SARESP EM REVISTA
Em 2022, o SARESP avaliou o rendimento dos estudantes em Ciências e Ciências da Natureza, a avaliação se deu entre os estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Os resultados da rede estadual aferidos nessa edição foram os seguintes:


Tabela 1. Médias de Proficiência por Ano/Série Ciências - SARESP 2022




É importante que se analise os dados disponibilizados, na perspectiva de uma série histórica de resultados dos diferentes níveis de ensino. Assim, e só assim, será possível aos educadores aliar análises de resultados da avaliação à experiência do professor em sala de aula, para discutir com propriedade as ações e estratégias necessárias para o alcance das metas fixadas para a educação básica do Estado de São Paulo.

A evolução das médias de proficiência da rede estadual está apresentada na sequência:


Gráfico 1. Evolução Geral das Médias de Proficiência por Ano/Série - Ciências e Ciências da Natureza




O aumento na média de proficiência verificado entre os estudantes do 5º ano de 2021 para 2022, ainda que discreto, aproxima ainda mais os estudantes do 5º ano do nível Adequado de proficiência. Com relação à média de proficiência do 9º ano, em 2022 essa média também é maior que aquela verificada em edições anteriores, mas muito próxima àquela verificada em 2021. Ou seja, o retorno às aulas presenciais, em 2022, não impactaram positivamente o nível de proficiência que já havia sido verificado em 2021. Em relação à 3ª série do ensino médio, a média de proficiência em 2022 é a menor desde o SARESP edição 2010. Vale destacar que a média de proficiência dos estudantes concluintes do ensino médio vem diminuindo desde então, quer no período pré-pandemia, em 2021 sob o impacto da pandemia e aulas não presenciais, e também em 2022, já com as atividades acadêmicas relativamente normalizadas. Esse dado sinaliza a necessidade de se discutir o processo ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza, de modo a aproximar esses estudantes das metas de proficiência desejadas  para essa etapa da escolarização.

Além da evolução histórica de cada ano/série avaliado(a), também é importante observar o ganho de proficiência numa mesma edição, considerando as etapas do ensino avaliadas em 2022. O gráfico a seguir apresenta esse ganho:


Gráfico 2.Ganho de Proficiência na Avaliação SARESP 2022 – Ciências e Ciências da Natureza



Os dados evidenciam ganho de proficiência ao longo da escolarização: a média de proficiência dos alunos da 3ª série é 46,7 pontos maior que a média de proficiência dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Contudo, a expectativa em ganho de proficiência, considerando os valores mínimos do nível Adequado, seria de 125 pontos. Ou seja, embora haja ganho de proficiência ao longo da escolarização, esse ganho está aquém daquele esperado considerando o intervalo de sete anos, do 5º ano à 3ª série. Essa defasagem é menor entre o 5º ano e 9º ano, cuja diferença na média de proficiência no SARESP 2022 foi de 42,4 pontos quando o esperado seria de 75 pontos, que aquela verificada ente o 9º ano e a 3ª série, cuja diferença é de 2,5 pontos quando o esperado seria de 50 pontos em proficiência.

No 5º ano do ensino fundamental a média de proficiência aferida no SARESP 2022, ainda que no intervalo do nível Básico, está próxima ao limite inferior do nível Adequado, porém no 9º ano essa média de proficiência, também no nível Básico, ainda está a meio caminho do limite para o nível Adequado. Na 3ª série do ensino médio, a média de proficiência no SARESP 2022 está no nível Abaixo do Básico, um pouco abaixo do limite inferior do nível Básico.

Há que se investigar as causas e minimizar os efeitos na redução no ritmo de aquisição de proficiência ao longo da escolarização. Dentre as possíveis causas, a não consolidação de conteúdos e habilidades próprios de determinada etapa da escolarização, mas os quais são essenciais para a aprendizagem de conteúdos curriculares, objetos do conhecimento e consolidação de habilidades esperadas para etapas subsequentes. Para tanto, é importante que professores e gestores da educação tenham um olhar para a distribuição dos estudantes pelos diferentes níveis de proficiência e, sobretudo, o que esses estudantes consolidaram em termos de objetos de conhecimento trabalhados em cada etapa da escolarização, quais habilidades começaram a desenvolver de modo a serem capazes de apresentar soluções para as situações-problema que lhes são apresentadas no âmbito das Ciências e Ciências da Natureza.

A média de proficiência é uma medida obtida a partir do desempenho individual dos estudantes que participaram da prova. Por isso, apesar de a média de proficiência ser um valor pontual e único, os estudantes apresentam proficiências distintas, que podem ser classificadas em diferentes níveis de proficiência em razão do intervalo no qual se situam. Veja como ficou a distribuição para os alunos da rede estadual.


