Em 2022, o SARESP avaliou o rendimento dos estudantes em Língua Portuguesa, a avaliação se deu entre os estudantes dos 2o, 3o, 5o e 9o anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Os resultados da rede estadual aferidos nessa edição foram os seguintes:
Tabela 1. Médias de Proficiência por Ano/Série Língua Portuguesa - Saresp 2022
É importante que se analise os dados disponibilizados, na perspectiva de uma série histórica de resultados dos diferentes níveis de ensino. Assim, e só assim, será possível aos educadores aliar análises de resultados da avaliação à experiência do professor em sala de aula, para discutir com propriedade as ações e estratégias necessárias para o alcance das metas fixadas para a educação básica do Estado de São Paulo.
A evolução das médias de proficiência da rede estadual está apresentada na sequência:
Gráfico 1. Evolução Temporal das Médias de Proficiência - Língua Portuguesa
Foram observados aumentos em todos os anos avaliados no Ensino Fundamental, exceto para o 5 ano EF, que apresenou ligeira queda. Dentre estes anos, o resultado do 2 EF foi o mais expressivo, indicando relevante migração dos alunos para os níveis de proficiência mais altos, mostrando que principalmente para estas duas turmas o retorno às aulas presenciais, em 2022, impactaram positivamente o nível de proficiência que já havia sido verificado em 2021. Em relação à 3ª série do ensino médio, a média de proficiência em 2022 apresentou ligeira queda em relação à edição anterior, sendo proficiência aferida na série histórica desde 2010. Esse dado sinaliza a necessidade de se discutir o processo ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa, de modo a aproximar esses estudantes das metas de proficiência desejadas para essa etapa da escolarização, visando retomar o crescimento que se observou de 2013 a 2018.
Além da evolução histórica de cada ano/série avaliado(a), também é importante observar o ganho de proficiência numa mesma edição, considerando as etapas do ensino avaliadas em 2022. O gráfico a seguir apresenta esse ganho:
Gráfico 2. Ganho de Proficiência na Avaliação SARESP 2022 – Língua Portuguesa
Os dados acima evidenciam ganho de proficiência ao longo da escolarização: ganha-se 14,8 pontos de proficiência do 3EF para o 5EF, 47,2 pontos do 5EF para o 9EF, além de 17,7 pontos dos 9EF para o EM3, totalizando um acréscimo 79,7 pontos de proficiência.
Contudo, a expectativa em ganho de proficiência, considerando os valores mínimos do nível Adequado, seria de 125 pontos, partindo do 3EF até a EM3. Ou seja, embora exista ganho de proficiência ao longo da escolarização, esse ganho está aquém daquele esperado considerando o intervalo de nove anos de escolarização.
Isso se reflete no distanciamento da nota da rede estadual em relação ao nível Adequado, caracterizado pela região verde do gráfico. Os estudantes do 3 ano EF apresentam média de proficiência que os coloca dentro desse nível. Já, no 5 ano, apresentam média insuficiente para continuarem no nível Adequado, apesar de se manterem próximos. Com o passar dos anos, essa proximidade com o nível Adequado se desfaz, de modo que ao final do Ensino Médio, a proficiência dos alunos concluintes se mantém no nível Básico, porém mais próxima do nível Abaixo do Básico.
Há que se investigar as causas e minimizar os efeitos na redução no ritmo de aquisição de proficiência ao longo da escolarização. Dentre as possíveis causas, a não consolidação de conteúdos e habilidades próprios de determinada etapa da escolarização, mas os quais são essenciais para a aprendizagem de conteúdos curriculares, objetos do conhecimento e consolidação de habilidades esperadas para etapas subsequentes.
A média de proficiência é uma medida obtida a partir do desempenho individual dos estudantes que participaram da prova. Por isso, apesar de a média de proficiência ser um valor pontual e único, os estudantes apresentam proficiências distintas, que podem ser classificadas em diferentes níveis de proficiência em razão do intervalo no qual se situam. Veja como ficou a distribuição para os alunos da rede estadual.
Gráfico 3. Percentuais de Alunos por Nível de Proficiência – Língua Portuguesa
O quadro a seguir apresenta os intervalos de proficiência em Matemática para cada um dos níveis de proficiência considerados: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. O quadro apresentado na sequência descreve o significado de cada nível de domínio que têm os estudantes sobre os conteúdos, competências e habilidades esperadas ao fim de cada etapa da escolarização. Uma vez que no nível Básico os estudantes possuem as estruturas necessárias para interagir com a proposta curricular da série subsequente, os níveis de proficiência Básico e Adequado podem ser agrupados em um único nível, denominado Suficiente.
