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Nesta seção, são apresentados os resultados das Diretorias de Ensino (DEs). Usando a ferramenta gráfica box-plot, cada DE é representada individualmente, no eixo horizontal, por meio de uma caixa específica que indica a variação no número de acertos obtidos pelos alunos que pertencem àquela Diretoria. Um exemplo desse tipo de gráfico é apresentado na sequência.
Nesse gráfico,
• A linha que está no meio da caixa representa a mediana – valor central de acerto, que fornece uma referência clara sobre a pontuação típica de determinada DE;
• A caixa em si representa a pontuação de 50% dos estudantes dessa Diretoria;
• As linhas que se estendem além das caixas, conhecidas como “bigodes”, representam a pontuação de 25% dos estudantes que tiveram os desempenhos gerais mais baixos e mais altos, mostrando a variabilidade das pontuações observadas nessa DE.
• Os pontos azuis visíveis no gráfico representam outliers, ou seja, valores atípicos que se encontram fora do intervalo esperado. Esses outliers podem indicar casos de desempenho excepcionalmente muito alto ou muito baixo em relação ao restante dos alunos daquela DE.
Um outro elemento importante no gráfico é a faixa rosa, que mostra um intervalo de acertos que representa a média estadual das pontuações da disciplina em questão. Essa média estadual é usada como referência crucial, permitindo a comparação direta entre o desempenho de cada DE e a média do Estado de São Paulo.
No exemplo acima, pode-se observar que a maioria das DEs está dentro da faixa de 8 a 13 pontos, que representa a média estadual de acertos. No entanto, algumas Diretorias apresentam da caixa acima dessa faixa, sugerindo um desempenho superior, uma vez que há maior concentração de alunos com acertos mais elevados.
Por outro lado, é importante notar que as DEs que apresentam parte do segundo quartil abaixo da faixa de 8 a 13 pontos demandam mais atenção, considerando que isso pode indicar a necessidade de intervenções específicas em busca de melhores resultados.
Em suma, esse gráfico permite identificar as Diretorias que estão dentro da média estadual, bem como as que se destacam positivamente e negativamente. A identificação dessas variações é fundamental ao direcionamento de esforços pedagógicos e políticas educacionais. Isso porque as DEs com desempenho acima da média podem compartilhar práticas e estratégias com outras Diretorias, enquanto as que estão abaixo podem necessitar de estratégias específicas para elevar os resultados, garantindo, assim, uma educação de qualidade mais uniforme em todo o Estado.
Os elementos presentes no gráfico box-plot, que contribuem para melhor compreensão dos dados, são:
Máximo – Maior número de acertos observado, respeitando um limite calculado. É possível a existência de valores discrepantes que são ainda maiores (outliers).
Mínimo – Menor número de acertos observado, respeitando um limite calculado. É possível a existência de valores discrepantes que são ainda menores (outliers).
Quartis – Definidos a partir do total de alunos presentes em determinado grupo (Rede Estadual ou Diretoria de Ensino). São partições de tamanho similar (cerca de 25% do grupo).
Primeiro Quartil (Q1) – A base da caixa retangular. Esse traço informa o número de acertos máximo que delimita os 25% de estudantes que tiveram o desempenho mais baixo no teste para determinado ano escolar.
Mediana ou Segundo Quartil (Q2) – Traço mais ao centro do gráfico, que demarca a mediana do número de acertos (valor central do conjunto de dados), ou seja, 50% dos respondentes que tiveram desempenho igual ou superior a esse valor e 50% que tiveram resultado igual ou abaixo.
Terceiro Quartil (Q3) – O topo da caixa retangular. Esse traço informa o número de acertos a partir do qual se obtém os 25% de estudantes que tiveram os maiores índices de acerto no teste para determinado ano escolar.
Outliers – Valores discrepantes que estão fora de um intervalo definido por serem altos demais ou baixos demais.
Média de acertos – Representada pelo asterisco, corresponde à média aritmética simples do número de acerto de todos os estudantes avaliados.
Obs.: O intervalo numérico que define a caixa retangular contém 50% do total de respondentes de determinada escola para o ano escolar avaliado.
Os resultados foram organizados por ano escolar do Ensino Fundamental e estão apresentados na sequência:
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