SARESP EM REVISTA
Exemplo 1

Nível: Básico [200 a < 275]


Compõe a descrição do ponto 200 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 1 – Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos.
H03 - Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de formas verbais flexionadas no modo imperativo ou de determinado pronome de tratamento. (GI)







Comentário

O item avalia a habilidade que os alunos têm de identificar os interlocutores de um texto, a partir da observação das formas verbais flexionadas no modo imperativo. Para tanto, apresenta um texto em que se lê “Visite São Paulo” e “São Paulo é tudo de bom”. Também compõe o texto uma ilustração que remete ao horizonte típico de uma metrópole, cheia de prédios e que se assemelha a um mosaico de cerâmicas coloridas. A tarefa dos alunos é identificar a quem esse texto, provavelmente retirado de um material publicitário, se dirige.
Para realizar adequadamente a tarefa, os alunos devem mobilizar mais que conhecimentos linguísticos. Para além da forma verbal no imperativo, o que possibilita identificar quem é o interlocutor pretendido são a figura e o grau de formalidade empregado, além de um conhecimento pragmático a respeito de como a frase “visite tal ou tal lugar” costuma ser utilizada. Assim, a imagem semelhante a um mosaico colorido, que dá um tom descontraído ao texto, juntamente com a expressão informal “é tudo de bom”, permite descartar o distrator C (“empresários com negócios na cidade de São Paulo”). Já o referido conhecimento pragmático permite excluir o distrator A: não faz sentido convidar os próprios moradores de São Paulo a visitarem a cidade. Esse mesmo conhecimento de mundo permite que os alunos percebam que essa injunção se dirige, em geral, a turistas (Visite a Bahia, Visite o Espírito Santo, etc.) – o que faz com que o distrator D (“viajantes em passagem por São Paulo”) possa ser percebido como menos adequado do que o gabarito B (“turistas que não conhecem a cidade”). Como se vê, embora o texto seja simples, o caminho interpretativo que permite chegar à resposta adequada não é trivial. E o comportamento dos alunos na escolha entre gabarito e distratores representa de forma bastante adequada tal caminho interpretativo.
A média geral de acerto dos três grupos mostra que 78,7% escolheram como resposta o gabarito B, “turistas que não conhecem a cidade”. Considerando os percentuais específicos de cada grupo, é possível verificar que os índices de acerto entre aqueles pertencentes aos grupos 2 e 3 foram altos (82,5% e 91,2%, respectivamente). Entre os alunos do grupo 1, 63,4% escolheram o gabarito. O distrator D foi o mais assinalado, depois do gabarito, em todos os grupos, concentrando, em média, 12,4% das respostas. Ou seja, a segunda alternativa menos equivocada – poder-se-ia pensar em uma campanha que convida aqueles que estão apenas de passagem por São Paulo (e são muitas as pessoas nessa situação, considerando-se seus importantes aeroportos e terminal rodoviário) a visitar a cidade – foi a que mais atraiu respondentes depois do gabarito. Ou seja, esses percentuais mostram que para esse nível de complexidade, os alunos conseguem mobilizar todos esses conhecimentos e realizar de forma adequada o processo de leitura, excluindo, em sua maioria e em todos os grupos, as respostas mais equivocadas.
Exemplo 2

Nível: Básico [200 a < 275]


Compõe a descrição do ponto 250 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 6 – Compreensão de textos literários.

H33 - Distinguir o discurso direto da personagem do discurso do narrador, em uma narrativa literária. (GII)







