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                    Nova forma de acesso ao Ensino Superior, o Provão Paulista  consiste em um processo seletivo seriado, voltado para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª  séries do Ensino Médio, integrado ao projeto do SARESP. Trata-se de provas  formuladas com questões de múltipla escolha, que abordam tópicos do currículo  paulista das séries avaliadas. Além disso, para os alunos da 3ª série, também é  prevista a produção de um texto dissertativo-argumentativo. 
                       
                      Para as três séries avaliadas, a composição da prova da  edição 2023 foi a seguinte: 
                       
                        
                       
                       
                      As  provas ocorreram em dias letivos e, como era composta de dois cadernos  distintos a serem aplicados em dois dias, a prova da 3ª série teve sua  aplicação nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e, para a 1ª e 2ª série, a  aplicação ocorreu nos dias 04 e 05 de dezembro, seguindo parte do rito já  conhecido do SARESP. O Provão Paulista, em sua primeira edição, foi aplicado  para 1 145 672 estudantes, sendo a grande maioria desses provenientes da rede  estadual.  Os índices de presença dos  estudantes da rede estadual estão detalhados na sequência. 
                       
                         
                       
                       
                      Como se nota, a participação dos alunos do período noturno  foi inferior à participação dos alunos dos demais períodos para as três séries.  É provável que isso esteja vinculado ao período de aplicação das provas ter  sido diferente daquele em que ocorrem as aulas, o que exigiu uma mobilização  diferente por parte dos estudantes do período noturno para participarem do  exame. 
                       
                      O desempenho dos estudantes da rede estadual em cada um dos  componentes curriculares, organizados por dia de aplicação, pode ser conferido  na tabela a seguir. Os dados mostram os resultados obtidos pelos estudantes  paulistas nas provas de cada uma das séries avaliadas: 
                       
                       
                        
                       
                       
                      De modo geral, para a área de Linguagem e Ciências Humanas,  os alunos foram capazes de acertar, em média, entre 30% e 40% da prova, indicando  que as provas se mostraram com um nível de dificuldade de mediano para difícil.  Já para Matemática e Ciências da Natureza, os acertos ficaram compreendidos  entre 20% e 30%, sinalizando provas percebidas como difíceis. 
Para a 3ª série EM, a prova também contemplava uma proposta  de redação dissertativa-argumentativa. Contudo, a correção da produção escrita  dos estudantes estava atrelada ao cumprimento de duas condições. São elas: 
 
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Acertar  mais de 22 questões, dentre as 90 propostas; 
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Acertar  pelo menos uma questão de cada componente curricular. 
 
               
                      Dessas condições, a segunda foi a que impediu maior contingente de alunos de ter sua redação corrigida. A tabela a seguir mostra o  número de alunos, e o respectivo percentual, que não acertou uma questão para  cada componente curricular: 
                         
                         
                          
                         
                         
                        Os dados foram organizados de modo decrescente, de modo que,  ao analisar os dados da tabela de cima para baixo, é possível observar em quais  componentes curriculares houve maior contingente de estudantes que não  conseguiram assinalar a resposta correta para ao menos uma questão presente no  Provão. É importante observar que os três primeiros componentes dessa lista são  aqueles com menor número de questões presentes no teste, apenas 4. 
                         
                        Assim sendo, quase 50 mil estudantes tiveram suas redações  corrigidas. A maior parte das notas atribuídas às redações desse grupo de  alunos variou de 6 a 8 pontos, numa pontuação de 0 a 10, conforme mostra o  histograma: 
                         
                         
                          
                         
                         
                        Nessa aplicação do Provão, os estudantes que tiveram suas  produções textuais corrigidas atingiram bons resultados gerais, com sua nota  final variando de 6 a 8, sendo 10 a nota máxima possível. Os dois critérios que  se mostraram mais difíceis para os estudantes e, consequentemente, tiveram maior  responsabilidade pela queda da nota foram os critérios de "Registro/norma-padrão"  e de "Proposta de intervenção". 
                         
                        Importante destacar que a nota zero foi atribuída em casos  específicos, divulgados em Edital. 
                         
                        Na sequência, a tabela mostra a região de origem dos  estudantes que tiveram suas redações corrigidas e quantos deles obtiveram nota  6 ou mais. 
                         
                         
                          
                         
                         
                        Por fim, seguem dois arquivos, um voltado para os professores  de Língua Portuguesa e outro para os de Matemática. Esses materiais discutem o  desempenho dos estudantes em questões que abordam habilidades centrais desses  componentes curriculares e que, em anos anteriores, eram encontrados nas provas  do SARESP. A proposta desse material complementar é trazer inferências sobre a  evolução da aprendizagem no Ensino Médio, traçando paralelos entre o Provão  Paulista e as provas realizadas até 2022 pelo SARESP, buscando correlações  entre temáticas específicas desses componentes curriculares. 
                         
                        Clique no ícone abaixo para fazer acessar o material  preparado.
                         
                                             
                      
                        
                        
                         
                        
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
   
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
 
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
 
                        
    
                          
 
Medidas Centrais – um breve estudo 
                         
                        O objetivo do presente material é analisar o  desempenho dos estudantes no Provão Paulista no que tange ao conteúdo Medidas  Centrais, na temática Estatística. As questões selecionadas têm formato similar  ao observado em edições anteriores do SARESP, de modo que a discussão aqui  apresentada visa inferir correlações sobre os desempenhos dos estudantes nessas  diferentes provas. Além disso, a escolha da temática se justifica por  possibilitar um trabalho em sala voltado a situações do cotidiano e, assim,  servir de estímulo para o alunado. Essa interlocução com o que ocorre para além  dos muros da escola é tida como essencial, como destaca a Nova Base Comum  Curricular (BNCC), sobretudo quando promove o diálogo entre os saberes  matemáticos e as experiências e conhecimentos matemáticos já vivenciados pelos  alunos. 
                         
                        Isso aparece de modo enfático no Currículo  Paulista que cita a possibilidade de o professorado fazer uso da extensa  quantidade de informações divulgadas pela mídia, jornais e redes de  comunicação, muitas vezes sob a forma de tabelas e gráficos, para desenvolver o  trabalho com medidas centrais, o que exige dos estudantes a capacidade de  leitura e interpretação desses dados. 
                         
                         Logo, o desenvolvimento dessa temática nas  aulas de matemática pode se valer de diferentes informações associadas ao  cotidiano dos estudantes, bem como de contextos variados, como o scouts  de  partidas ou campeonatos esportivos; dados sobre acessos divulgados por  aplicativos de vídeo e música; histórico de eventos climáticos de determinado  local ou região – média de chuvas ou temperatura; rentabilidade média de uma  aplicação financeira, entre outras opções.  
                         
                        Muitas vezes, a discussão pode partir de algo  ainda mais próximo do cotidiano estudantil, como o cálculo das médias  bimestrais escolares. No entanto, é necessário que o alunado desenvolva  
                         
                        [...] a capacidade de abstrair o  contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros  contextos. Para favorecer essa abstração, é importante que os alunos reelaborem  os problemas propostos após os terem resolvido. [...] Assim, pretende-se que os  alunos formulem novos problemas, baseando-se na reflexão e no questionamento  sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado  fosse acrescentado ou retirado do problema proposto. (BNCC – p.299) 
                         
                        O histórico escolar dos alunos quanto à  temática Medidas Centrais se inicia no 7º ano do Ensino Fundamental,  perpassando por todos os anos seguintes, inclusive o Ensino Médio. Ao  analisarmos o Currículo Paulista, temos as seguintes habilidades elencadas: 
                         
                        (EF07MA35) Compreender, em contextos  significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência  de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a  amplitude do conjunto de dados. 
                         
                        (EF08MA25) Obter os valores de medidas de  tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a  compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados,  indicada pela amplitude. 
                         
                        (EF09MA23) Planejar e executar pesquisa  amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio  de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude,  tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas. 
                         
                        (EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa  amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em  diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo  gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de  dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos. 
                         
                        (EM13MAT316) Resolver e elaborar  problemas, em diferentes contextos, que envolvem cálculo e interpretação das  medidas de tendência central (média, moda, mediana) e das medidas de dispersão  (amplitude, variância e desvio padrão). 
                         
                        De posse desse rol de habilidades, é válida,  portanto, a expectativa de que o ingressante no Ensino Médio paulista tenha  vivenciado experiências variadas com a temática em discussão ao longo do Ensino  Fundamental, inclusive a partir da realização de pesquisas, levantamentos e  análises de dados. De maneira direta, pode-se então afirmar que a temática não  deve ser tomada como novidade para esse público. Entretanto, isso contrasta com  o resultado obtido para uma questão proposta aos estudantes da 1ª série do EM  no Provão Paulista. 
                         
                                                 
                        Figura 1 – Provão Paulista – 1ª série EM 
                         
                           
                         
                        Questão com perfil de problema de fixação,  comumente trabalhado nas aulas de Matemática, com a finalidade de aferir a  capacidade de os alunos calcularem medidas centrais, a partir da obtenção da  média, mediana e moda para um mesmo conjunto de dados.  
                         
                        Para essa questão, em particular, a maneira  mais simples de obter a resposta correta é analisar a moda e a média do  conjunto formado por 11 elementos. Nesse caso, a moda é 22 porque é o valor que  mais se repete; o que faz com que as possibilidades de resposta correta se  limitem a (B) ou (E). Dado que a média, para esse caso, é um valor  necessariamente entre 15 e 28, a alternativa (E) passa a ser uma resposta  impossível, permitindo, assim, ao estudante concluir que a resposta correta é  (B), mesmo sem ter calculado efetivamente o valor da média e da mediana. 
                         
                        No caso de o respondente querer calcular a  mediana, é importante destacar que os dados já estão organizados e ordenados,  de modo que basta localizar o valor central para obtenção dessa medida, uma vez  que o número de elementos do conjunto é ímpar.  
                         
                        Em resumo, tem-se: 
                         
                           
                         
                        Para essa questão, o índice de acerto foi de  27,1%, indicando que a grande maioria dos respondentes não foi capaz de  identificar a resposta correta. Vale destacar que as alternativas (B) e (C) são  similares, tendo como diferença a inversão dos valores de mediana e de moda.  Contudo, as demais alternativas de resposta apresentam resultados absurdos em  relação ao conjunto de dados, como: 
                         
                        - 
                        Tomar a média  como sendo um valor superior ao maior número presente no conjunto; 
                          - 
                          Tomar a  moda como sendo um número que não está listado no conjunto de dados. 
                             
                            Esses dados sugerem que a temática Medidas  Centrais ainda se mostra pouco familiar aos estudantes ingressantes no Ensino  Médio, embora sejam habilidades previstas para os Anos Finais do Ensino  Fundamental, segundo o Currículo Paulista. Logo, parece ser crucial aos  professores da rede estadual retomar o referido conteúdo ao iniciar o trabalho  com essa temática junto ao alunado. 
                         
                        Em complemento, para o Ensino Médio,  observa-se que as duas habilidades específicas desse ciclo (EM13MAT202 e EM13MAT316)  são objeto de estudo nas três séries, voltando à temática, seja para a  realização de pesquisas, seja para a resolução de problemas em diferentes  contextos. Sobre esse segundo aspecto, é de extrema relevância a abordagem de  diferentes contextos, uma vez que os resultados das últimas edições do SARESP sugerem  que tarefas relacionadas ao cálculo da média escolar são consideradas mais  simples no que tange às medidas centrais, sendo normalmente ancoradas no nível  Básico, tanto para o 9º ano EF como para a 3ª série EM.  
                         
                        A seguir, são apresentados dois exemplos  envolvendo essa contextualização e seus resultados. 
                         
                                                   
                        Figura 2 – SARESP 2022 – 9º ano EF 
                         
                          
                         
                        Tema central: média aritmética simples. 
                         
                          Percentual de acerto: 53,6% 
                         
                          Observação: questão que aborda um cenário muito familiar para os  estudantes e com baixo número de elementos envolvidos (4 notas), criando  condições favoráveis para a obtenção da resposta. Mesmo assim, praticamente  metade dos estudantes não assinalou a resposta correta, sendo que parte  considerável (cerca de 21%) optou pela alternativa (D), que corresponde à média  das provas 2 e 3; o que sugere uma confusão entre os conceitos de média e  mediana (que tomou a ordenação das provas, em vez das notas, como referência). 
                         
                         
                        Figura 3 – SARESP 2021 – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        Tema central: média aritmética simples. 
                        Percentual de acerto: 60,6% 
                        Observação: é provável que a experiência de analisar o próprio boletim  favoreça os estudantes na obtenção da resposta correta, sendo pouco crível que  tenham recorrido à modelagem de uma inequação para concluírem qual a  alternativa de resposta. É mais provável que eles tenham verificado a situação  de cada disciplina, identificando aquela com menor somatório para os três  primeiros bimestres. Além disso, vale ressaltar que os dados apresentados  permitem o teste das alternativas, ou seja, era possível atribuir nota 10 para  a 4ª prova de cada disciplina elencada nas alternativas e, em seguida, calcular  a média. 
                         
                        Esses resultados sugerem que a temática  Medidas Centrais não pode ser considerada como desconhecida para o público da  rede estadual. Entretanto, ela parece estar fortemente associada ao contexto de  notas e cálculo de média de provas, haja vista o baixo desempenho dos alunos da  3ª série EM no Provão Paulista, observado na questão a seguir. 
                         
                                                 
                        Figura 4 – Provão Paulista – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        Nota-se que o problema explora unicamente a  ideia de média aritmética simples, de modo que a resposta é obtida a partir da  soma dos quatro valores apresentados, seguida da divisão do resultado obtido por  4. Nesse caso, a opção correta é 235 reais, alternativa (E), assinalada por  43,3% do alunado, percentual inferior ao observado nos dois exemplos citados  anteriormente, presentes em edições passadas do SARESP. Se considerarmos a  questão de Ensino Médio, a redução no percentual de acerto é de aproximadamente  17 pontos percentuais. 
                         
                        Claro, há de se considerar os possíveis  impactos causados pela mudança das provas habituais do SARESP para as do Provão  Paulista, novidade para o público avaliado, os quais podem ter interferido no  desempenho do alunado do Ensino Médio na questão destacada. 
                         
                        Dados anteriores, que tomam apenas o SARESP como  parâmetro, também reforçam essa suspeita de que a mudança de contexto  caracteriza um dificultador para o público em questão. O exemplo a seguir foi  proposto na edição 2022 do SARESP.  
                         
