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Qual o papel do SARESP na educação de São Paulo?
Assim como o SAEB, nossa avaliação fornece indicadores importantes para o processo de tomada de decisão em todos os âmbitos da gestão: central, regional e local. A análise de seus resultados sinaliza as ações mais importantes a priorizar, traduzidas em apoio aos educadores da rede, pois nos demonstra com maior clareza as necessidades dos estudantes em termos de aprendizagem, a partir do desempenho alcançado por eles nesta avaliação.
O que o SARESP 2019 trouxe de novo?
Além das provas de Língua Portuguesa e Matemática, nos 3º, 5º, 7º, 9º do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, reintroduzimos a aplicação de redação e avaliação do 2º ano do ensino fundamental. Estas duas últimas de forma amostral, na nossa rede, para estudo que nos indique a forma mais adequada de avalia-las em 2020. Também tivemos a continuidade da aplicação do questionário sócio econômico e a introdução de um questionário sócio emocional e de clima escolar, tendo em vista que a SEDUC está propondo um trabalho extremamente urgente com a questão da convivência escolar entre seus diversos atores e que poderá contribuir, sobremodo, para maior integração dos alunos na e com a escola, melhorando o relacionamento, diálogo, interesse, participação e, consequentemente, envolvimento e compromisso. Nossa expectativa é que tragam reflexos positivos para a permanência e aprendizado dos estudantes.
Qual foi a abrangência do SARESP 2019?
Foram avaliados os 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Participaram todos os alunos da rede estadual e, por adesão, alunos dos mesmos anos/séries de outras redes municipais, particulares, incluindo o SESI, e também do Centro Paula Souza. Com este último a SEDUC tem importante parceria, especialmente no ensino médio, em relação à educação profissional. Também com as redes municipais, cuja abrangência é nossa intenção ampliar consideravelmente em 2020, há proposta de uma grande parceria, que já teve início com a adesão ao Currículo Paulista e que deverá se refletir em maior participação dessas redes no próximo SARESP. A melhoria da educação no estado passa pela melhoria das escolas públicas, sejam elas estaduais ou municipais, que devem atuar em conjunto para tanto.
Existe alguma proposta inovadora, na edição SARESP 2019, desta revista?
Sim. Muitas inovações. Além das seções já existentes, diversas outras estão sendo introduzidas. O objetivo final é a melhoria das devolutivas. Isto inclui colocar ao lado de aspectos descritivos indicações, pistas e sugestões de trabalho para as escolas e suas equipes. Em alguns casos publicados diretamente na seção e em outros colocados em links, direcionando uma articulação com as demais ferramentas de devolutivas de resultados, como os Boletins da Escola e a Plataforma Foco Aprendizagem. A navegação pela revista possibilitará apoios e orientações para diversos momentos de planejamento e formação tanto nas escolas como nas diretorias e também nos órgãos centrais, especialmente a COPED e a EFAP, considerando que o entendimento e uso dos resultados da avaliação, em termos pedagógicos, contribuem, sem dúvida, para ações, direcionamentos e tomadas de decisões mais assertivas à melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes.
O que a Revista do SARESP pode contribuir á escola?
A Revista do SARESP apresenta os resultados sistematizados da avaliação, identificando as informações sobre a evolução da aprendizagem dos estudantes de nossa rede. Somados aos resultados produzidos pela própria escola, os dados do SARESP completam a visão pedagógica mais ampla da escola e contribuem para uma dimensão mais objetiva do trabalho desenvolvido pelos professores e toda a equipe das unidades escolares.
As análises dos dados da avaliação e a discussão desses dados com toda a comunidade escolar colaboram para a compreensão do significado dos resultados para a escola, considerando suas especificidades e identificando os aspectos que precisam ser aprimorados.
Além disso, promove reflexões que auxiliam a equipe escolar na análise do trabalho que vem sendo feito, para propor ações concretas e estratégias pedagógicas ao ensino e que garantam a aprendizagem de todos os estudantes.
O potencial de contribuição desta Revista, todavia, só cumprirá seu propósito se as equipes se debruçarem sobre ele, e, ao dialogarem com suas práticas e realidade, propuserem intervenções no limite das respectivas possibilidades. Para além do entendimento dos resultados dispostos na Revista do SARESP, é importante a análise de outros instrumentos de devolutivas de resultados, como a Foco Aprendizagem e os Boletins da Escola que complementam dados e detalham os resultados de cada escola, de cada turma que realizou a avaliação. Olhar aos fatores associados ao desempenho do estudante, a partir das informações produzidas pelos questionários aplicados também pode contribuir para uma análise de resultado mais focada às especificidades de cada unidade escolar..
Como conciliar o trabalho necessário a partir dos resultados do SARESP diante do impacto com a crise da COVID 19?
Realmente, esta inesperada variável, só veio aumentar ainda mais a dimensão de nossos desafios. Porém não podemos perder de vista nosso foco. Apoiar de todas as formas possíveis o aprendizado dos estudantes no limite máximo da qualidade que possamos ofertar, neste momento tão delicado. Nesse sentido, a partir da necessidade do distanciamento social, que deixará temporariamente alunos e docentes em trabalho remoto, nosso empenho se voltou à busca de estratégias que auxiliem nessa empreitada. Meios de trabalho e estudo intermediados por tecnologias foram acionados, na ativação de plataformas digitais e, especialmente, com a implantação do Centro de Mídias da Educação do Estado de São Paulo – CMSP – que apoiará fortemente a realização de atividades não presenciais, tanto junto aos gestores como professores e estudantes, ofertando acompanhamento, formação e aulas em veículos diversos (celular, computador e TV ). Além disto – para que nenhum estudante seja excluído – também serão oferecidos materiais impressos, para estudo e avaliação, para que os alunos realizem em suas casas as diferentes atividades propostas, praticando o exercício de sua autonomia e responsabilidade, orientados à distância por seus professores, até que possam retornar à escola presencialmente. Fizemos, ainda, todo o replanejamento do calendário escolar e das ações nele envolvidas, para nos adequarmos às especificidades desta nova demanda. Contudo vale salientar que o presente desafio tem um lado altamente positivo, qual seja, inserir de fato, educadores e educandos, no desenvolvimento de competências exigidas para o século XXI. Como nunca imaginado, elas se tornaram extremamente claras neste momento.
DAVED |
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