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Os resultados da edição 2023 do SARESP foram divulgados para as escolas participantes por meio de dois boletins, um constando a proficiência dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e outro com o desempenho geral de todos os anos/séries participantes, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio.
O boletim com as proficiências do 2EF, 5EF e 9EF é similar ao que foi praticado em edições anteriores do SARESP, baseado nos resultados obtidos via Teoria de Resposta ao Item – TRI. Nesse caso, os índices apresentados se referem ao desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática para os anos escolares citados inicialmente, organizados em níveis de proficiência.
Com esse boletim, é possível observar os alunos nos diferentes estágios do processo de aprendizagem. Em outras palavras, é possível verificar o estágio do desenvolvimento da proficiência dos estudantes tanto para Língua Portuguesa como Matemática. Vale lembrar que a proficiência é obtida a partir do desempenho dos respondentes no teste, tomando como referência a coerência dos acertos constatados, com base nas propriedades dos itens (questões) usados na composição da prova.
Os alunos e as turmas têm sua proficiência classificada em quatro níveis: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. Para cada um desses níveis, há uma série de tarefas, descritas nas escalas de proficiências, que se espera que o estudante seja capaz de realizar. É de posse dessas tarefas que o professorado pode propor estratégias e atividades visando à evolução dos seus estudantes. Em linhas gerais, cada nível de proficiência sinaliza um movimento que precisa ser feito pelo professor, podendo ser desde uma retomada até a proposição de desafios.
O novo boletim apresenta os resultados de todos os anos escolares avaliados pelo SARESP. Os dados obtidos são calcados na quantidade de questões respondidas corretamente pelos estudantes de cada escola da rede estadual, ou seja, deixa-se de fazer uso da TRI e passa-se a tomar a Teoria Clássica dos Testes – TCT – como referência.
Assim sendo, foi estipulada uma nota por componente curricular, variando de 0 a 10, na qual há uma correspondência direta entre a nota atribuída e o percentual médio de acerto da turma. Por exemplo, os alunos do 6º ano EF de uma escola que acertaram, em média, 50% das questões apresentadas no caderno de prova tiveram nota igual a 5,0 naquele componente curricular. Do mesmo modo, as notas 2,8 ou 7,2 indicam um acerto médio de 28% e 72% das questões, respectivamente.
As notas de desempenho estão indicadas nos seguintes campos do boletim:
A coloração das notas está ligada ao seu valor. São destacadas em vermelho aquelas que indicam um desempenho classificado como Baixo, sendo iguais ou inferiores a 4. Em contrapartida, as destacadas em Verde indicam um desempenho Alto, sendo superiores a 6. Aquelas que estão em amarelo indicam um desempenho Médio, sendo maiores do que 4, porém não ultrapassam 6.
A partir dessas notas por área do conhecimento, é determinada a nota global de um ano escolar avaliado. O cálculo dessa nota muda de acordo com o ano escolar avaliado. Observe:
- Para os anos iniciais do EF, a nota final é a média aritmética simples das notas indicadas para LP e MAT.
- Para os anos finais do EF e Ensino Médio, a nota final é a média aritmética ponderada das notas indicadas para os componentes curriculares. Nesse caso, é atribuído maior peso para as notas cujas provas tiveram maior número de questões aplicadas.
Os cadernos de prova dos anos finais do EF eram formados pelos seguintes quantitativos de questões:
Já para o Ensino Médio, o Provão Paulista tinha a seguinte composição:
As notas finais estão indicadas na seguinte região do boletim:
Já as Notas Finais são calculadas a partir das Notas Globais. A nota do 2º e 5º anos EF é uma simples reprodução das Notas Globais. Para os Anos Finais do EF e Ensino Médio, calcula-se uma média ponderada das Notas Globais atribuídas aos anos/séries que compõem cada uma dessas etapas escolares. Nesse caso, é levado em consideração o número de estudantes em cada ano/série para cálculo da Nota Final, sendo atribuído maior peso para as notas dos anos/séries com maior número de estudantes presentes no dia da avaliação.
As Notas Finais estão indicadas logo no início do boletim, juntamente com a Evolução Esperada, que é a Nota Final estipulada pela Secretaria da Educação para a escola alcançar na próxima edição do SARESP.
Por fim, o boletim traz dois Rankings definidos a partir do desempenho das escolas da rede estadual avaliadas. São eles:
- Ranking por Grupo: índice obtido a partir do comparativo de escolas de perfil semelhante em complexidade, vulnerabilidade e formato de ensino (Integral ou Parcial). Seu valor varia de 0% a 100%, indicando o percentual de escolas do grupo que obtiveram Nota Global inferior à da escola tomada como referência. Assim sendo, o índice de 100% indica o melhor ranking, apontando que a escola apresentou resultado superior ao de todas as demais do mesmo grupo. O detalhamento do Grupo ao qual a Escola pertence está posto logo abaixo do nome dela.
- Ranking por Diretoria: índice obtido a partir do comparativo de escolas que pertencem à mesma DE. Seu valor varia de 0% a 100%, indicando o percentual de escolas daquela Diretoria que obtiveram Nota Global inferior à da escola tomada como referência. Assim sendo, o índice de 100% indica o melhor ranking, apontando que a escola apresentou resultado superior ao de todas as demais da mesma DE.
Além de todos esses dados, o boletim também contém a participação de cada turma, obtida a partir do comparativo entre número de alunos presentes e esperados para cada ano escolar. Os casos em que há uma exclamação ao lado do índice de participação indicam que a escola, para aquele ano/série, não atingiu a meta proposta dela SEDUC, que era de 80%, no mínimo.
Vale destacar que todos os pontos elencados aqui estão detalhados no verso do boletim, que traz uma nota explicativa sobre cada entrada desse documento.
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