                                                 
                        Figura 5 – SARESP 2022 – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        Novamente, a temática envolvida é a de média  aritmética simples, porém num contexto de média de óbitos, assunto recorrente  nos noticiários durante a pandemia da Covid-19. Há um complicador que é o  aumento no número de dados envolvidos no cálculo, exigindo a divisão por 7 após  o somatório. Contudo, há de se questionar se isso justifica a queda acentuada  no desempenho dos estudantes, uma vez que o percentual de acerto foi de  aproximadamente 28%, apenas. 
                         
                        A alternativa (E), distrator mais assinalado,  sugere que os alunos optaram pelo maior valor como resposta, levantando dúvidas  a respeito do entendimento desses sobre o conceito de média móvel, presente no  enunciado, claramente associado ao conceito de média aritmética. Em  complemento, a alternativa (A) foi a segunda opção incorreta mais assinalada e  corresponde ao dado central da tabela, ideia relacionada ao conceito de  mediana, indicando possível confusão entre as definições das medidas centrais. 
                         
                        Assim, até o momento, são dois os pontos  centrais da discussão: 
                        i) uma  possível falta de clareza entre as definições das medidas centrais, tanto para  os alunos do Ensino Fundamental, quando a temática está em seu desenrolar  inicial e voltada à fixação das ideias, quanto para os do Ensino Médio, cuja  proposta é a de diversificação de situações e aprofundamento na resolução de  diferentes situações-problemas; 
                        ii)  uma provável dificuldade em extrapolar para contextos que fogem ao cálculo da  média aritmética de notas escolares, ou seja, de abstrair ideias já  internalizadas pela maioria dos estudantes em um contexto familiar para outros. 
                         
                        Em vista dos apontamentos feitos, propomos  uma pausa na discussão sobre o desempenho dos estudantes no que tange ao  conceito de média aritmética simples para abordar as demais medidas centrais  previstas no currículo. O conceito de moda estatística é relativamente direto e  simples, o acerto ou o erro na obtenção dessa medida recai sobre o estudante se  dispor a analisar a situação proposta, bem como a capacidade de recordar a  definição do conceito para a obtenção da resposta. Essa necessidade de  relembrar as definições se deve principalmente ao fato de considerarmos que, em  avaliações e processos seletivos, o aluno não pode fazer uso de tecnologias de  apoio, como calculadora ou planilhas eletrônicas. Assumindo-se isso, a  discussão se volta para o conceito de mediana. 
                         
                        Um aspecto muito importante para o  professorado estar atento é a necessidade de explorar diferentes recursos para a  exposição dos dados coletados, fazendo uso não somente de listagens e tabelas,  mas também de gráficos. A questão apresentada na sequência também contém  elementos que são dificultadores para os estudantes, ao resolverem problemas  envolvendo o assunto. 
                         
                                                 
                        Figura 6 – Provão Paulista – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        O problema apresenta um contexto de  levantamento de dados financeiros, referentes ao lucro mensal de uma empresa, em  que os dados estão indicados na forma de gráfico de colunas, de modo a favorecer  a percepção das mudanças ocorridas ao longo do ano. 
                         
                        Nesse caso, a obtenção da resposta envolve  dois passos centrais: a ordenação dos valores e o cálculo da mediana que, nesse  caso, é a média do 6 e do 7 valores, já  que o total de dados é um número par (12 valores). Com isso, chega-se a  R$22.500,00 como valor central, alternativa (B), opção assinalada por cerca de  20% dos estudantes. Ou seja, apenas 1 em cada 5 alunos foi capaz de assinalar a  alternativa correta. 
                         
                        A escolha das demais alternativas de resposta  está atrelada a eventuais erros, destacados na sequência: 
                                                 
                        (A) R$20.0000,00 => o estudante provavelmente ordenou os dados e tomou como mediana  o sexto valor da sequência, desconsiderando que, quando o conjunto possui uma  quantidade par de dados, a mediana é obtida a partir da média aritmética de  dois dados centrais; 
                        (C) R$15.000,00 => valor referente ao sexto mês do gráfico, indicando erro similar  ao da alternativa (A), agravado pela tomada da ordenação dos meses, em vez da  ordenação dos valores; 
                        (D) R$17.500,00 => alternativa mais próxima da correta, por assim dizer, uma vez  que indica a média aritmética do 6 e 7 mês como resposta, sugerindo que o erro  possivelmente está associado à preferência pela ordenação dos meses, e não pela  ordenação dos valores. 
                        (E) R$25.000,00 => valor da moda estatística, sugerindo possível equívoco entre as  definições de moda e de mediana. Foi o distrator mais escolhido, sendo a opção  de um terço dos que participaram do teste. 
                        Na edição 2021 do SARESP, uma das questões  propostas para os estudantes ao final do Ensino Médio, e apresentada na  sequência, envolvia o conceito de mediana. 
                         
                           
                          Figura 7 – SARESP 2021 – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        Tema central: mediana. 
                        Percentual de acerto: 44,5% 
                        Observação: os dados estão ordenados, diferentemente do que ocorreu  na questão sobre os lucros mensais de uma empresa. Além disso, a quantidade de  elementos é ímpar, ou seja, o valor da mediana é obtido de forma direta, sendo  necessariamente um dos valores coletados, o valor central, mais  especificamente. 
                         
                        Destaca-se a diferença no percentual de  acerto, dado que o percentual observado no SARESP foi superior ao dobro do que  foi observado no Provão Paulista. Contudo, há diferenças relevantes na  formulação dos problemas, sugerindo que há uma quantidade de variáveis  significativas a serem consideradas e investigadas pelo professorado da rede  estadual. Para fins de exemplificação, será retomado o último exemplo do Provão  Paulista citado anteriormente. Dentre as possíveis alterações, destacam-se: 
                         
                          i) os  dados serem apresentados em uma tabela, em vez de um gráfico de colunas: 
                        Os dados apresentados    na sequência representam o lucro mensal de uma empresa no ano de 2022. 
                         
                          
                         
                        Com base nos dados    apresentados, o valor da mediana dos lucros mensais dessa empresa é  
                         
                          ii)  além de listados em uma tabela, os dados já estarem ordenados: 
                        Ao longo do ano de    2022, uma empresa obteve diferentes lucros mensais. A tabela a seguir mostra    os valores conquistados, ordenados do menor para o maior lucro obtido ao    longo dos doze meses. 
                         
                          
                         
                        Com base nos dados    apresentados, o valor da mediana dos lucros mensais dessa empresa é 
                         
                        iii) Uma  tabela mais sofisticada, que comumente eleva o grau de complexidade, é a  seguinte: 
                        Os dados apresentados    na tabela mostram o lucro mensal de uma empresa no ano de 2022 e a quantidade    de meses para os quais aquele lucro foi obtido.
                         
                         
                          
                         
                        Com base nos dados    apresentado, o valor da mediana dos lucros mensais dessa empresa é 
                           
                          iv) mudar  o cenário da contextualização, de modo que seja analisado um número ímpar de  valores. Por exemplo, um balanço do lucro anual dos últimos 15 anos.  
                         
                        O gráfico a seguir    representa o lucro anual de uma empresa obtido nos últimos quinze anos. 
                         
                          
                         
                        Com base nos dados    apresentados, qual o valor da mediana do lucro anual dessa empresa para o    período observado? 
                         
                        As observações feitas para (i) a (iii) também  são possíveis variações a serem consideradas para o que foi posto em (iv),  ampliando a quantidade de possibilidades a serem exploradas junto aos  estudantes. Além das mudanças apresentadas na forma de apresentação dos dados,  reitera-se a importância de serem feitas adequações de contextos abordados, de  modo a fomentar discussões que promovam a percepção de equivalência de ideias  entre cenários diversos. 
                         
                        Considerando-se que parte do alunado é capaz  de resolver problemas como os apresentados aqui, também cabe indicar  possibilidades para ideias mais complexas, como é o caso de problemas que  envolvem médias aritméticas de parte/subgrupos dos elementos do conjunto; o que  também pode ser associado à ideia de média aritmética ponderada. A seguir, tem-se  a reprodução de uma questão apresentada no Provão Paulista e outra, no SARESP –  edição 2021, essa última ancorada no ponto 400 da escala proficiência, compondo  os descritores do nível Avançado. 
                         
                                                 
                        Figura 8 – Provão Paulista – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        A solução desse problema pode ser obtida a  partir de uma leitura inversa da definição de média, que é a ideia de que a  soma das partes deve ser igual ao produto da média pelo número de partes.  Segue: 
                        Considere a nota dos vinte alunos  identificadas por A1, A2, A3, ... A20.  De acordo com as informações do enunciado, tem-se, de início, que: 
                         
                         
                          
                          
                         
                        Pela mesma ideia,  , ou seja,  . Assim sendo, é possível substituir o  somatório dessas notas por 15 na expressão inicial. 
                         
                          
                         
                        Logo, a média dessas 15 notas é dada por  , alternativa (B). 
                         
                                                 
                        Figura 9 – SARESP 2021 – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        Tema central: média aritmética ponderada. 
                        Percentual de acerto: 24,2% 
                        Observação: A solução dessa questão  pode ser obtida de modo similar ao do exemplo anterior. Contudo, a ideia é  mostrar outra possibilidade, usando a ideia de média ponderada. Aqui, cabe  observar que a alternativa mais assinalada, opção (B), recai sobre a ideia de  média aritmética simples, ignorando que a primeira e a segunda fase da competição  apresentam número de jogos distintos. A média final seria equivalente à medida  simples das médias de gols das fases se, e somente se, o número de jogos fosse  o mesmo nas duas fases. Esse é um ponto central da discussão envolvendo o  conceito de média que precisa ser cuidadosamente posto, discutido e trabalhado  junto aos estudantes.  
                         
