SARESP EM REVISTA
O planejamento da edição 2022 do SARESP teve como meta aplicar, para fins de estudo, uma prova de Língua Inglesa no formato digital em 1% dos estudantes da rede estadual do 5º ano EF, 9º ano EF e 3ª série EM. Entretanto, dentro da amostragem que faria a prova digital, a relação das escolas que reunia condições para esse tipo de aplicação não atingiu a meta de 1% dos estudantes da Rede Estadual. Destaca-se que todas as escolas que informaram possuir computador para aplicação da prova foram selecionadas e todos os estudantes de uma turma dessas escolas foram alocados para realizar a prova digital.

Com base no exposto, os resultados de desempenho obtidos por meio dessa aplicação referem-se a um estudo inicial e devem ser observados com cuidado, uma vez que a representatividades desses dados é desconhecida, não permitindo extrapolar esses resultados para toda a Rede Estadual. A tabela seguinte apresenta o percentual de estudantes que realizaram a prova de Língua Inglesa em relação ao total previsto de alunos da Rede.


Tabela 1. Percentual de participação na Rede Estadual





Os resultados foram obtidos por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI) e uma proposta inicial de escala de proficiência foi desenvolvida, tendo como referência a média dos estudantes da rede estadual do o 9º ano do Ensino Fundamental na escala 250;50. De modo simplificado, ao tomar essa turma dos anos finais do Ensino Fundamental como referência que faz com que a média desse grupo nessa primeira aplicação seja necessariamente igual a 250. Esse valor serve como ponto de partida para determinar um valor para a proficiência das outras turmas avaliadas, assim como servirá de referência para eventuais provas de Língua Inglesa em edições futuras do SARESP. A tabela seguinte apresenta os valores de médias de desempenho nessa escala para as turmas avaliadas.


Tabela 2. Tamanho da amostra e média de proficiência



Reitera-se que essas médias não podem ser consideradas como representativas da Rede Estadual, uma vez que, conforme dito anteriormente, a amostra de alunos que responderam as provas de Língua Inglesa não é garantidamente representativa.

Vale lembrar que a média é um resultado obtido a partir dos diferentes desempenhos aferidos nas turmas avaliadas. O gráfico a seguir mostra a distribuição dos estudantes em intervalos de proficiências que variam de 25 em 25 pontos, conforme feito para a descrição da escala de proficiência.


Gráfico 1. Distribuição dos estudantes nos intervalos de proficiência



Por meio desse gráfico é possível observar que o ganho de proficiência sugerido pelas médias apresentadas na tabela 2 é condizente com a distribuição dos estudantes. Como se pode notar, os alunos do 5º ano EF estão posicionados mais à esquerda dos alunos do 9º ano EF, turma de referência, indicando que estes possuem menor proficiência. Em contrapartida, os alunos da 3ª série EM estão posicionados à direita da turma de referência, porém de modo discreto, indicando que o ganho de proficiência foi pequeno.

Além do baixo número de respondentes, as provas de Língua Inglesa foram compostas por um conjunto de itens menor do que o das outras disciplinas avaliadas no SARESP 2022. Isso acabou reduzindo a informação gerada pela por cada prova aplicada, uma vez que no processamento da prova, na obtenção de parâmetros e na ancoragem dos itens havia menos itens para analisar a coerência dos resultados obtidos.

Contudo, conforme apontado no gráfico a seguir, as provas se mostraram mais informativas numa região da escala, concentrando ali maior número de descritores, principalmente para o 9º ano EF e 3ª série EM.


Gráfico 2. Curvas de Informação das provas de Língua Inglesa



Apesar disso, a análise dos itens âncoras da avaliação SARESP de Língua Inglesa do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, aplicada em 2022, se mostrou coerente, sendo possível afirmar que os descritores apontam coerência em seu posicionamento de modo geral, apresentando nos pontos mais altos da escala itens com um nível maior de complexidade para a resolução dos problemas, em comparação aos itens descritos nos pontos de ancoragens mais baixos.

As considerações pedagógicas e a descrição dos pontos da escala de proficiência para cada uma das turmas avaliadas é apresentada na sequência. Destaca-se a intenção de publicar esses primeiros resultados na revista eletrônica.


Resultados por ano/série: