SARESP EM REVISTA
v.1, 2017
Nessa edição, a apresentação da Escala de Proficiência ganha um novo formato que facilita a identificação das habilidades da Matriz em cada um dos diferentes níveis de proficiência (abaixo do básico, básico, adequado e avançado), no qual há, pelo menos, a descrição de um item a elas associado. Também fica facilitada a Interpretação da descrição da Escala, uma vez que, para cada nível de proficiência, estão associados os descritores dos itens a partir dos quais se avaliou a proficiências dos alunos nas diferentes habilidades.

Os quadros a seguir mostram quais habilidades estão associadas a cada nível de proficiência de seu respectivo ano/série.



Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência do 5º EF – Matemática


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Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência do 7º EF – Matemática


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Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência do 9º EF – Matemática


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Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência do 3ª EM – Matemática


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A presença de uma mesma habilidade em diferentes pontos da escala, ou em diferentes níveis de proficiência (abaixo do básico, básico, adequado, avançado), é consequência de uma mesma habilidade poder ser avaliada em itens com diferentes graus de complexidade, que demandam dos alunos operações mentais menos complexas ou mais complexas. Essa maior complexidade do item pode estar relacionada à complexidade da situação-problema apresentada, ao aprofundamento com o qual o conteúdo é abordado, à complexidade das alternativas de resposta (gabarito e distratores).

Para melhor compreensão de cada habilidade é necessário analisar em conjunto todos os descritores a ela associados nos diferentes pontos da escala de proficiência.

É importante ressaltar o caráter contínuo e cumulativo da escala de proficiência, ou seja, o estudante com determinada proficiência em um ano/série escolar específico, além de ter suas habilidades específicas ali detalhadas, também apresenta habilidades próprias dos anos anteriores. Por isso, é fundamental que educadores não se limitem somente a analisar as descrições da série em questão, já que em certos casos será necessário investigar as fragilidades e as aquisições de anos/séries anteriores e suas implicações no  desenvolvimento de novas habilidades nos anos/séries subsequentes.