                        Uma maneira de solucionar o problema apresentado  envolve perceber que a primeira fase é composta de 3 jogos e a segunda, de 4  jogos. Assim sendo, pode-se adotar o número de jogos como sendo o peso  atribuído à média de gols das fases. Então, dado que, na primeira fase, a média  foi 1 gol por partida e que, ao término da competição, a média foi 2 gols por  partida, chamaremos de G a média de gols na segunda fase, de modo que as  informações se relacionem da seguinte maneira: 
                         
                          
                         
                        Com isso, espera-se chamar atenção para o  fato de que a ideia de média ponderada não está unicamente atrelada a casos em  que deliberadamente se anuncia que algum valor tem peso diferente dos demais.  Há casos em que esse peso diferente entre as partes que compõem o problema  precisa ser percebido, não estando claramente explicitado na problemática. 
                        No caso da questão do Provão, apresentada na  figura 8, pode-se considerar dois grupos, um composto de 5 alunos e outro  composto por 15 alunos, em que se sabe a nota do primeiro grupo, mas não a do  segundo, apesar de se ter a média dos 20 envolvidos. Assim, de modo análogo ao  problema do saldo de gols da seleção francesa, tem-se que: 
                         
                           
                         
                        Esses cuidados com o tratamento de dados,  para obtenção de medidas centrais, precisam estar presentes desde os Anos  Finais do Ensino Fundamental. Contudo, é no Ensino Médio que isso precisa ser  intensificado, inclusive com o uso de novas tecnologias para fazer o tratamento  de conjuntos com mais quantidades de dados.  
                         
                        Essas nuances também podem ser trabalhadas nas  aulas de outros componentes curriculares. Em Geografia, por exemplo, ao tratar  dados do censo – taxa de urbanização, por exemplo – com os estudantes, o  professorado poderá instigá-los a observar que a média nacional não corresponde  à média aritmética simples dos estados, ao analisarem um conjunto de dados como  o apresentado a seguir. 
                         
                         
                        Figura  10 - Questão 20 - Processo Seletivo de Medicina 2017 - Universidade de Franca (Adaptado) 
                         
                          
                        
                         
                        Uma vez que o motivo dessa divergência é  exatamente o tamanho da população de cada estado, os alunos também podem  debater o motivo de 18 unidades federativas estarem abaixo da média nacional e  apenas 9 unidades federativas estarem acima, não havendo, portanto, uma  distribuição mais próxima entre valores acima e abaixo da média nacional.  Também é possível entender melhor o “peso” dos estados mais populosos nesse  cálculo, modificando-os e analisando o impacto dessa alteração na média  nacional. 
                         
                        Outra possibilidade, agora nas aulas de Química,  é a obtenção da densidade de ligas metálicas a partir da densidade dos metais  que as compõem, considerando a quantidade de metal usado na composição dessas ligas.  Um contexto interessante que pode instigar a curiosidade dos estudantes são os  testes de densidade para aferição de possível adulteração em barras de prata ou  de ouro. 
                         
                        Por fim, há que se destacar a possibilidade  de integração da temática Medidas Centrais com outros assuntos dentro da  própria Matemática, quando o conhecimento a elas relacionado é apenas parte da  solução. No exemplo a seguir, presente no teste aplicado para os estudantes da  2ª série EM, no Provão Paulista, o conceito de média aritmética simples foi  atrelado ao de contagem. 
                         
                                                 
                        Figura 11 – Provão Paulista – 2ª série EM 
                         
                          
                         
                        A solução depende de o aluno conhecer tanto  os princípios da contagem como o cálculo da média aritmética. Nesse caso, uma  ideia que leva à solução é a percepção de que, se o dígito central é a média  dos vizinhos, então a soma dos números vizinhos é o dobro do dígito central; o  que implica a soma dos dígitos vizinhos ser um número par, restringindo a  possibilidade de opções para a obtenção da resposta. Obviamente, essa é uma  ideia sofisticada para o Ensino Médio, mas que oportunamente pode ser  apresentada para o alunado. 
                         
                        Encerra-se esse estudo reiterando a atenção aos  pontos centrais aqui discutidos, juntamente à necessidade de a temática ser trabalhada  levando em consideração os resultados aferidos pela avaliação externa, de modo  a buscar reverter as dificuldades aqui listadas, o que não se limita somente aos  responsáveis pelas aulas de Matemática. 
                         
                        | topo | 
                         
                        
						
  
 
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
   
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        
  
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
 
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
 
                        
    
                          
                        
                       O presente estudo apresenta uma análise do  desempenho dos estudantes no Provão Paulista em relação ao conteúdo de  Conjunção, um componente curricular avaliado nas edições anteriores do SARESP e  que foi solicitado no Provão Paulista de 2023, por essa razão, a temática  selecionada permite comparar o desempenho obtido pelos estudantes nas referidas  provas. Ademais, a escolha desse conteúdo tem relação direta não apenas com a  importância que o estudo das conjunções tem para classificar um termo de acordo  com a função desejada, em períodos ou orações, mas também para que os alunos  compreendam as relações estabelecidas entre palavras e frases de um texto, o  que necessariamente resulta em uma melhoria na produção textual estudantil. 
                        
