Em 2022, o SARESP avaliou o rendimento dos estudantes em Matemática, a avaliação se deu entre os estudantes dos 2o, 3o, 5o e 9o anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Os resultados da rede estadual aferidos nessa edição foram os seguintes:
Tabela 1. Médias de Proficiência por Ano/Série Matemática - Saresp 2022
É importante que se analise os dados disponibilizados, na perspectiva de uma série histórica de resultados dos diferentes níveis de ensino. Assim, e só assim, será possível aos educadores aliar análises de resultados da avaliação à experiência do professor em sala de aula, para discutir com propriedade as ações e estratégias necessárias para o alcance das metas fixadas para a educação básica do Estado de São Paulo.
A evolução das médias de proficiência da rede estadual está apresentada na sequência:
Gráfico 1. Evolução Temporal das Médias de Proficiência - Matemática
Foram observados aumentos em todos os anos avaliados no Ensino Fundamental, sendo alguns mais discretos, como é o caso do 5 e do 9anos. Já para o 2 e 3 anos, o salto é maior, indicando migração dos alunos para os níveis de proficiência mais altos, mostrando que principalmente para estas duas turmas o retorno às aulas presenciais, em 2022, impactaram positivamente o nível de proficiência que já havia sido verificado em 2021. Em relação à 3ª série do ensino médio, a média de proficiência em 2022 é a menor desde o SARESP edição 2010. Vale destacar que a média de proficiência dos estudantes concluintes do ensino médio vinha indicando tendência de queda mesmo no período anterior à pandemia. Esse dado sinaliza a necessidade de se discutir o processo ensino-aprendizagem em Matemática, de modo a aproximar esses estudantes das metas de proficiência desejadas para essa etapa da escolarização.
Além da evolução histórica de cada ano/série avaliado(a), também é importante observar o ganho de proficiência numa mesma edição, considerando as etapas do ensino avaliadas em 2022. O gráfico a seguir apresenta esse ganho:
Gráfico 2. Ganho de Proficiência na Avaliação SARESP 2022 - Matemática
Os dados acima evidenciam ganho de proficiência ao longo da escolarização: ganha-se 21,6 pontos de proficiência do 3EF para o 5EF, 37,7 pontos do 5EF para o 9EF, além de 13,5 pontos dos 9EF para o 3EM, totalizando um acréscimo 72,8 pontos de proficiência.
Contudo, a expectativa em ganho de proficiência, considerando os valores mínimos do nível Adequado, seria de 150 pontos, partindo do 3EF até a 3EM. Ou seja, embora exista ganho de proficiência ao longo da escolarização, esse ganho está aquém daquele esperado considerando o intervalo de nove anos de escolarização.
Isso se reflete no distanciamento da proficiência da rede estadual em relação ao nível Adequado, caracterizado pela região verde do gráfico.
Nota-se que tanto o 3 como o 5 anos EF estão mais próximos deste nível do que do nível Abaixo do Básico, região rosa do gráfico. Essa situação se inverte no 9º ano EF, quando os resultados da rede ficam mais próximos do nível Abaixo do Básico. O deficit se consolida ao final do Ensino Médio, quando a proficiência dos alunos concluintes se mostra insuficiente para atingir aquilo tido como essencial para finalização da escolaridade.
Há que se investigar as causas e minimizar os efeitos na redução no ritmo de aquisição de proficiência ao longo da escolarização. Dentre as possíveis causas, a não consolidação de conteúdos e habilidades próprios de determinada etapa da escolarização, mas os quais são essenciais para a aprendizagem de conteúdos curriculares, objetos do conhecimento e consolidação de habilidades esperadas para etapas subsequentes.
A média de proficiência é uma medida obtida a partir do desempenho individual dos estudantes que participaram da prova. Por isso, apesar de a média de proficiência ser um valor pontual e único, os estudantes apresentam proficiências distintas, que podem ser classificadas em diferentes níveis de proficiência em razão do intervalo no qual se situam. Veja como ficou a distribuição para os alunos da rede estadual.
Gráfico 3. Percentuais de Alunos por Nível de Proficiência - Matemática
O quadro a seguir apresenta os intervalos de proficiência em Matemática para cada um dos níveis de proficiência considerados: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. O quadro apresentado na sequência descreve o significado de cada nível de domínio que têm os estudantes sobre os conteúdos, competências e habilidades esperadas ao fim de cada etapa da escolarização. Uma vez que no nível Básico os estudantes possuem as estruturas necessárias para interagir com a proposta curricular da série subsequente, os níveis de proficiência Básico e Adequado podem ser agrupados em um único nível, denominado Suficiente.