Quadro 1. Níveis de Proficiência de Língua Portuguesa do SARESP
Quadro 2. Classificação e Descrição dos Níveis de Proficiência do SARESP
Os gráficos a seguir mostram um comparativo entre edições, considerando a distribuição dos alunos nos níveis de proficiência.
Gráfico 4. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 3º ano EF
Os resultados do 3 ano EF indicam pouca variação na distribuição dos alunos nos níveis de proficiência. A pouca mudança observada está ligada à migração de poucos estudantes para os níveis mais altos de proficiência, o que impactou para o aumento na média de proficiência aferida em 2022, quando comparada a obtida em 2021.
Gráfico 5. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 5º ano EF
Os resultados mostram que praticamente dois terços dos alunos estão classificados nos níveis Adequado ou Básico. Nos extremos, observa-se que no nível Avançado temos alocado o menor percentual de estudantes das últimas 10 edições, enquanto que o percentual de alunos no nível Abaixo do Básico é o 3 maior da série histórica.
Gráfico 6. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 9º ano EF
Os dados do 9 ano EF evidenciam uma migração dos alunos para os níveis mais altos da escala, quando comparado ao resultado de 2021, apesar de o percentual de alunos no nível Abaixo do Básico ter se mantido muito similar ao da edição passada, ficando abaixo de 20%. Já o quantitativo de alunos no nível Adequado ou Avançado é o 3 melhor da série histórica, ficando atrás apenas das duas últimas ediçoes pré-pandemia.
Ainda que discretas, essas alterações nos percentuais dos níveis de proficiência se dão no sentido de aproximar o contingente de estudantes dessa etapa da escolarização dos patamares desejados.
Gráfico 7. Comparativo entre edições da distribuição dos alunos nos níveis de proficiência – 3a série EM
Já na 3ª série do ensino médio, os resultados indicam que os estudantes, em sua maioria, apresentam proficiência que permite ficarem posicionados no nível Básico ou superior, de modo que para cada 2 alunos que terminaram o Ensino Médio no nível Abaixo do básico, a Rede formou 3 alunos no nível Básico ou superior. Apesar disso, o percentual de alunos no nível Abaixo do Básico é o maior de toda a série histórica.
Esse olhar macro, das médias de proficiência e distribuição dos alunos de toda a rede estadual nos diferentes níveis de proficiência, pode ser fracionado, gerando resultados mais específicos de regiões metropolitanas, municípios, até chegar às escolas que participaram do SARESP.
Os gráficos a seguir encerram a coletânea de dados gerais obtidos a partir da avaliação 2022, mostrando as médias de proficiência das regiões metropolitanas do Estado e os respectivos percentuais de alunos em cada um dos níveis.
Gráfico 8. Comparativo entre as médias de proficiência e dual nos níveis de proficiência para as Regiões Metropolitanas - 3o ano EF
Gráfico 9. Comparativo entre as médias de proficiência e dual nos níveis de proficiência para as Regiões Metropolitanas - 5o ano EF
Gráfico 10. Comparativo entre as médias de proficiência e dual nos níveis de proficiência para as Regiões Metropolitanas - 9o ano EF
Gráfico 11. Comparativo entre as médias de proficiência e dual nos níveis de proficiência para as Regiões Metropolitanas - 3a série EM
Para estes quatro gráficos, é importante observar o desempenho de cada Região Metropolitana em relação aos resultados aferidos para a Rede Estadual, posicionados à direita do gráfico. Maiores diferenças entre as médias de proficiências implicam em distribuições menos similares dos estudantes nos níveis de proficiência. No 3º ano EF, por exemplo, apenas duas Regiões Metropolitanas apresentaram média superior a da Rede Estadual, de modo que as demais Regiões apresentem maiores concentrações de alunos nos níveis Abaixo do Básico e/ou Básico. Enquanto isso, os resultados da Rede Estadual para o 5º ano EF mostram uma maioria de estudantes concentrados nos níveis Básico e Adequado. As Regiões que obtiveram uma média superior a do Estado, conseguiram deslocar alunos para os níveis mais altos, povoando em maior percentual principalmente o nível Adequado, porém também aumentando a população classificada no nível Avançado. Por fim, para o 9º ano EF e a 3ª série EM, as flutuações são pequenas no comparativo das proficiências, indicando distribuições similares dos alunos nos níveis para todas as Regiões Metropolitanas.
Resultados por ano/série:
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