SARESP EM REVISTA
v.1, 2017
Para realizar uma boa análise dos itens de uma prova como a do SARESP, são necessárias informações referentes:
  • ao percentual de alunos que assinalaram cada opção de resposta dos itens;
  • ao percentual médio de acerto no teste dos alunos que escolheram cada uma das opções do item; e
  • às propriedades estatísticas dos itens que compõem a prova aplicada.
Merece destaque a expressão: propriedades estatísticas. Isso porque, nas avaliações de larga escala, como o SARESP, os itens apresentados aos alunos devem ter qualidades não presumidas mas atestadas pelas suas propriedades estatísticas.

Há duas metodologias de análise que fornecem as propriedades estatísticas de itens e desse modo, possibilitam conhecer a qualidade dos itens que estruturam uma prova e analisar com maior segurança o desempenho dos alunos nas habilidades avaliadas. São elas: a Teoria Clássica de Testes – TCT e a Teoria da Resposta ao Item – TRI.

Os Relatórios Pedagógicos do SARESP, tradicionalmente incluem análises pedagógicas de exemplos de itens selecionados das provas aplicadas em cada disciplina e ano escolar. Essas análises são fundamentadas nas propriedades estatísticas dos itens e, em geral, são fornecidas em dois gráficos e uma tabela. Por exemplo:





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