Gráfico 3. Percentuais de Alunos por Nível de Proficiência - Ciências e Ciências da Natureza



O quadro a seguir apresenta os intervalos de proficiência em Ciências e em Ciências da Natureza para cada um dos níveis de proficiência considerados: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. O quadro apresentado na sequência descreve, para cada nível de proficiência, o nível de domínio que têm os estudantes sobre os conteúdos, competências e habilidades esperadas ao fim de cada etapa da escolarização. Uma vez que no nível Básico os estudantes possuem as estruturas necessárias para interagir com a proposta curricular da série subsequente, os níveis de proficiência Básico e Adequado podem ser agrupados em um único nível, denominado Suficiente.



Quadro 1. Níveis de Proficiência de Ciências e Ciências da Natureza do SARESP




Quadro 2. Classificação e Descrição dos Níveis de Proficiência do SARESP



Os gráficos a seguir mostram um comparativo entre edições, considerando a distribuição dos alunos nos níveis de proficiência.



Gráfico 4. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – Ciências – 5º ano EF




Os resultados mostram que no 5º ano, de 2021 para 2022, houve uma pequena redução no percentual de estudantes nos níveis de proficiência Abaixo do Básico e Básico e, consequentemente, um pequeno aumento nos níveis Adequado e Avançado, aumento um pouco maior neste último nível. Ainda que discretas, essas alterações nos percentuais dos níveis de proficiência se dão no sentido de aproximar o contingente de estudantes dessa etapa da escolarização dos patamares desejados.


Gráfico 5. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – Ciências – 9º ano EF



No 9º ano, observa-se uma mudança diferente do 5EF, pois, ainda que tenha havido pequena alteração positiva no nível Avançado, houve uma pequena redução no percentual de estudantes no nível Básico, mas em direção ao nível Abaixo do Básico.


Gráfico 6. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – Ciências da Natureza



Já na 3ª série do ensino médio, os resultados são ainda mais preocupantes pois evidenciam significativo aumento no percentual de estudantes no nível Abaixo do Básico, e redução no percentual dos níveis Básico e Adequado. Disso decorre que um maior número  de estudantes vindos da educação básica, a maioria deles (59,2%),  não conseguiu acompanhar minimamente os conteúdos, competências e habilidades postas para o ensino médio, situação que se agravou de 2021 para 2022.

Ao se analisar a série histórica, verifica-se que no SARESP 2014 houve, em relação às edições anteriores do SARESP, uma redução no percentual de estudantes da 3ª série no nível Abaixo do Básico. Contudo, não há dados que compreendam o período posterior à 2014 e anterior ao início da pandemia COVID-19 e portanto não se pode afirmar se esse ganho em proficiência teria continuado até 2020, quando da pandemia. Mas, se houve ganho em proficiência nesse intervalo, então as perdas em 2022 foram ainda maiores que aquela que se depreeende na comparação 2014-2022. Desse modo, na 3ª série fica evidente a existência de fragilidades no processo ensino-aprendizagem ao longo do ensino médio, resultando em perda de proficiência e distanciamento dos patameres desejados para essa etapa da escolarização.

Esse olhar macro, das médias de proficiência e distribuição dos alunos de toda a rede estadual nos diferentes níveis de proficiência, pode ser fracionado, gerando resultados mais específicos de regiões metropolitanas, municípios, até chegar às escolas que participaram do SARESP.



Os gráficos a seguir encerram a coletânea de dados gerais obtidos a partir da avaliação 2022, mostrando as médias de proficiência das Regiões Metropolitanas do Estado (quadrinhos com números) e os respectivos percentuais de alunos em cada um dos níveis (gráfico de barras).


Gráfico 7. Comparativo entre as médias de proficiência e distribuição percentual nos níveis de proficiência para as Regiões Metropolitanas - 5o ano EF


Gráfico 8. Comparativo entre as médias de proficiências e distribuição percentual nos níveis de Proficiência para as Regiões Metropolitanas - 9o ano EF



Gráfico 9. Comparativo entre as médias de proficiências e distribuição percentual nos níveis de Proficiência para as Regiões Metropolitanas - 3a série EM



Para estes três gráficos, é importante observar o desempenho de cada Região Metropolitana em relação aos resultados aferidos para a Rede Estadual, posicionados à direita do gráfico. Maiores diferenças entre as médias de proficiências implicam em distribuições menos similares dos estudantes nos níveis de proficiência. No 5º ano EF, por exemplo, a média do Interior supera a da Rede Estadual em 11,2 pontos, o que reflete num menor contingente de alunos nos níveis Abaixo do Básico e Básico, indicando migração para os maiores níveis, Adequado e Avançado. Já para a 3ª série EM, as flutuações são pequenas no comparativo das proficiências, indicando distribuições similares dos alunos nos níveis para todas as Regiões Metropolitanas.

Resultados por ano/série: