| 
                  | 
                       
                
                  
                     Relatório  de Desempenho da Avaliação de Língua Portuguesa – SARESP 2023 
                     
                     
                    Introdução 
                     
                    Este texto apresenta  a análise dos resultados da avaliação do SARESP 2023 no componente curricular  de Língua Portuguesa aplicada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  Para cada um desses anos escolares, a avaliação foi composta por itens voltados  para a aferição da proficiência dos alunos em diversas habilidades, que  compreendiam aspectos da Língua Portuguesa como a leitura e compreensão de  textos e análise de recursos linguísticos. Cada um dos itens é construído com  base em um texto motivador (verbal ou não verbal) seguido de um comando no  enunciado que solicita a resolução de uma tarefa relacionada à habilidade que  será avaliada. Como parte dessa estrutura, são indicadas quatro alternativas de  resposta, entre as quais o respondente deveria optar por uma. Os itens de cada  ano escolar foram utilizados para compor diferentes cadernos de prova, de modo  que cada estudante foi submetido a uma avaliação composta por 24 itens de Língua  Portuguesa. 
         
            
  | 
                     
                  
                      
                       
                      Material anexo para os professores 
                       
                      Nesta  seção serão apresentadas análises detalhadas dos resultados dos alunos em  algumas habilidades consideradas fundamentais para a formação dos estudantes  dos anos finais do ensino fundamental.  
                        O  objetivo é buscar costurar uma evolução de desempenho observado entre os anos  avaliados ou então encontrar elementos que apontem indícios para explicar  eventuais dificuldades observadas no 9EF, alinhados aos resultados observados  no 6EF, 7EF e 8EF. Após as considerações sobre as especificidades de cada  habilidade, há a seleção de alguns itens que ilustram o conceito que se  pretende analisar, seguido de comentários detalhados sobre o aproveitamento dos  alunos em cada item.  
                         
                      Clique  nos ícones abaixo para fazer o download de cada material.  
                       
                       
                      
                        
                          
                              | 
                              | 
                              | 
                           
                        
                       
                       
 
                        
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                        
                       
                      
                       
                      A  prova se mostrou um instrumento de avaliação equilibrado. Do total de itens que  compuseram as provas, 66 foram classificados estatisticamente como de  dificuldade média, o que corresponde a 52,4% do total; 26 deles (20,6%) como fáceis  e 30 (23,8%) itens classificados como difíceis. Esse resultado comprova que se  tratou de uma avalição adequada em relação à distribuição quanto ao nível de  dificuldade, distribuição essa fundamental para que a prova possa contemplar  alunos que apresentam diferentes níveis de desempenho. Os dados referentes ao  grau de complexidade dos itens estão sintetizados no gráfico e na tabela a  seguir. 
                       
                        
                       
                      Em outro  nível de análise, serão identificadas as habilidades cujo resultado tenha sido  expressivo tanto em relação ao índice de acerto nas questões que as avaliavam,  indicando a facilidade do tema e possível bom domínio da habilidade pelo grupo  de respondentes; quanto pelo índice de erros, indicando, ao contrário,  dificuldades na compreensão da habilidade aferida pelo item.  
                        Nesta  avaliação, 30 itens foram classificados como difíceis e 1 como muito difícil,  enquanto o número de itens fáceis ou muito fáceis foi de 29, provando,  novamente, o equilíbrio da avaliação. Considerando o índice de discriminação  dos itens, 80 deles propuseram tarefas que ao final foram classificadas  estatisticamente como excelentes para diferenciar os alunos que obtiveram maior  desempenho daqueles que obtiveram menor desempenho na prova, conforme mostra a  tabela a seguir.  
                         
                         
                       
                      
                            
                              
                              DIFICULDADE
                              						Indica o percentual de alunos que respondeu corretamente o item. Quanto maior esse índice, mais fácil foi a tarefa proposta para ele resolver. 
Esse índice é dividido em 5 categorias:
 
								Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85% 
                              Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85% 
                              Médio: percentual de acerto entre 35% e 65% 
                              Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35% 
                              Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15% 
                              DISCRIMINAÇÃO
                              Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho. 
                              
                              
                                                    
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
 
                       
 
                                                 Considerando  o restante dos itens com boas propriedades estatísticas no que diz respeito à  discriminação, indicados na parte verde da tabela, 15 deles foram classificados  como adequados e 12 como moderados. Dessa forma, a maioria absoluta dos itens  que compuseram a avaliação se mostrou apropriada para discriminar os  respondentes no que diz respeito aos grupos de desempenho. O quantitativo  desses itens está discriminado na região verde do quadro acima. 
                        Isso significa que os itens apresentaram tarefas  cujo conhecimento necessário à resolução foi bem consolidado pelo grupo de maior  desempenho, mas não pelo grupo de menor desempenho, indicando a existência de  diferentes estágios de aprendizagem entre os estudantes do 6EF. 
                         
                        Levando  em consideração o desempenho dos alunos, serão listadas as habilidades cujo  resultado tenha sido menos expressivo, isto é, itens com baixo potencial de  discriminação entre os grupos de estudantes com os maiores e menores  rendimentos na prova, e classificados como mais difíceis. São elas:
                        
                          - Identificar o efeito de sentido decorrente do  uso de conjunções, advérbios e articuladores textuais em textos de diferentes  gêneros. 
 
                          - Reconhecer o efeito de sentido produzido por  hipérbole em textos literários.
 
                          - Estabelecer relação entre os diferentes  gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
 
                          - Identificar teses/opiniões/posicionamentos  explícitos e argumentos em textos argumentativos.
 
                          - Reconhecer os efeitos de sentido de recursos  de persuasão empregados em textos publicitários.
 
                          - Identificar o conflito gerador do enredo e os  elementos que compõem a narrativa.
 
                          - Reconhecer em textos de diferentes gêneros as  variantes da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito  linguístico. 
 
                             
                          Na  prova de Língua Portuguesa, as maiores dificuldades do grupo de respondentes  estão centralizadas em determinados temas ou tarefas de leitura que exigem um  grau de complexidade maior para sua realização. Nas habilidades de leitura,  interpretação e compreensão de textos, em contextos de leitura que envolvem  textos literários, argumentativos ou relações entre textos de diferentes  gêneros, os alunos tendem a apresentar baixos índices de desempenho. Já em  relação às habilidades de conhecimentos linguísticos, tarefas em que os  estudantes precisavam reconhecer efeito de sentido decorrente do uso de  recursos expressivos ou coesivos se mostraram mais desafiadoras para este  grupo. 
                           
                          De  modo inverso, os itens com os maiores índices de acertos indicam o domínio do  conteúdo pelo público de respondentes. De maneira geral, as tarefas solicitadas  pelas habilidades dos itens mais acertados apresentam grau de complexidade mais  baixo ou são voltadas para avaliar habilidades relativas à etapa anterior de  escolarização, como é o caso de habilidades correspondentes aos anos iniciais  do ensino fundamental que fazem parte da prova do 6EF. Dentre elas,  destacam-se:  
                         
                        
                          - Compreender  o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais  em textos multissemióticos.
 
                          - Relacionar  texto verbal a ilustrações e outros recursos gráficos. 
 
                          - Localizar  informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais. 
 
                          - Compreender  os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes sinais de pontuação. 
 
                          - Compreender  efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos, sonoros e de  metáforas, na leitura de textos poéticos. 
 
                          - Inferir  o sentido de palavras ou expressões desconhecidas, na leitura de textos de  diferentes gêneros. 
 
                          - Comparar  informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias, para concluir  sobre qual informação é mais confiável e o porquê. 
 
                             
                          Esses  primeiros dados relativos aos resultados dos alunos desse ano de ensino apontam  para uma avaliação abrangente, um instrumento confiável para aferição do nível  de domínio das habilidades dos anos iniciais, que contempla os diversos  estágios de aprendizagem dos conteúdos e de desempenho das habilidades  trabalhados nessa etapa de ensino; sobretudo de habilidades mais complexas,  cujo objetivo é aferir a capacidade dos alunos de estabelecer relações entre  textos e reconhecer efeitos de sentidos produzidos por determinadas categorias  gramaticais nos contextos de leitura em que são empregadas. 
                         
                       
                      | topo | 
                        
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
 
                        
                      
                       
                      As  questões das provas para o 7º ano compuseram um instrumento de avaliação bastante  equilibrado. Em relação à distribuição dos itens que compuseram as provas  quanto ao grau de complexidade, 73 deles foram classificados como tendo  dificuldade média, o que corresponde a 57,9% do total das questões. Outras 18 questões,  que correspondem a 14,3% do total de itens, foram estatisticamente  classificadas como fáceis e, por fim, 34 (27%) itens foram classificados como  difíceis. Esse resultado comprova que se tratou de uma avalição equilibrada e,  principalmente, abrangente em relação ao nível de dificuldade das questões.  Esses dados estão compilados no gráfico e na tabela apresentados a seguir.  
                       
                        
                       
                      Feita  essa primeira observação mais geral, a seguir serão apontadas as habilidades que  se destacam em razão do bom índice de acerto dos alunos nas questões  relacionadas a elas, indicando facilidade do tema ou um possível bom domínio da  habilidade pelo grupo de respondentes, ou que, ao contrário, destacam-se pelo  índice mais elevado de erros, indicando dificuldades para a compreensão da tarefa  aferida na questão ou da habilidade a que ela se relaciona. Nesta avaliação, 34  itens foram classificados como difíceis, enquanto o número de itens fáceis foi  de 18. Considerando o índice de discriminação dos itens, 82 deles foram  classificados estatisticamente como excelentes no que diz respeito à propriedade  de diferenciar os alunos avaliados em relação aos grupos formados pelos  respondentes com maior e com menor desempenho na avaliação. Isso significa que as  questões apresentaram tarefas que contemplavam tanto alunos pertencentes ao grupo  de maior desempenho, ou seja, que tende a apresentar melhor desempenho na prova  como um todo, como outras apropriadas para os alunos que compõem o grupo de  menor desempenho; em resumo, para alunos nos diversos estágios de aprendizagem  dos conteúdos e de desempenho das habilidades previstas para o 7º ano. Os dados  estatísticos referentes à qualidade de discriminação dos itens versus grau de complexidade estão reproduzidos na tabela seguinte.  
                       
                                           
                      
                            
                              
                              DIFICULDADE
                              						Indica o percentual de alunos que respondeu corretamente o item. Quanto maior esse índice, mais fácil foi a tarefa proposta para ele resolver. 
Esse índice é dividido em 5 categorias:
 
								Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85% 
                              Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85% 
                              Médio: percentual de acerto entre 35% e 65% 
                              Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35% 
                              Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15% 
                              DISCRIMINAÇÃO
                              Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho. 
                              
                              
                                                    
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
 
                       
 
                       
                      Os  dados da tabela permitem identificar que praticamente a totalidade dos itens se  mostrou apropriada (região verde do quadro) para discriminar os alunos entre os  dois grupos de desempenho.  
                        Levando  em consideração o resultado geral na avaliação dos alunos desse ano de ensino,  a seguir serão indicadas as habilidades cujo resultado evidencia índices mais  tímidos de aproveitamento dos alunos, isto é, itens classificados estatisticamente  como mais difíceis e, em geral, com baixo potencial de discriminação. São elas:
                      
                        - Reconhecer  o efeito de sentido produzido por figuras de linguagem como onomatopeia,  personificação e hipérbole, dentre outras.
 
                        - Estabelecer  relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade  da notícia.
 
                        - Identificar  o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa. 
 
                        - Identificar  teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos  argumentativos.
 
                        - Identificar  adjetivos que ampliam o sentido do substantivo, sujeito ou complemento verbal.
 
                        - Analisar,  em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de  cada gênero.
 
                           
                          Na  prova de Língua Portuguesa, as maiores dificuldades deste grupo de respondentes  estão centralizadas, principalmente, em tarefas de leitura de textos  literários, informativos e argumentativos. Esses gêneros são, geralmente, mais  desafiadores para os alunos justamente porque não fazem parte do repertório  comum a esse público. Nas habilidades de conhecimentos linguísticos, tarefas em  que os estudantes precisavam reconhecer funções e relações estabelecidas entre  classes gramaticais e termos sintáticos apresentaram resultados abaixo do  esperado para a série. 
                           
                          De  modo diverso, os itens com os maiores índices de acertos indicam alto nível de  proficiência do conteúdo avaliado pelo item pelo público de respondentes. Em  geral essas tarefas estão relacionadas a inferências e identificação de  informações, que tendem a apresentar grau de complexidade mais baixo, ou, ainda,  são habilidades relativas às etapas anteriores de escolarização, como é o caso  de habilidades correspondentes aos anos iniciais do ensino fundamental ou  habilidades específicas para o 6EF. Dentre elas, destacam-se: 
                       
                      
                        - Inferir  informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um  texto.
 
                        - Inferir,  em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica)  produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos  iconográficos, pontuação, entre outros. 
 
                        - Inferir  informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua  compreensão global.
 
                        - Identificar  a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
 
                        - Identificar  recursos verbais e não verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar  e mudar comportamentos e hábitos ou de gerar uma mensagem de cunho político,  cultural, social ou ambiental.
 
                           
                          Esses  primeiros dados relativos à complexidade das questões, em decorrência das  habilidades que elas avaliam ou do tipo de texto-base para  o qual tais habilidades direcionam, permitem  identificar, também nesse caso, um instrumento de avaliação confiável para  aferição da capacidade de resposta dos alunos às habilidades previstas para  essa etapa de ensino; trata-se de uma prova abrangente e diversificada,  apropriada para avaliar a capacidade de mobilização dessas habilidades tanto  pelos alunos com altos índices de aproveitamento, ou seja, com boa apropriação  dos conteúdos trabalhados, quanto por aqueles que tendem a apresenta resultados  mais tímidos. 
                           
                          Por  fim, a avaliação do 7EF também contou com itens comuns aplicados tanto aos  alunos do 6EF quanto aos do 7EF. Os dados foram coletados e analisados  utilizando métodos estatísticos para garantir a precisão e a validade dos  resultados. Assim, o objetivo deste estudo é, a partir desse conjunto de itens,  analisar o desempenho dos alunos do 6EF em comparação ao dos alunos do 7EF em relação  a esse conjunto específico de tarefas/habilidades a partir das quais eles foram  avaliados na prova.  
                        Como  esperado, os alunos do 7EF apresentaram maior desempenho na maior parte dos  itens respondidos por ambos os grupos, 39 questões de um total de 45 (86,7%),  indicando ter havido ganhos quanto à aprendizagem durante a evolução de uma  etapa escolar para a seguinte. Contudo, os alunos do 6EF tiveram um desempenho  superior aos alunos do 7EF, contrariando as expectativas iniciais, em um total  de 6 itens (13,3%) dos itens comuns às duas avaliações. As habilidades  associadas aos itens em que os alunos do 7º ano apresentaram índices de acerto  inferiores aos obtidos pelos alunos do 6º ano foram: 
                       
                      
                        - Identificar o efeito de sentido decorrente do  uso de conjunções, advérbios e articuladores textuais em textos de diferentes  gêneros. 
 
                        - Identificar o efeito de sentido decorrente do  uso de tempo e modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção  comunicativa.
 
                        - Reconhecer o efeito de sentido produzido por  hipérbole em textos literários. 
 
                        - Compreender  efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos, sonoros e de  metáforas, na leitura de textos poéticos. 
 
                        - Identificar humor presente em tirinhas. 
 
                     
                      | topo | 
                        
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                         
                      
                       
                      Os  resultados da prova para o 8EF mostram que ela também constitui um instrumento  equilibrado, adequado aos objetivos da avaliação. No que diz respeito à  complexidade das questões que fizeram parte dos cadernos de prova desse ano  escolar, 77 itens foram estatisticamente classificados como de dificuldade  média, 61,1% do total, 18,3%, ou 23 questões, que compuseram a prova foram considerados  fáceis, e outros 25 itens (19,8%) foram classificados como difíceis. Esse  resultado comprova que se tratou de uma avalição equilibrada em relação ao  nível de dificuldade. A totalidade dos dados referentes ao grau de dificuldade  das questões está reproduzida no gráfico e na tabela a seguir.  
                       
                        
                       
                      Além  desses primeiros dados, a análise a partir dos resultados dos alunos na  avaliação permite identificar também as habilidades em que, em geral, os  respondentes apresentaram melhores índices de acerto, seja por se tratar de  habilidades que tendem a resultar em questões mais fáceis ou porque os alunos  avaliados apresentaram bom domínio desses componentes curriculares, assim como,  ao contrário, o grupo de habilidades cujos itens se mostraram mais desafiadores  para os respondentes. Nesta avaliação, 25 itens foram classificados como  difíceis, enquanto o número de itens fáceis ou muito fáceis foi de 24, comprovando,  novamente, o equilíbrio da avaliação. Considerando o índice de discriminação  dos itens, 84 deles foram estatisticamente classificados como excelente em  relação às propriedades para diferenciar os alunos em relação aos grupos de  maior e de menor desempenho na prova, como mostra a última coluna à direita, na  tabela a seguir. 
                       
