|
|
A prova SARESP é pensada e estruturada de modo a ser possível comparar os resultados obtidos em cada edição. Com isso, busca-se analisar a evolução da medida da proficiência dos estudantes da rede estadual.
A proficiência de cada aluno é traduzida em uma nota, numa escala contínua, obtida a partir dos acertos coerentes ao longo de um teste de múltipla escolha. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) é a metodologia estatística adotada para determinar essa nota.
Em Matemática, o SARESP 2021 registra decréscimo de 21,0 pontos na média de proficiência do 5º ano, de 13,0 pontos na média de proficiência do 9º ano e de 12,4 pontos na média de proficiência da 3ª série do Ensino Médio em relação àquelas registradas em 2019.
A obtenção medidas comparáveis a cada edição é fundamental para saber se as políticas públicas adotadas na esfera educacional estão atingindo os objetivos esperados. Além disso, a partir dos resultados e de sua interpretação pedagógica é possível estabelecer metas e estratégias específicas em diferentes níveis (Regiões, Diretorias de Ensino e Escolas).
A medida da proficiência de um estudante permite classificar o conhecimento do estudante em quatro níveis: Abaixo do Básico; Básico, Adequado e Avançado. Para cada um desses níveis são recomendados planejamentos e atividades específicas, de modo a potencializar aquilo que é ofertado para o alunado.
Ao analisar a série histórica, iniciada em 2010, é importante destacar a ausência de resultados para o ano 2020, por conta da pandemia de covid-19. Também se observa que a partir de 2021 os resultados são mais tímidos do que aqueles observados em 2019, indicando o tamanho do desafio que as escolas enfrentam desde então.
Ao analisar o triênio 2021-2023, em Língua Portuguesa, os resultados do desempenho escolar indicam que o 5º ano EF se mostra praticamente estáveis, com leve ganho. Já o 9º ano EF apresentou seu resultado mais baixo em 2023. Para Matemática, os resultados do 5º ano EF mostra uma tímida tendência de crescimento, enquanto no 9º ano EF os resultados foram muito próximos nas três últimas edições do SARESP.
Assim sendo, tanto para Língua Portuguesa como para Matemática, os resultados mostram que ainda é necessário pensar em estratégias, visando, primeiramente, retomar os índices observados antes da pandemia.
Língua Portuguesa – 5º ano – Médias de Proficiência do SARESP 2010 a 2023
Língua Portuguesa – 9º ano – Médias de Proficiência do SARESP 2010 a 2023
Matemática – 5º ano – Médias de Proficiência do SARESP 2010 a 2023
Matemática – 9º ano – Médias de Proficiência do SARESP 2010 a 2023
|
|
|
|
|
|