Quadro 1. Níveis de Proficiência de Matemática do SARESP
Quadro 2. Classificação e Descrição dos Níveis de Proficiência do SARESP
Os gráficos a seguir trazem um comparativo entre edições, considerando a distribuição dos alunos nos níveis de proficiência. Os gráficos são seguidos de breves análises.
Gráfico 4. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 3º ano EF
No 3º ano do Ensino Fundamental o ganho de proficiência observado na atual edição, quando comparado ao resultado de 2021, indica que o retorno da rotina escolar trouxe ganhos para os estudantes. Houve migração de alunos para os níveis mais altos de proficiência, de modo que os níveis Adequado e Avançado, juntos, correspondem a quase 40% do alunado da Rede Estadual. Para esse grupo de estudantes a demanda do cotidiano escolar deve estar voltada para tarefas de aprofundamentos e desafios. Contudo, ainda há quase um quarto dos alunos dessa turma que terminam o 3º ano sem os domínios mínimos das habilidades matemática previstas no currículo paulista. Assim sendo, para eles, a demanda outra, voltada para a recuperação de conceitos.
Gráfico 5. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 5º ano EF
Os resultados mostram que no 5º ano o percentual de alunos no nível Avançado é quase metade do aferido antes da pandemia (2019). Apesar disso, os níveis Adequado e Avançado totalizam praticamente 40% do alunado, enquanto que de 1 em cada 4 alunos está no nível Abaixo do Básico. Especificamente no comparativo 2021-2022, houve uma pequena redução no percentual de estudantes nos níveis de proficiência Abaixo do Básico e Básico e, consequentemente, um pequeno aumento nos níveis Adequado e Avançado, aumento um pouco maior neste último nível. Ainda que discretas, essas alterações nos percentuais dos níveis de proficiência se dão no sentido de aproximar o contingente de estudantes dessa etapa da escolarização dos patamares desejados.
Gráfico 6. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 9º ano EF
Os dados do 9 ano EF mostram que o percentual de alunos nos níveis Avançado e Adequado é similar ao observado na edição de 2017, mostrando que os impactos da pandemia ainda não foram revertidos até 2022, mesmo com a retomada das aulas presenciais ao longo de todo o ano letivo. Além disso, praticamente metade dos alunos está classificada no nível Básico, enquanto que o número de alunos no nível Abaixo do Básico persiste acima de 30% da turma.
Gráfico 7. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 3a série EM
Já na 3ª série do ensino médio, os resultados mostram que o percentual de estudantes nos níveis Adequado e Avançado se manteve muito próximo ao da edição 2021, contudo houve migração de alunos do nível Básico para o nível Abaixo do Básico, contribuindo para que o percentual de alunos no nível Abaixo do Básico seja o mais alto de toda a série histórica.
Esse olhar macro, das médias de proficiência e distribuição dos alunos de toda a rede estadual nos diferentes níveis de proficiência, pode ser fracionado, gerando resultados mais específicos de regiões metropolitanas, municípios, até chegar às escolas que participaram do SARESP.
Os gráficos a seguir encerram a coletânea de dados gerais obtidos a partir da avaliação 2022, mostrando as médias de proficiência das regiões metropolitanas do Estado e os respectivos percentuais de alunos em cada um dos níveis.
Gráfico 8. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 3º ano EF
Gráfico 9. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 5º ano EF
Gráfico 10. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 9º ano EF
Gráfico 11. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 3a série EM
Para estes quatro gráficos, é importante observar o desempenho de cada Região Metropolitana em relação aos resultados aferidos para a Rede Estadual, posicionados à direita do gráfico. Maiores diferenças entre as médias de proficiências implicam em distribuições menos similares dos estudantes nos níveis de proficiência. No 3º ano EF, por exemplo, a média da Baixada Santista está mais de 20 pontos abaixo da média da Rede Estadual, o que reflete numa maior concentração de alunos nos níveis Abaixo do Básico e Básico. Por outro lado, no 5º ano EF, todas as regiões com média superior a da Rede conseguem maior percentual de estudantes no nível Avançado. Já para a 3ª série EM, as flutuações são pequenas no comparativo das proficiências, indicando distribuições similares dos alunos nos níveis para todas as Regiões Metropolitanas.
Resultados por ano/série:
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