SARESP EM REVISTA
FINALIDADES

O Sistema de Avaliação do Rendimento de São Paulo - SARESP, como avaliação de larga escala do sistema educacional, subsidia a gestão da Educação Básica, os programas de formação continuada, o planejamento escolar e o estabelecimento de metas para o projeto de cada escola.

Além de permitir a verificação do desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas propostas para cada etapa do ensino e da aprendizagem escolar, o SARESP também disponibiliza os resultados de cada escola pública estadual à população em geral.

Essa é uma condição essencial para o acompanhamento do ensino ministrado nas escolas paulistas, resultando em um estímulo à participação da sociedade civil na busca da melhoria da qualidade do aproveitamento escolar. Nessa condição, configura elemento essencial do processo de comunicação da escola com a sociedade, na medida em que conhecer resultados de avaliações de desempenho abre a perspectiva para a discussão, a reflexão e o engajamento na vida escolar e no projeto educacional na busca de melhoria significativa da educação de um povo.


CARACTERÍSTICAS

A 20ª edição do SARESP, em 2017, a exemplo das edições anteriores, tem algumas características que o destacam no cenário nacional da avaliação de larga escala. Por exemplo:
  • avaliação do 3º ano do Ensino Fundamental por meio de itens de múltipla escolha e de resposta construída pelos alunos;
  • correção externa e online, das provas de questões de resposta construída aplicadas aos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática;
  • uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) na montagem das provas do 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio;
  • avaliação do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual em uma amostra correspondente a 10% da população avaliada, estratificada por tipo de atendimento, Diretoria de Ensino (DE) e Região Metropolitana e Interior e ainda, pela classificação das escolas quanto ao desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática;
  • utilização da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em todos os anos e componentes curriculares avaliados, tanto em provas objetivas quanto nas provas de resposta construída, que permite a comparação dos resultados obtidos no SARESP, ano a ano;
  • apresentação dos resultados do SARESP 2017, em Língua Portuguesa e em Matemática – 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio –, na mesma escala de desempenho da Prova Brasil/Saeb;
  • apresentação de resultados por Região Metropolitana e Interior do Estado de São Paulo, com vistas à ampliação de informações para análise de desempenho regional.

    Conheça os detalhes das metodologias estatísticas utilizadas no SARESP, consultando a edição “SARESP 2016 em Revista”:




    INSTRUMENTOS

    Os instrumentos de medida utilizados no SARESP 2017 são as provas, distribuídas em Cadernos. As provas do 3º ano do Ensino Fundamental são compostas por questões de resposta construída pelo aluno (resposta aberta) e por questões objetivas (múltipla escolha). Nos demais anos/séries, os cadernos de provas apresentam 24 questões de múltipla escolha.

    O Quadro sintetiza os diferentes tipos de Cadernos de Prova estruturados para o SARESP 2017.



    Nas seções intituladas Análise de Itens, nesta mesma revista, podem ser encontrados exemplos de itens que compõem as provas do SARESP 2017.