SARESP EM REVISTA
v.1, 2017
A TCT é uma teoria estatística que constrói atributos para os itens que compõem um teste específico, a partir da análise do desempenho dos seus participantes. Dentre os dados numéricos gerados pela TCT, para cada item, estão o percentual de acertos, o percentual de escolha de cada alternativa, o índice de dificuldade e o índice de discriminação.

O gráfico de linhas coloridas que acompanha cada um dos exemplos apresentados nas análises pedagógicas é preparado com dados numéricos fornecidos por essa teoria. Além de mostrar a variação do percentual que cada alternativa de resposta recebeu, o gráfico permite observar como foram as escolhas em três grupos distintos de alunos, Grupo 1, Grupo 2 e Grupo 3.

Esses Grupos 1, 2 e 3 são determinados a partir do número de acertos que os estudantes obtiveram na prova (24 itens) e não apresentam relação direta com os níveis de proficiência já que estes não são determinados única e exclusivamente pelo score do respondente. Os intervalos de acertos que caracterizam cada grupo não são os mesmos em todos os anos, pois dependem do desempenho de todos os alunos para serem obtidos.

Considerando o total de itens de cada prova, todos os alunos são elencados em ordem crescente segundo seu escore (número de acertos) nessa prova. Aqueles de menor número de acertos, perfazem cerca de 1/3 do total de alunos, constituem o Grupo 1, ou de menor desempenho; aqueles de melhor desempenho, perfazem cerca de 1/3 do total de alunos, constituem o Grupo 3; os alunos de desempenho intermediário, entre os Grupos 1 e 3, também perfazem cerca de 1/3 do total de alunos e constituem o Grupo 2.




NNo eixo horizontal do gráfico estão os três grupos de alunos, e no eixo vertical está o percentual de alunos que assinalou determinada alternativa. Note-se, por exemplo, a variação da alternativa B, que é a resposta correta, e está identificada pela linha vermelha. No Grupo 1, cerca de 35% assinalaram essa alternativa, no Grupo 2, quase 80% marcaram corretamente e no terceiro grupo, cerca de 95%. Além de analisar o acerto, é possível ver outros indicativos, como: no Grupo 1 a alternativa A foi a mais assinalada e a alternativa C possui o menor percentual em todos os grupos. Investigar o motivo desses resultados pode auxiliar o professor para conhecer melhor seus alunos.

Em síntese:

Teoria Clássica de Testes – TCT

  • Resultados com base no número de acertos do aluno na prova (Escore).
  • A qualidade de um item é medida com base na frequência de respostas que ele recebe.
  • Permite estudar a percepção dos respondentes em cada item.
  • Permite avaliar a dificuldade e a discriminação de um item.


Para complementar:

  • Na TCT, o grau de dificuldade (DIF) é obtido a partir da porcentagem de respondentes que erraram o item, o que resulta em um índice que varia de 0,00 a 1,00.  Um índice alto revela uma questão muito difícil, e um índice baixo uma questão muito fácil.
  • Na TCT, a propriedade de discriminação do item (DISC) é obtida a partir da diferença de percentuais de acerto no item entre o Grupo 3 e o Grupo 1. É expresso como um índice, que varia de 0,00 a 1,00. Um índice alto revela uma questão com alto poder de discriminação; o item é respondido acertadamente por uma maior proporção de alunos que se situam no grupo de melhor desempenho na prova (Grupo 3).