                                              
                      
                            
                              
                              DIFICULDADE
                              						Indica o percentual de alunos que respondeu corretamente o item. Quanto maior esse índice, mais fácil foi a tarefa proposta para ele resolver. 
Esse índice é dividido em 5 categorias:
 
								Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85% 
                              Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85% 
                              Médio: percentual de acerto entre 35% e 65% 
                              Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35% 
                              Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15% 
                              DISCRIMINAÇÃO
                              Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho. 
                              
                              
                                                    
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
 
                       
 
                       
                      Além  dos itens cujos parâmetros estatísticos indicam que são excelentes para  discriminar os alunos em relação aos grupos de maior e de menor desempenho,  outros 20 se mostraram adequados e 14 apresentaram discriminação moderada.  Nesse caso, considerando as quantidades de itens nas três colunas à direita  (região verde do quadro), verifica-se que quase a totalidade das questões se  mostraram apropriadas para discriminar os alunos em relação aos grupos de  desempenho. 
                         
                        Com  base nesses dados, levando em consideração o desempenho dos alunos, é possível  listar as habilidades cujas tarefas em geral se mostraram mais difíceis, mais  desafiadoras para os alunos e, por conseguinte, com baixo potencial de  discriminação entre os estudantes com maior e menor desempenho na prova. São  elas:
                      
                        - Inferir  informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um  texto.
 
                        - Reconhecer  em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de  norma-padrão e o de preconceito linguístico. 
 
                        - Reconhecer  os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo,  antítese, aliteração, assonância e pleonasmo.
 
                        - Identificar  os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus  complementos e modificadores). 
 
                           
                          Na  prova de Língua Portuguesa neste ano escolar, as maiores dificuldades do grupo  de respondentes estão centralizadas no reconhecimento das variedades  linguísticas, conceito de norma-padrão da língua e reconhecimento dos efeitos  de sentidos decorrentes dos recursos estilísticos de linguagem. Curiosamente,  essas habilidades tendem a resultar em itens mais simples, dada a sua natureza.  Entretanto, para o grupo submetido a essa avaliação, essa proposta se mostrou  desafiadora, sugerindo a necessidade de retomada dos conteúdos em situação  oportuna.  
                           
                          Já  no caso dos itens com os maiores índices de acertos, de maneira geral, trazem  tarefas que, pela sua natureza, apresentam grau de complexidade mais baixo, ou são  voltados para avaliar habilidades relativas à etapa anterior de escolarização;  nesse grupo, destacam-se habilidades relativas à inferência e ao reconhecimento  dos efeitos de sentido resultantes de determinados usos de elementos coesivos  ou estilísticos, que geralmente tendem a resultar em itens com maior  complexidade. Uma possível justificativa para esse resultado é a qualidade dos  itens e o contato recente dos estudantes com os conteúdos avaliados. Dentre as  habilidades, destacam-se:  
                   
                      
                        - Identificar  a tese explicitada em um texto argumentativo.
 
                        - Identificar  em um texto o efeito de sentido produzido pelo uso de determinadas categorias  gramaticais.
 
                        - Inferir  informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global
 
                        - de  um texto.
 
                        - Inferir,  em textos de diferentes gêneros (tirinhas, charges, memes, gifs etc.) o efeito  de humor, ironia e/ou crítica.
 
                        - Inferir  a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de  mundo, em textos literários, considerando a autoria e o contexto social e  histórico de sua produção.
 
                        - Inferir  efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial:  conjunções e articuladores textuais.
 
                        - Reconhecer,  em textos, os efeitos de sentido provocados pelo uso de estratégias de  modalização e argumentatividade.
 
                        - Reconhecer  os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo,  antítese, aliteração, assonância e pleonasmo.
 
