SARESP EM REVISTA
v.1, 2017
As provas das avaliações de larga escala, como o SARESP, são estruturadas a partir de um grande número de itens, o que permite diversificar a amplitude com que se investigam as habilidades propostas na Matriz de Referência. Esse é o mecanismo que possibilita a avaliação fidedigna do nível de desempenho dos alunos nas habilidades propostas para cada disciplina e etapa do percurso escolar.

As provas do SARESP para o 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, são estruturadas com 104 itens de múltipla escolha por ano/série/componente curricular. No entanto, cada aluno recebe um caderno de provas, que apresenta 24 itens.

No SARESP, em cada prova, a partir dos 104 itens, são compostos 26 diferentes cadernos de prova. Para essa composição, utiliza-se uma técnica estatística – Blocos Incompletos Balanceados – BIB, da seguinte forma: os 104 itens são agrupados em 13 Blocos, cada um com 8 itens. Um caderno de prova é constituído pela combinação de 3 blocos e cada bloco aparece 6 vezes no conjunto total dos 26 cadernos, de forma que cada par de bloco apareça o mesmo número de vezes no conjunto total de cadernos.


SARESP 2016 - Ano/Série - Prova - 104 Itens distribuídos em 13 Blocos com 8 Itens em cada Bloco





Na prática, em uma mesma sala...




Provas do 3º Ano do Ensino Fundamental
Para a avaliação de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Fundamental, a estruturação das provas é diferente. São compostos dois cadernos de provas para cada disciplina, e ele se destinam aos períodos da manhã e da tarde.

Em Língua Portuguesa, cada caderno de prova apresenta 8 questões de resposta construída pelo aluno. Além disso, foram selecionados 5 itens de múltipla escolha do 5º ano do Ensino Fundamental, com habilidades e grau de complexidade compatíveis ao processo de aprendizagem desenvolvido nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. 

Em Matemática do 3º ano do Ensino Fundamental foram aplicados cadernos de prova compostos com 13 questões de resposta construída pelo aluno, além de 5 itens de múltipla escolha do 5º ano de Ensino Fundamental, com base nos mesmos critérios indicados para Língua Portuguesa.