerais e a análise dos itens que compuseram as provas da edição atual do SARESP, para cada componente curricular avaliado.
|
|
|
|
|
|
|