                           
                          Novamente,  esses primeiros dados permitem identificar uma avaliação abrangente em relação  às habilidades e bastante variada quanto ao grau de complexidade das questões, um  instrumento confiável para aferição do domínio das habilidades dos anos  iniciais e apropriado para alcançar os alunos nos diferentes estágios de  aprendizagem. 
                           
                          Por  fim, a avaliação do 8EF continha um conjunto de itens comuns aplicados tanto  aos alunos do 7EF quanto aos do 8EF. Os resultados dos alunos desses dois anos  em relação a esse grupo de questões foram coletados e analisados utilizando  métodos estatísticos, a fim de garantir a precisão e a validade dos resultados.  
                           
                          Como  esperado, os alunos do 8º ano obtiveram melhor aproveitamento na maior parte  dos itens respondidos por alunos dos dois anos de ensino (95,5%), indicando ter  havido progresso na aprendizagem dos alunos entre um ciclo e outro de ensino.  Contudo, os alunos do 7EF tiveram um desempenho superior aos alunos do 8EF,  contrariando as expectativas iniciais, em 2 itens (4,5%) dos itens comuns. As  habilidades associadas aos itens em que os alunos do 8º ano apresentaram índices  de acerto inferiores aos obtidos pelos alunos do 7º ano foram: 
                         
                       
                      
                        - Reconhecer  em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de  norma-padrão e o de preconceito linguístico. 
 
                        - Identificar,  em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido provocados pelo uso de  estratégias de modalização e argumentatividade. 
 
                           
                          A análise desse  desvio aponta para uma ligeira superação dos alunos do 7EF sobre os do 8EF, porém  pouco significativa, uma vez que a diferença é inferior a 1 ponto percentual. Enquanto  o primeiro grupo teve percentual de acerto de 27% para o primeiro item, o  segundo grupo alcançou 26,2%, indicando uma diferença mínima no desempenho da  primeira habilidade listada anteriormente. No caso do segundo item, a diferença  apontada foi ainda mais discreta: enquanto o 7EF teve 63,9% de acerto, o  percentual de acerto do grupo do 8EF foi de 63,7%. Isso significa que, apesar  desses itens, é possível concluir que o grupo do 8EF apresenta demonstra maior  desenvolvimento das habilidades aferidas pelos itens comuns, permitindo  identificar, como já dito, ter havido avanço substancial na aprendizagem dessas  habilidades de um ciclo de ensino para o seguinte. 
                           
                          | topo | 
                            
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                           
                            
                          
                           
                          Assim  como no caso dos anos anteriores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, os  resultados da prova para o 8º ano mostram que ela também se mostrou um  instrumento equilibrado, adequado aos objetivos da avaliação. No que diz  respeito à distribuição quanto a complexidade, 70 itens da prova foram  classificados como de dificuldade média, o que corresponde a 55,6% do total das  questões. Exatos 24 itens (19%), foram considerados fáceis, e 24,6% dos itens foram  classificados estatisticamente como difíceis. Novamente, uma distribuição que  evidencia uma avalição equilibrada em relação ao nível de dificuldade das  tarefas apresentadas aos alunos avaliados, conforme se observa nos dados  apresentados na tabela e no gráfico a seguir.  
                           
                            
                           
                          Para  além desse primeiro dado mais geral sobre a distribuição do grau de  complexidade da prova, a consideração dos resultados dos alunos na avaliação  permite identificar também as habilidades em que, em geral, os respondentes  apresentaram melhores índices de acerto, seja por se tratar de habilidades que  tendem a resultar em questões mais fáceis ou porque os alunos avaliados  apresentaram bom domínio desses componentes curriculares; possibilita também,  ao contrário, identificar o grupo de habilidades cujos itens se mostraram mais  desafiadores – mais difíceis de serem respondidos – para os alunos avaliados. 
                           
                          Considerando  o índice de discriminação das questões, 71 delas propuseram tarefas com  excelente propriedade de diferenciar o desempenho dos estudantes com os  melhores resultados no teste daqueles com os resultados mais tímidos. Isso  significa que os itens apresentaram tarefas cujo conhecimento necessário à  resolução mostrava-se de fato mais bem consolidado pelo grupo de maior  desempenho, mas não pelo grupo de menor desempenho, permitindo observar a existência  de diferentes estágios de aprendizagem entre os estudantes do 9EF.  
 
