SARESP EM REVISTA
Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

75
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
● Localizam dados expressos em gráficos de colunas simples.

100
TEMA – ESPAÇO E FORMA
● Reconhecem o cubo entre formas geométricas tridimensionais.

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
● Localizam dados expressos em tabelas simples.

125
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
● Localizam e interpretam informações contidas em um calendário.
● Localizam dados apresentados em um gráfico de colunas para resolver situação problema.

150
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
● Calculam o resultado de uma subtração sem recurso envolvendo números da ordem de centenas, por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
● Calculam o valor total de certa quantia de cédulas e moedas.
● Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas diferentes.
Identificam a regularidade presente em uma sequência numérica crescente.
● Resolvem problemas que envolvem o cálculo do total de objetos de duas coleções por meio de uma adição com reserva.
● Resolvem problema que envolve a adição como o cálculo do valor inicial de uma transformação negativa, dados o valor da transformação e o do final.
● Utilizam regras do sistema de numeração decimal para produzir escritas numéricas.
● Determinam o próximo termo de uma sequência numérica crescente, que varia de 2 em duas unidades
● Calculam o resultado de uma soma, sem reserva, entre um número de 3 algarismos e um número de 2 algarismos.

TEMA – ESPAÇO E FORMA
● Identificam a localização e a movimentação de um objeto com base no referencial vire à direita, vire à esquerda.
● Identificam formas geométricas tridimensionais utilizando a terminologia convencional.

175

TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
● Calculam a quantia de dinheiro que sobra após selecionar cédulas e moedas que pagam determinada quantia.
● Calculam o resultado de uma adição de números naturais da ordem de centenas, com reserva.
● Comparam escritas numéricas, ordenando-as em ordem crescente ou decrescente.
● Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas iguais.
● Identificam a localização de números naturais na reta numérica.
● Resolvem problemas que envolvem a subtração cujo significado é a comparação entre quantidades de duas coleções. (“quanto a mais?”).
● Resolvem problema envolvendo operação de multiplicação.

TEMA – ESPAÇO E FORMA
● Reconhecem o cilindro entre formas geométricas tridimensionais.
● Identificam semelhanças entre polígonos, usando o número de lados como critério.

200
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
● Resolvem problemas que envolvem uma adição e uma subtração ou subtrações sucessivas por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
● Calculam o resultado de uma subtração com recurso, entre um número da ordem das centenas.
● Resolvem problema que envolve subtração com recurso para determinar a diferença entre duas pontuações da ordem das centenas.

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
● Resolvem problema cujos dados estão expressos em um gráfico de colunas e que envolvem a comparação dos valores referentes a duas delas.

225
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
● Resolvem problema envolvendo multiplicação, com o significado de combinatória, para determinar o número total de refeições que podem ser montadas.

TEMA – ESPAÇO E FORMA
● Identificam o retângulo como parte de uma figura plana.
● Descrevem a localização de pessoas em uma figura, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição (direita/esquerda).

250
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
● Interpretam informações e dados apresentados em tabelas.

275
TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
● Estabelecem relações entre unidades de medida de tempo – semestre e número de meses.

300

TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
● Resolvem problema envolvendo unidades de medida não convencionais (palmo).

325
TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
● Comparam unidades de medida não convencional (palmo).