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FINALIDADES
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, é um processo de avaliação de larga escala, que completou em 2022 a sua 24ª edição.
Além de permitir a verificação do desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas propostas para cada etapa de ensino-aprendizagem escolar, o SARESP é importante mecanismo de apoio à tomada de decisão na gestão da Educação Básica paulista, em especial no que se refere à definição de programas de formação continuada, ao planejamento escolar e ao estabelecimento de metas para o projeto de cada escola.
Os indicadores educacionais apresentados pela avaliação externa possibilitam o gestor educacional a identificar pontos fortes e fracos de sua rede, permitindo o estabelecimento de metas sempre visando a melhoria da educação.
De outra parte, ao disponibilizar os resultados de cada escola pública estadual à população em geral, o SARESP é parte do processo de comunicação da escola com a sociedade, abrindo a perspectiva para a discussão, a reflexão e o engajamento na vida escolar e no projeto educacional na busca de melhoria significativa da educação de um povo.
CARACTERÍSTICAS
Os resultados gerados na edição do SARESP 2022 mantiveram, como característica básica fundamental, a utilização da metodologia Teoria da Resposta ao Item (TRI). Metodologia essa que permite a comparação dos resultados obtidos no SARESP ano a ano, desde 2008, fazendo uso da mesma escala empregada na divulgação dos resultados das avaliações nacionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desse modo, é possível acompanhar a evolução dos indicadores de qualidade da educação ao longo dos anos de escolaridade, bem como apresentação dos resultados do SARESP 2022 em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, na mesma escala de desempenho da Prova Saeb.
A 24ª edição do SARESP tem algumas características que o destacam no cenário nacional da avaliação de larga escala. Por exemplo:
- avaliação do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, predominantemente, por meio de itens de múltipla escolha e de resposta construída pelos estudantes e seus resultados descritos na escala do Saeb, como se faz tradicionalmente para a avaliação dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio;
- correção externa e online, dos itens de resposta construída aplicados aos estudantes de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática;
- uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) na montagem das provas do 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, o que permite utilizar grande número de itens por ano/série e componente curricular, e classificar os níveis de desempenho dos estudantes em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades com maior amplitude;
- avaliação do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual em uma amostra correspondente a 10% da população avaliada, em aplicação impressa, estratificada por tipo de atendimento, Diretoria de Ensino (DE) e Região Metropolitana e Interior e ainda, pela classificação das escolas quanto ao desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática, garantindo assim uma amostra que represente o sistema que está sendo avaliado;
- avaliação do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual na totalidade de estudantes matriculados e em uma amostra correspondente a até 10% da população avaliada para cada ano/série, em aplicação digital, estratificada por tipo de atendimento, Diretoria de Ensino (DE) e Região Metropolitana e Interior e ainda, pela disponibilidade de equipamentos eletrônicos adequados em laboratório de informática da escola;
- utilização da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em todos os anos e componentes curriculares avaliados em provas objetivas, que permite a comparação dos resultados obtidos no SARESP, ano a ano, possibilitando o acompanhamento da evolução dos indicadores de qualidade da educação;
- apresentação dos resultados do SARESP 2022, em Língua Portuguesa, em Matemática e em Ciências da Natureza – 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, na mesma escala de desempenho do Saeb;
- estudo para apresentação dos resultados do SARESP, em Língua Portuguesa e em Matemática – 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, na mesma escala de desempenho do Saeb;
- estudo para apresentação dos resultados do SARESP em Língua Inglesa, baseado na aplicação digital e amostral realizada para o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio;
- estudo de fatores associados ao desempenho escolar com base nas respostas dos questionários contextuais de estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, e dos respectivos pais ou responsáveis;
- apresentação de resultados por Região Metropolitana e Interior do Estado de São Paulo, com vistas à ampliação de informações para análise de desempenho regional.
Conheça os detalhes das metodologias estatísticas utilizadas no SARESP, consultando a edição “SARESP 2016 em Revista”:
INSTRUMENTOS
As provas do SARESP 2022 foram organizadas de modo a contemplar as características básicas da edição anterior do SARESP, na qual as provas são compostas, predominantemente, por itens de múltipla escolha.
A avaliação censitária abrangeu estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com diferentes instrumentos. Atendendo aos requisitos do Projeto Básico SARESP 2022, a avaliação do 3º ano do Ensino Fundamental na Rede Estadual da SEDUC/SP foi realizada por amostragem.
Provas ampliadas ou em braile, destinadas a atender aos estudantes deficientes visuais, foram elaboradas por disciplina e ano/série avaliados.
O quadro seguinte sintetiza os diferentes tipos de Cadernos de Prova estruturados para o SARESP 2022.
Legenda: M = manhã T = tarde
Nas seções intituladas Resultados, nesta mesma revista, podem ser encontradas considerações sobre os resultados gerais e a análise dos itens que compuseram as provas do SARESP 2022, para cada componente curricular avaliado.
Na aplicação do SARESP também foram aplicados aos estudantes e pais ou responsáveis de estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, questionários socioeconômicos e de contexto escolar, visando delinear o perfil dos estudantes, obter o Indicador de Nível Socioeconômico – INSE das escolas que é utilizado, desde 2013, para apuração do Índice de Cumprimento de Metas (ICM) do IDESP, assim como, obter informações sobre indicadores associados a características extra e intraescolares. |
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