SARESP EM REVISTA
v.1, 2017
A escala de Língua Portuguesa (Leitura) é comum a todos os anos/série avaliados no SARESP: , 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A Escala permite identificar as habilidades e competências construídas pelos alunos, conforme a matriz que serve de referência para o SARESP. A interpretação da escala é cumulativa, ou seja, os alunos que estão situados em um determinado ponto dominam não só as habilidades associadas a esse ponto, mas também as proficiências descritas nos pontos anteriores.

A Escala de Língua Portuguesa - Leitura é interpretada nos pontos 75, 100, 125, 150, 175, 200, 225, 250, 275, 300, 325, 350 e 375. A descrição de cada um dos pontos é feita com base nos resultados de desempenho dos alunos na prova de Língua Portuguesa do SARESP e de acordo com as habilidades detalhadas nas Matrizes de Referência para Avaliação do SARESP.

A classificação e descrição genérica dos Níveis de Proficiência no SARESP e os intervalos de pontuação que os definem para Língua Portuguesa - Leitura estão apresentados a seguir.


Classificação e Descrição dos Níveis de Proficiência do SARESP



Níveis de Proficiência de Língua Potuguesa do SARESP



Descrição da Escala de Língua Portuguesa – SARESP – 2016
Nessa edição, a proposta de apresentação da Escala de Proficiência de Língua Portuguesa para o 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio ganha um novo formato que facilita a identificação de descrições associadas a habilidades da Matriz.

A Escala de Língua Portuguesa – Leitura, interpretada em pontos e seus intervalos, é parte integrante da Revista Eletrônica de Língua Portuguesa – SARESP 2016.