                       Desse  modo, a reflexão sobre o aprendizado das conjunções é produtiva para entender  como se dá a aquisição de uma ferramenta linguística em prol de uma boa  compreensão textual, conforme preconiza a Nova Base Comum Curricular (BNCC): 
                         
                        Cabe  ressaltar, reiterando o movimento metodológico de documentos curriculares  anteriores, que estudos de natureza teórica e metalinguística – sobre a língua,  sobre a literatura, sobre a norma-padrão e outras variedades da língua – não  devem nesse nível de ensino ser tomados como um fim em si mesmo, devendo estar  envolvidos em práticas de reflexão que permitam aos estudantes ampliarem suas  capacidades de uso da língua/linguagens (em leitura e em produção) em práticas  situadas de linguagem. (BNCC – p. 71) 
                         
                        Partindo  desse pressuposto, observa-se que diversas habilidades do Currículo Paulista  preconizam o estudo das conjunções voltado para a compreensão desses  articuladores textuais em um contexto mais amplo, que envolve leitura de textos  variados, conforme observado nas habilidades a seguir. 
                         
                        (EF05LP07)  Compreender, na leitura de textos, o sentido do uso de diferentes conjunções e  a relação que estabelecem na articulação das partes do texto: adição, oposição,  tempo, causa, condição, finalidade.  
                         
                        (EF05LP27B)  Utilizar, na produção escrita de diferentes textos, articuladores (conjunções,  advérbios e preposições) de relações de sentido (tempo, causa, oposição,  conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade, considerando a  situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do  gênero. 
                         
                        (EF08LP13A)  Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão  sequencial: conjunções e articuladores textuais. 
                         
                        Essas  habilidades serviram de parâmetro para a construção de questões de edições  anteriores do SARESP, demonstrando que a temática analisada no presente estudo é  de conhecimento do estudante que realizou o Provão Paulista. Para exemplificar  isso, apresenta-se a seguir uma questão aplicada aos estudantes do 9º ano do EF  do SARESP 2022. 
                        
                         
                                                 
                        Figura  1 – SARESP 2022 – 9º ANO EF 
                         
                           
                         
                        A  tarefa proposta exigiu a leitura e compreensão de um meme para solicitar  ao aluno a identificação, nas alternativas de resposta, do efeito de sentido  provocado pelo uso de um articulador textual, no caso, a conjunção “mas”. Embora  a temática dessa questão seja amplamente conhecida pelos alunos tanto do 9º ano  EF quanto da 3ª série EM, reconhece-se que os resultados obtidos na referida  questão demonstram dificuldade para compreender o efeito de sentido desse  termo, dado que apenas 18,8% dos alunos assinalaram o gabarito da questão,  demonstrando conhecimento de que o termo apresentado expressa uma ideia de  adversidade. 
                         
                        Finalizada  a análise da questão aplicada no 9º ano EF SARESP 2022, serão apresentados  exemplos de questões do Provão Paulista, em que a temática envolveu o uso de  conjunções. 
                         
                         
                        Figura  2 – Provão Paulista – 2ª série EM 
                         
                          
                         
                        O  item apresentou ao aluno como contexto de leitura um trecho extraído de uma  notícia. Na sequência, pede-se uma análise da conjunção “entretanto”, de modo a  identificar em que sentido o uso desse termo contribui para o entendimento do  trecho em análise. Nesse caso, a opção correta é a que apresenta o contraponto  gerado pela conjunção “entretanto”, ao evidenciar que, apesar de representar um  avanço social, a gramática antirracista ainda não é refletida na postura do  Judiciário, alternativa (C), assinalada por 58,7% do alunado, percentual superior  ao observado no exemplo citado anteriormente, presente em edição passada do  SARESP. Embora apresente porcentagem inferior (12,3%), a segunda possibilidade  de resposta mais assinalada, alternativa (B), revela dificuldade do aluno em  compreender o uso da palavra “entretanto”, dado que essa alternativa apresenta  o sentido oposto ao do termo. Menciona-se, ainda, que as demais alternativas  (A), (D) e (E), que juntas totalizaram 29%, apontam para um uso totalmente  equivocado do termo em análise.  
                      
                         
                         
                        Figura  3 – Provão Paulista – 2ª série EM 
                         
                          
                         
                        Ainda  na 2ª série EM do Provão Paulista, há outra questão que contemplou o uso da  conjunção adversativa “entretanto”. Nesse caso, exigiu-se que o alunado  indicasse, entre as alternativas oferecidas, a que apresentasse termos ou  locuções conjuntivas que poderiam substituir o termo em análise. 
                         