                       
                      
                            
                              
                              DIFICULDADE
                              						Indica o percentual de alunos que respondeu corretamente o item. Quanto maior esse índice, mais fácil foi a tarefa proposta para ele resolver. 
Esse índice é dividido em 5 categorias:
 
								Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85% 
                              Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85% 
                              Médio: percentual de acerto entre 35% e 65% 
                              Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35% 
                              Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15% 
                              DISCRIMINAÇÃO
                              Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho. 
                              
                              
                                                    
                       
                       
                       
                       
                       
                       
                       
 
                       
 
                       
                      De  acordo com os dados apresentados na tabela acima, além dos itens cujos  parâmetros estatísticos os classificam como excelentes para discriminar os  alunos em relação aos grupos de maior e de menor desempenho, outros 22 se  mostraram adequados e 15 apresentaram discriminação moderada. Também em relação  a esse ano escolar, considerando as quantidades de itens nas três colunas à  direita (região verde do quadro), verifica-se que quase a totalidade das  questões se mostraram apropriadas para discriminar os alunos em relação aos  grupos de desempenho. 
                       
                      Levando  em consideração o desempenho dos alunos, serão listadas a seguir as habilidades  cujo resultado tenha sido menos expressivo, isto é, itens com baixo potencial  de discriminação entre os grupos de estudantes com os maiores e menores  rendimentos na prova, e classificados como mais difíceis. São elas: 
                       
                      
                        - Identificar  aspectos linguísticos e gramaticais (ortografia, regências e concordâncias  nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação, acentuação, hifenização,  estilo etc.) em funcionamento em um texto.
 
                        - Identificar o aposto ou o vocativo em textos  variados.
 
                        - Reconhecer as variedades da língua falada, o  conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
 
                        - Comparar as regras de colocação pronominal na  norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial, em textos de  diferentes gêneros. 
 
                        - Identificar o emprego correto da vírgula em  orações coordenadas e subordinadas. 
 
                        - Inferir  efeitos de sentido provocados pelo uso de recursos de coesão sequencial  (conjunções e articuladores textuais), em textos de diferentes gêneros. 
 
                           
                          Na  prova de Língua Portuguesa do 9EF, as maiores dificuldades do grupo de  respondentes estão centralizadas em temas relacionados a conhecimentos  linguísticos específicos, como a identificação dos elementos sintáticos,  emprego de sinais de pontuação em períodos compostos, efeito de sentido  proveniente de conjunções e variedades linguísticas. Dada a natureza dos conteúdos,  os itens que propõe atender essas habilidades tendem a ter grau de dificuldade  médio, entretanto, a depender do texto-base para a questão esse grau de  dificuldade pode variar relativamente, conforme foi constatado nesta análise de  resultados.  
                           
                          Ao  contrário, os itens com os maiores índices de acertos indicam a proficiência do  conteúdo avaliado pelo público de respondentes. De maneira geral, as tarefas  solicitadas pelas habilidades dos itens mais acertados apresentam grau de  complexidade mais baixo ou ainda habilidades relativas à etapa anterior de  escolarização, como é o caso de habilidades correspondentes de outros anos do  ensino fundamental e solicitadas na prova do 9EF. Dentre elas, destacam-se:  
                           
                         
                       
                      
                        - Identificar  o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências em  material de comunicação impresso ou digital.
 
                        - Comparar  conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus  contextos de produção e referências, identificando coincidências,  complementaridades e contradições, de forma a poder identificar  erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre  os conteúdos e informações em questão. 
 
                        - Analisar  tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância  social. 
 
                        - Identificar  o efeito de sentido produzido pelo uso de formas de apropriação textual  (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).
 
                        - Identificar  os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de  elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, em  diferentes gêneros. 
 
                        - Compreender  textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a  diferentes objetivos. 
 
                           
                          Por  fim, esses primeiros dados permitem identificar uma avaliação abrangente em  relação às habilidades, assim como variada quanto ao grau de complexidade das  questões, resultando em um instrumento confiável para aferição do domínio das  habilidades dos anos iniciais e apropriado para alcançar os alunos nos  diferentes estágios de aprendizagem. 
                           
                           
                         
                       
                      | topo | 
                       
                     
                      
    | 
                     
                  
                      | 
                     
                    | 
                 
             
               
  | 
             
          
            |   | 
             
          | 
       
     
        
       |