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O conhecimento dos principais fatores que estão associados ao desempenho escolar auxilia os gestores e os professores a orientarem suas ações de forma mais objetiva e pragmática, melhorando o desempenho escolar dos estudantes e diminuindo as diferenças entre eles. Muitos fatores não dependem dos professores ou dos gestores, como o nível socioeconômico familiar, mas outros estão intimamente ligados à gestão e ao trabalho em sala de aula, como promover o bom relacionamento e comportamento, incentivar os estudantes a fazerem os deveres de casa, ou mesmo motivar os pais para que incentivem os filhos a estudar.
No estudo de fatores associados é feita uma avaliação objetiva do quanto cada fator está associado ao desempenho escolar. A maioria dos fatores são indicadores ou variáveis que veem de questionários socioeconômicos e contextuais, respondido pelos estudantes e por seus pais ou responsáveis. No estudo de fatores associados é feita uma avaliação objetiva do quanto cada fator está associado ao desempenho escolar. No Saresp 2022 são apresentadas análises para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio, sempre considerando o desempenho escolar em cada uma das três áreas avaliadas: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Neste resumo focaremos o 9º ano e o desempenho em Matemática.
Muitos fatores associados ao desempenho escolar são exógenos ao sistema educacional e às relações intraclasse, como o nível socioeconômico (NSE) da família do estudante. Trabalhando em nível de escola, a Figura 1 mostra a tendência de escolas com NSEs maiores obterem desempenhos melhores. Contudo, mesmo havendo essa tendência, escolas com NSEs idênticos podem ter desempenhos bastante diferentes, como é o caso das escolas A e B, em destaque na figura. Essas diferenças podem estar associadas a boas práticas educacionais, que têm grande interesse pedagógico.
Figura 1. Relação entre Nível Socioeconômico e Desempenho Escolar. Saresp 2022: 9º ano, prova de Matemática.
A Figura 2 mostra o quanto fatores que não dependem da gestão escolar podem estar associados ao desempenho do estudante, sendo que os valores, juntos às setas, são as quantificações dos incrementos esperados no desempenho escolar, em pontos na escala Saeb, com as mudanças indicadas nos níveis dos fatores.
Figura 2. Diferenças esperadas no desempenho com mudanças em fatores exógenos ao sistema educacional, 9º ano, Matemática.
Por outro lado, mesmo com a forte associação de alguns fatores extraescolares com o desempenho escolar, a escola ainda pode fazer muito para melhorar o desempenho de seus estudantes e, consequentemente, da própria escola. A Figura 3 apresenta o quanto fatores que podem ser trabalhados pela gestão escolar e pelos professores estão associados ao desempenho, considerando estudantes e escolas no mesmo padrão dos fatores extraescolares descritos na Figura 2.
Figura 3. Diferenças esperadas no desempenho com mudanças em fatores intraescolares, 9º ano, Matemática.
Somando os incrementos esperados pelas mudanças de nível em cada fator, verificamos que se houver todas as mudanças apresentadas na Figura 3, o aumento esperado no desempenho, em Matemática, 9º ano, aumenta em cerca de cinquenta pontos na escala Saeb. Em suma, a escola pode fazer muito!
Outro ponto a destacar no estudo de fatores associados do Saresp 2022 é o bom desempenho das escolas de período integral que aderiram ao sistema antes de 2020. Para o caso de estudantes do 9º ano, prova de Matemática, esse grupo de escolas obteve, na média, nove pontos a mais do que o grupo de escolas similares que não atuam no regime de período integral. No 5º ano, a diferença foi de quase vinte pontos no desempenho em Matemática.
Clique aqui para efetuar o download do relatório Saresp 2022 - Fatores associados ao desempenho escolar nas escolas estaduais do Estado de São Paulo. |
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