Comentário
Para avaliar a habilidade de distinguir entre discurso direto da personagem e o discurso do narrador, o item apresenta um trecho de um conto de Stanislaw Ponte Preta que descreve como uma passageira desajeitada, viajando pela primeira vez de avião, constrange o passageiro ao seu lado com o seu comportamento espontâneo e inadequado. A tarefa dos alunos é identificar, entre as alternativas apresentadas, qual transcreve um fragmento do discurso do narrador, que é, também uma das personagens do conto (o passageiro constrangido). Ou seja, os alunos devem perceber que ainda que as alternativas apresentem fala dos dois personagens principais da narrativa lida, apenas um dos personagens ocupa o papel de narrador. Apesar de a tarefa exigir um conhecimento básico para a leitura de textos literários e a leitura de narrativas ser uma das práticas centrais de leitura até o 7o ano do Ensino Básico, os índices de desempenho, especialmente entre os alunos do grupo 1 e 2, indicam um nível de dificuldade relevante.
Na média, 60,8% dos alunos optaram pelo gabarito A, (“Os outros passageiros estavam já se divertindo, às minhas custas (...)”). Em relação aos percentuais específicos de cada grupo, observa-se que escolheram o gabarito A 85,8% dos alunos do grupo 3; 58,5% dos alunos do grupo 2 e 31,1% dos alunos do grupo 1. Esses são índices de acerto abaixo do esperando se consideramos a habilidade avaliada, a complexidade do texto-base do item e, por fim, o fato de se tratar de um item situado no ponto 250 da escala de habilidades do Saresp. Dentre os distratores, a alternativa D, “É a primeira vez que eu viajo de avião”, foi a mais assinalada, em todos os grupos, concentrando, em média, 21,3% das respostas, sendo que entre os alunos do grupo 1 esse distrator concentrou mais respostas que o próprio gabarito A (34,1%). Essa escolha indica, além do desconhecimento do que seja o narrador de um texto, uma falta de compreensão global do trecho lido, na medida em que toda a narrativa se organiza, exatamente, em torno do fato de a “estranha passageira” estar viajando pela primeira ver de avião, sendo que o relato é feito não por ela, mas por outro personagem que vivencia a situação. Esses resultados apontam para uma dificuldade de leitura relevante, considerando-se tanto a importância dessa habilidade para a compreensão de narrativas literárias quando a etapa de escolaridade dos alunos avaliados. Assim, atividade que explorem análises do funcionamento dos textos – e não apenas atividades de localização de informações explicitas (quem fez o que e quando, tão frequentes em materiais didáticos) parecem ser uma necessidade urgente nas atividades associadas a leitura de textos literários.
Exemplo 3

Nível: Adequado [275 a < 325]

Compõe a descrição do ponto 300 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto.

H06 - Localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. (GI)







Comentário

Esse item demanda leitura e compreensão global do texto para que o aluno possa resolver de maneira adequada o problema proposto. O texto-base é um trecho de uma reportagem de divulgação científica sobre estratégias de proteção aos pandas-gigantes, uma espécie ameaçada pelas mudanças climáticas. O texto relata como pesquisadores identificaram o aumento da temperatura em habitats típicos dos pandas, na China, como uma ameaça para a sobrevivência da espécie, indicando que esse aumento pode tanto prejudicar diretamente a saúde dos animais (“provocando desidratação, problemas metabólicos, além de prejudicar sua capacidade de reprodução”, no final do 2o parágrafo), como afetar a oferta de bambu, principal alimento da espécie, informação que está distribuída ao longo dos 3o e 4o parágrafos do trecho apresentado (“Os pesquisadores também estão analisado como as mudanças climáticas afetarão a oferta de bambu na região onde os pandas-gigantes vivem”, no 3o paragrafo; e “Uma das principais medidas foi reflorestar regiões desmatadas e plantar bambu nas regiões habitadas pelos mamíferos: em média, os pandas podem comer mais de 30 quilos de bambu todos os dias”, no 4o parágrafo). A tarefa dos alunos é identificar, entre as alternativas, qual apresenta uma afirmação que condiz com as informações do texto sobre as regiões onde os pandas-gigantes vivem. O gabarito é a alternativa C, ou seja, os alunos devem concluir que onde os pandas vivem deve “ter bambu em abundância, pois os pandas comem muito bambu”. Dois são os caminhos possíveis para a escolha do gabarito. Um deles é depreender, a partir das informações explicitadas nos 3o e 4o parágrafos sobre os hábitos alimentares dos pandas, que a região onde eles vivem deve ter bambu em abundância. Ou seja, embora a afirmação “pandas comem muito bambu”, presente no gabarito C, não esteja ipsis litteris presente no texto, ela consta de forma parafrástica ou indireta, e os alunos, nessa etapa de escolaridade, devem estar aptos a lidar com esse tipo de atividade de leitura. Ou seja, os alunos devem conseguir localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto com o grau de complexidade do apresentado no item ora em análise. O outro caminho para escolher a resposta adequada é identificar que todas as outras alternativas fazem afirmações contrárias ao que o texto afirma: A e D afirmam que altas temperaturas têm efeitos benéficos para população de pandas e B afirma uma certa medida será tomada com o objetivo de diminuir a população dos animais.
As médias gerais mostram que menos da metade dos alunos (46,7%) conseguiu resolver a questão com sucesso. Considerando cada grupo específico, observa-se que entre os alunos do grupo 3, o percentual de acerto foi de 70,5%; entre os respondentes dos grupos 1 e 2, os percentuais de acerto foram 26,1% e 43,4%, respectivamente. Em todos os grupos, o distrator A, “apresentam temperaturas elevadas, para que os pandas vivam com saúde”, foi o mais escolhido, sendo que no grupo 1, esse distrator atraiu mais alunos que o próprio gabarito (40,9%). Como já observado em anos anteriores, esse comportamento de respostas indica a dificuldade que os alunos têm, em uma situação de prova, de ler de forma completa textos de extensão mediana. No texto em questão, as informações que possibilitam a escolha do gabarito estão nos dois parágrafos finais e, uma hipótese para que tantos alunos tenham optados por distratores é o fato de os alunos não terem realizado uma leitura completa do texto.
Exemplo 4

