SARESP EM REVISTA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E GRÊMIOS

Uma das ações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no projeto Gestão Democrática, é o apoio aos colegiados das escolas, destacando-se entre eles o Grêmio Estudantil, que surpreendeu positivamente na participação em todo o processo de atividades do SARESP. O Grêmio Estudantil, revelou seu engajamento por diferentes ações realizadas, conclamando os alunos à participação nas provas do SARESP e esclarecendo à comunidade escolar a legítima importância de um instrumento diagnóstico, cujo objetivo é a melhoria da qualidade de ensino da rede pública. A participação deste público jovem, que aderiu à parceria com SEE, demonstra o potencial cidadão e o empenho das equipes locais, que nesta seção poderá ser visto por meio de alguns relatos e vídeos que foram selecionados como exemplos de ações. Estas ações coordenadas pelo Chefe de Gabinete, têm apresentando resultados positivos, exposto em um vídeo pelo Prof. Wilson Levy.  



A seguir, alguns links para vídeos de ações pontuais nas escolas.

E.E. Manuel Cabral

E.E. Comendador Antônio Figueiredo Navas

E.E. Milton da Silva Rodrigues

E.E. Suetônio Bittencourt Junior

Victor Holanda - Ex-aluno gremista da Rede Estadual de Ensino

Felipe Augusto - Ex-aluno gremista da Rede Estadual de Ensino
ARTICULAÇÃO ENTRE GESTÃO E GRÊMIO ESTUDANTIL NO SARESP 2017



Com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da Avaliação SARESP 2017 no processo de Ensino Aprendizagem, a gestão da escola elaborou ações envolvendo pais, professores e Grêmio Estudantil, organizadas em três etapas.

No final de outubro de 2017, aconteceu o primeiro momento:  uma reunião entre gestão, professores e Grêmio Estudantil da escola, em que foram discutidos e planejados os trabalhos desse processo de sensibilização.

A segunda etapa aconteceu no início de novembro, quando os estudantes que compõem o Grêmio Estudantil visitaram as turmas participantes do SARESP, enfatizando a relevância da presença, seriedade e empenho de todos nos dias das provas, ressaltando a contribuição desta ferramenta como diagnóstico, a fim de ser possível refletir sobre estratégias voltadas à melhoria do ensino da escola.

Na sequência, a equipe gestora preparou algumas frases motivadoras. Os alunos das turmas, organizados em grupos, escolheram três entre essas frases com as quais se identificaram, e elaboraram cartazes para serem expostos por toda a escola. O propósito era ressaltar o potencial dos estudantes nos dias da realização da Avaliação do SARESP.

Dias depois, na terceira e última etapa, pais, gestão escolar, professores, alunos e Grêmio Estudantil, reunidos, participaram das seguintes atividades: assistiram a um vídeo de sensibilização a respeito do SARESP 2017 sobre questões que o envolvem, como “Para que serve?”, “O que avalia?”, “Como é composta?”, “Quando ocorrerá?”, entre outras. Em seguida, discutiu-se a respeito das questões propostas no vídeo e, para finalizar, houve uma dinâmica denominada “Árvore do SARESP”, em que todos os presentes escreveram nas “folhas” da árvore suas impressões, desejos e anseios a propósito do momento da avaliação e o que esta pode agregar como ferramenta de estudo à unidade escolar.

Algumas dessas frases foram:

“É uma avaliação que mede o ensino dos ciclos, dando uma direção aos professores.”;

“ É importante porque diz como nossa escola está ensinando.”;

“Gostei dessas atividades porque agora a gente começa a entender um pouco melhor o SARESP.”;

“A importância do SARESP é que mostra as dificuldades da escola toda que assim pode planejar atividades para a melhoria do ensino”.

Com essas ações, pretendemos que os pais e alunos fiquem mais engajados na realização do SARESP e a que a comunidade escolar reconheçam a importância de uma avaliação externa em larga escala.