                        Como  resultado, 30,1% dos alunos indicaram o gabarito alternativa – (D) –, 29,4% dos  alunos optaram pela alternativa (C) e 20% deles assinalaram (E). A análise  desses distratores revela que parte expressiva do aluno compreende muito bem o  sentido expresso pelo termo “entretanto”, conseguindo inclusive substitui-lo  por outro termo de mesmo sentido, uma que vez que (C) apresentou duas  conjunções adversativas. Ocorre que, possivelmente, o alunado tenha tido  dificuldade para compreender o sentido concessivo do termo “embora”, presente  no referido distrator. 
                         
                        Neste  momento, será realizada uma comparação entre as questões aplicadas à 3ª série  do Ensino Médio do SARESP e do Provão Paulista, de modo a evidenciar  semelhanças/divergências em relação ao desempenho dos alunos nessas provas. 
                         
                         
                        Figura  4 – SARESP 2022 – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        A  questão envolveu um contexto de leitura de uma tirinha para exigir que seja  identificada a função da conjunção “ou”. Os resultados revelam que os alunos se  saíram muito bem nessa questão, dado que 73,2% indicaram o gabarito como  alternativa correta (A), reconhecendo que a referida conjunção tem a função de  criar alternância no trecho analisado. Nota-se, ainda, que o distrator mais  atrativo, com 10,6%, foi o da alternativa (C) que apresenta, de fato, uma  possibilidade de uso da conjunção “ou”, porém, é preciso lembrar que não basta  apenas indicar o uso correto na referida conjunção, deve-se analisar o contexto  da tirinha de modo a observar que o uso do “ou” se refere necessariamente a uma  relação de alternância entre os termos citados. 
                         
                         
                        Figura  5 – Provão Paulista – 3ª série EM 
                         
                          
                       
                         
                        A  questão envolve a análise de palavras de modo a identificar, entre as  alternativas de resposta, a que apresenta o sentido expresso no uso dos termos  “mesmo” e “mesmo que”. O gabarito (D) foi assinalado por 10,4% dos alunos, indicando  que provavelmente houve dificuldade com os conteúdos abordados nessa questão.  Trata-se de uma dificuldade proposta pelo próprio item, dado que é exigido o  sentido empregado por dois termos usados em situações distintas: sendo a  primeira o uso do termo “mesmo” utilizado como um advérbio de inclusão, um  acréscimo de um elemento; já a segunda, o uso da conjunção concessiva “mesmo  que”. 
                         
                        Ressalta-se  que a formulação dessa questão, em comparação com a da Figura 4 aplicada no  Saresp, evidencia um trabalho a mais para o aluno, já que a análise da  conjunção é parte da solução, mas é necessário observar ainda o sentido usado  pelo advérbio presente na passagem do texto em análise.  
                       
                         
                         
                        Figura  6 – Provão Paulista – 3ª série EM 
                         
                          
                         
                        Nessa  questão, o aluno precisou demonstrar o conhecimento sobre o uso da locução  “apesar de” no trecho destacado, algo que foi bem assimilado por 39,7%  dos alunos que optaram pelo gabarito (B). Tais alunos identificaram que a  referida locução expressa uma ideia contrária em relação ao que se esperava  sobre a crise ambiental canadense, havendo uma quebra de expectativa  concretizada pelo uso da expressão “apesar de”.  
                         
                        Em  relação ao SARESP, nota-se que o percentual de acerto dessa questão do Provão  Paulista foi bem menor, mas é importante destacar que a diferença entre a  formulação das questões se apresenta como um notório aspecto a ser observado.  Desse modo, mesmo havendo semelhança no conteúdo avaliado – o uso de conjunção  – há aspectos que são específicos de cada projeto, exigindo uma seleção de  textos apropriados para dar ao aluno a condição mínima de uma análise textual. 
                         
                        Para  finalizar esse breve estudo, destaca-se mais uma vez que a comparação entre as  provas do SARESP e Provão Paulista traz discussões produtivas para a sala de  aula, uma vez que permite observar como o alunado compreendeu determinado  conteúdo ao longo de sua vida escolar até chegar a um processo seletivo que  pode garantir uma vaga em uma universidade pública. Assim, os desafios  apresentados neste estudo configuram como pontos específicos que podem ser  trabalhados em sala de aula para haver, de fato, uma melhoria nos  enfrentamentos aqui apontados.
                         
                         
                        | topo | 
                         
                        
                        
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
 
                         
                         
                      
                        
                            De modo simplificado,  segundo BERGO  et al (1998), o  scout é um método numérico que  processa dados sobre determinada equipe durante as partidas, como número de  passes, faltas, desarmes, ou seja, recolhe informações de várias situações  envolvidas em um jogo. 
                          (In: BERGO, F.P.G.; ANIDO, R.; BARROS, R.M.L.; CUNHA,  S.A.; FREIRE, J.B.  Software para análise topológica de ações no futebol.  In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21., 1998, São Caetano do  Sul. Anais. São Caetano do Sul: CELAFISCS, 1998. p.90.). 
                          
                          
                          
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