v.1, 2017 |
|
|
As avaliações do SARESP 2016 utilizaram, como instrumentos, provas que permitem avaliar o desempenho escolar, expressando o resultado como média da proficiência dos alunos em cada etapa do processo ensino aprendizagem.
As provas foram elaboradas a partir da Matriz de Referência da Avaliação do SARESP. É essa matriz - MRA/SARESP que indica o que deve ser avaliado, mediante a descrição de um conjunto de habilidades, estruturadas de modo objetivo, observável e mensurável, cujo desenvolvimento se espera tenha sido alcançado em cada área do conhecimento e etapa de escolaridade. As habilidades indicadas estabelecem correspondências entre as competências e os conteúdos (objetos de conhecimento) e permitem avaliar com clareza o que e como foi aprendido.
|
No SARESP, cada item de prova é uma situação criada para que o indivíduo dê uma resposta a um estímulo apresentado. A resposta constitui uma amostra do desempenho em relação a um objetivo específico previsto na MRA. |
A 19ª edição do SARESP 2016, a exemplo das edições anteriores, tem algumas características que o destacam no cenário nacional da avaliação de larga escala. Por exemplo:
- avaliação do 3º ano do Ensino Fundamental por meio de itens de múltipla escolha e de resposta construída pelos alunos;
- correção externa e online, das provas de questões de resposta construída aplicadas aos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática;
- uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) na montagem das provas do 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio;
- avaliação do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual em uma amostra correspondente a 10% da população avaliada, estratificada por tipo de atendimento, Diretoria de Ensino (DE) e Região Metropolitana e Interior e ainda, pela classificação das escolas quanto ao desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática;
- utilização da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em todos os anos e componentes curriculares avaliados, tanto em provas objetivas quanto nas provas de resposta construída, que permite a comparação dos resultados obtidos no SARESP, ano a ano;
- apresentação dos resultados do SARESP 2016, em Língua Portuguesa e em Matemática – 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio –, na mesma escala de desempenho da Prova Brasil/Saeb;
- apresentação de resultados por Região Metropolitana e Interior do Estado de São Paulo, com vistas à ampliação de informações para análise de desempenho regional.
|
|
|
|
|
|
|
|