SARESP EM REVISTA
Exemplo 1

Nível: Abaixo do Básico < 175


Compõe a descrição do ponto 150 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto

H08 – Inferir informação pressuposta ou subentendida, com base na compreensão global de um texto.








Comentário

O item avalia se o aluno, ao articular seus conhecimentos textuais, consegue compreender por que a tirinha é engraçada. Nos três primeiros quadros da tirinha, a pedido de seu dono, o cão realiza atividades que os cães são capazes de fazer: senta, levanta-se e dá a pata ao dono. No entanto, no último quadrinho, ele realiza uma atividade exclusivamente humana: recita um poema. É essa habilidade do cão que torna a tirinha engraçada.
Ao que parece, os alunos que optaram pela alternativa A (gabarito) perceberam isso com clareza: 91,9%. Quando se observa o comportamento dos estudantes em cada grupo específico, constata-se que até mesmo alunos do Grupo 1 tiveram um bom desempenho: 81,7%. É interessante notar que, entre os distratores (alternativas incorretas), o C (é bastante desobediente) foi o menos assinalado. Isso se deve, provavelmente, ao fato de o cão obedecer a todos os comandos de seu dono. Assim sendo, os alunos que optaram por essa alternativa muito provavelmente não compreenderam a tarefa solicitada.
Exemplo 2

Nível: Básico 175 a < 225


Compõe a descrição do ponto 175 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto.

H05 – Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um texto.








Comentário
O item avalia se o aluno consegue reconhecer informações explícitas referentes a propriedades da pipoca. Para realizar essa tarefa, ele deve analisar no texto as especificações relativas ao objeto descrito e compará-las às afirmações apresentadas em cada uma das alternativas, descartando aquelas cuja informação não está correta. De caráter informativo, adequado à faixa etária e de baixa complexidade, o texto é de fácil compreensão, construído com informações claramente expressas nele.
Os percentuais de respostas indicam que 87,3% dos alunos conseguiram localizar a informação correta, relacionando seu sentido àquele da alternativa C: gostosa e saudável. Entre os distratores (alternativas incorretas), o D foi o que mais atraiu alunos dos três grupos. Esse é um dado curioso porque a afirmação contida nele contradiz o que o texto afirma. No texto, a pipoca é apresentada como um alimento que “evita doenças como o câncer e o mal de Alzheimer” e cujos nutrientes “ajudam na digestão”. Quando se analisa o desempenho de cada grupo específico, nota-se que a maioria dos estudantes do Grupo 1 (67,4%) optou pela resposta correta ao reconhecer que a pipoca é gostosa e saudável, informação explicitada na segunda linha do texto.
Exemplo 3

Nível: Adequado 225 a < 275


Compõe a descrição do ponto 250 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 6 – Compreensão de textos literários
H39 – Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo relação entre a moral e o tema da fábula.







Comentário

O item avalia se o aluno consegue inferir a moral da fábula “O asno em pele de leão”. O gênero “fábula” apresenta uma estrutura bem particular e, para sua compreensão, requer do leitor que recupere a lógica das ações e o sentido do curso dos eventos ordenados. Nesse gênero, a história é apenas um pretexto para a instrução ou o conselho que o autor deseja transmitir. Para realizar a tarefa solicitada, os alunos devem mobilizar seus conhecimentos escolares sobre fábulas, a fim de encontrar, por trás das alegorias presentes na ficção, seu ensinamento moral.
O índice médio de acerto (72,1%) indica que, em geral, os alunos dominam essa habilidade. Entre os estudantes dos Grupos 2 e 3, o índice de acerto foi alto: 76,4% e 93,1%, respectivamente. No entanto, no Grupo 1, os percentuais de respostas indicam que apenas 42,5% dos alunos conseguiram inferir a moral da fábula, fazendo a correspondência entre a ideia central do texto e o tema da narrativa. Levando-se em consideração que o gênero “fábula” é bastante trabalhado nas escolas desde os anos iniciais do ensino fundamental, chama a atenção o fato de menos da metade dos estudantes do Grupo 1 ter assinalado o gabarito C. E, embora nenhum trecho do texto remeta à ideia de que “Para o mal agradecido, o justo parece ser injusto”, 10,5% dos alunos desse grupo assinalaram a alternativa D. E 23,9% marcaram a alternativa A (Falar é fácil; fazer é que é o difícil), concluindo provavelmente que o asno fazia uso de sua voz para tentar se passar por leão e amedrontar os outros animais. A própria raposa percebe que o asno não é um leão no momento em que ele abre sua boca para zurrar.
Exemplo 4

Nível: Avançado ≥ 275


Compõe a descrição do ponto 275 da Escala de Língua Portuguesa - Leitura - SARESP

Tema 5 – Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita

H20 – Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação entre definição/exemplo.







Comentário

O item avalia se o aluno consegue, com base na correlação entre definição/exemplo, identificar o padrão ortográfico de palavras escritas com o acréscimo do sufixo -dor. Esse sufixo é bastante usado e confere à palavra que modifica a qualidade de “agente”. Nos processos de formação de palavras, os dois principais recursos utilizados são a derivação e a composição. Na derivação, afixos, prefixos e sufixos são anexados ao radical, a fim de mudar o significado da palavra. Na composição, ocorre a justaposição de duas ou mais palavras autônomas para a formação de uma outra palavra com significado próprio.
O índice médio de acerto (55,5%) indica que os alunos ainda não dominam satisfatoriamente essa habilidade. Nos Grupos 1 e 2, menos da metade dos alunos assinalou a alternativa correta: 32,5% e 47,7%, respectivamente. Esses alunos não conseguiram compreender que a palavra “vendedor” (alternativa correta) é formada por meio do acréscimo do sufixo -dor ao verbo “vender”. Chama a atenção o fato de 10,2% dos estudantes terem assinalado a alternativa C, que apresentava uma palavra que nem sequer terminava em -dor: vigiado. Esses adolescentes não compreenderam que a tarefa de leitura proposta consistia na solução de um problema de ortografia com base num exemplo de derivação. Quando se analisa o desempenho dos grupos específicos, nota-se que a porcentagem de estudantes do Grupo 1 que optaram pelo distrator D foi maior do que a porcentagem dos que assinalaram o gabarito (alternativa A): 34,4% e 32,5, respectivamente.