Nível: Avançado [≥ 325]


Compõe a descrição do ponto 325 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto.

H07 - Localizar informações explícitas no texto, com o objetivo de solucionar um pro- blema proposto. (GI)







Comentário

O item avalia a habilidade de localizar informações explícitas em um texto. Para tanto, é apresentado um excerto de texto de divulgação científica (possivelmente, um artigo de opinião) que comenta aspectos de saúde física e mental e sua relação com os jogos digitais. Nos três primeiros parágrafos, o autor apresenta crenças que circulam em relação a como os jogos digitais afetam negativamente nossa saúde (problemas de postura e comportamento violento) e como as pesquisas científicas não tiveram sucesso em comprovar a relação entre jogos e tais problemas. O último parágrafo relativiza a “isenção de culpa” creditada aos jogos nos parágrafos anteriores para indicar a responsabilidade dos pais em avaliar o que os filhos acessam. A tarefa dos alunos é identificar, dentre as alternativas, uma afirmação que condiz com o que o texto apresenta no que diz respeito à relação entre jogos digitais e aumento de violência. Para realizar a tarefa de forma adequada, os alunos devem localizar a seguinte afirmação, que consta no 2o parágrafo: “As acusações [que sofrem os jogos] vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas”. O parágrafo seguinte reafirma a falta de provas entre a relação entre violência e jogos:  “Talvez a preocupação mais recorrente seja com a relação entre jogos e violência. Embora tenha se percebido que pessoas com temperamento violento tendem a preferir filmes, livros e jogos violentos, essa relação não indica que é o jogo a fonte da violência”. A leitura desses trechos leva o aluno a escolher o gabarito B, “faltam pesquisas científicas que comprovem a relação entre eles”, como resposta para o problema proposto pelo item.
A média geral de acertos foi de 39%. Considerando os percentuais de acerto de cada um dos três grupos, observa-se que em todos eles os alunos encontram dificuldade para solucionar o problema: mesmo entre os alunos com melhor desempenho na totalidade da prova, o percentual de acerto foi de 62,9%.  Nos grupos 1 e 2, os índices de acerto foram, respectivamente, 17,2% e 28%, indicando que mesmo entre os alunos com desempenho medianos, encontrar informação explícita, ainda que em um texto pouco complexo (considerando a temática, o vocabulário e a extensão), não é uma habilidade de leitura consolidada. Nos três grupos, o distrator C foi o que mais atraiu os respondentes, sendo que apenas entre os alunos com melhor desempenho o gabarito B foi mais assinalado que esse distrator. Essa escolha indica uma dificuldade de leitura importante que interfere na compreensão global do texto: ao afirmar que “há evidências de comportamento violento devido a esses jogos” (distrator C), esses alunos indicam que não compreenderem um longo trecho do texto lido, na medida que essa afirmação contraria o que é apresentado nos três primeiros parágrafos do texto. No entanto, essa é uma afirmação que vai ao encontro de um lugar comum e esse é um comportamento sempre observado nas análises de itens do Saresp: diante de alternativas que confirmam o senso comum, muito alunos acabam sendo atraídos por elas, especialmente em tarefas que demandam uma leitura completa dos textos apresentados.