SARESP 2016 EM REVISTA
v.1, 2017
PCNP de Filosofia e Sociologia/Interlocutor dos Grêmios Estudantis na Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos

PROTAGONISMO: PROMOVENDO O SARESP

Nos últimos três anos, o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, tem se organizado e realizado orientações técnicas com foco no desempenho, participação e compromisso de toda a comunidade escolar com o SARESP. Cada encontro tem a duração de 04 horas e direcionado de modo personalizado para Alunos Gremistas, Professores Mediadores, Professores da Sala de Leitura, Vice-Diretores (incluindo os profissionais que atuam no Programa Escola da Família) e Professores Coordenadores acompanhados de um representante da equipe docente, por unidade escolar.

As orientações técnicas buscam ofertar subsídios inovadores e, ao mesmo tempo, resgatar experiências exitosas de formações pontuais destinadas à consolidação de uma cultura educacional na qual as avaliações externas não sejam compreendidas como momentos esporádicos, mas como a culminância do processo de ensino aprendizagem. Outro objetivo importante e plenamente articulado ao primeiro, refere-se à necessidade de valorizar e utilizar referenciais objetivos acerca da qualidade do ensino ofertado com o intuito de intensificar as estratégias positivas e propor novas abordagens, quando necessário.

No que tange ao item desempenho são promovidas diversas ações ao longo do ano letivo: orientações técnicas que abarcam todos os componentes curriculares, acompanhamento in loco nas unidades escolares, elaboração e execução de projetos regionais. Dispensamos especial atenção ao combate à evasão escolar mediante a aplicação do programa Quem falta faz falta.

Dentre todas as estratégias utilizadas, destaca-se a Semana Turbinada, planejada para atender aos itens participação e compromisso. O projeto consiste em uma série de ações integradas que envolvem todos os atores escolares: equipe gestora, professores, estudantes, funcionários, familiares e comunidade como um todo. Mais do que um evento, trata-se da ratificação dos esforços empreendidos ao longo do ano, uma ação de que intensifica o trabalho realizado e de mobilização em prol do SARESP, do aprendizado e enfatiza a importância da escola e da educação.

O nome Semana Turbinada refere-se ao procedimento de realizar orientações técnicas pertinentes à realização do SARESP, no intervalo de uma semana, na Diretoria de Ensino e se estendem ao longo de todo o quarto bimestre nas unidades escolares. Lembramos que o SARESP é um componente do planejamento pedagógico anual e que a Semana Turbinada é mais uma ação direcionada à divulgação do período de aplicação da prova e também a promoção da consciência em relação ao compromisso na realização da prova e um tempo oportuno para celebração do trabalho empenhado em todo ano letivo, bem como promover a autonomia do estudante em relação ao próprio aprendizado, criando as condições para o desenvolvimento do protagonismo.

Vale destacar que um dos pressupostos da educação, conforme o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, é o protagonismo juvenil em que as ações dos Grêmio Estudantis são fundamentais para o sucesso de todos os projetos e, consequentemente, da Semana Turbinada, cujo objetivo é incentivá-los e prepara-los para que possam pensar e fazer por si mesmos.

O primeiro passo foi transportar os termos técnicos acerca do valor do SARESP para uma linguagem acessível e agradável aos jovens. Desse modo, aproveitamos a febre do jogo Pokémon Go e estabelecemos uma analogia à avaliação, sobretudo no que se refere na tomada de decisões.

Inicialmente foi exibido um vídeo sobre o jogo apresentando a Teoria da Realidade Aumentada, a partir disso foram proporcionadas reflexões sobre os elementos virtuais enquanto potenciais para o crescimento da realidade educacional, tendo na avaliação um medidor para acompanhar esses avanços. Na sequência foram distribuídas cartas de RPG com os personagens do Pokémon onde eram apresentadas motivações diversas para realização do SARESP, acompanhadas de pontuações de ataque e defesa. O objetivo central do jogo era “capturar” razões pelas quais devemos nos empenhar na promoção da avaliação externa.

Por fim, foram promovidas oficinas de criação de vídeos virais sobre a relevância do SARESP para a escola e para os alunos que foram divulgados em redes sociais.