v.1, 2017 |
|
|
Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
75
● selecionam palavras no texto de uma cantiga e de uma parlenda.
100
● identificam público alvo de um texto considerando o uso de gíria.
● localizam informação explícita em um poema.
● selecionam palavras gramaticais no texto de uma cantiga.
125
● identificam o efeito de sentido produzido em quadrinhos pelo uso intencional de recursos expressivos gráfico-visuais.
● identificam os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros não literários: receita
● inferem informação subentendida em uma piada.
● inferem informação subentendida com base nos recursos gráficos-visuais presentes.
● localizam itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um em texto informativo
150
● identificam a finalidade de um trecho de texto de receita culinária.
● inferem informação subentendida em texto informativo, com apoio de figura.
● selecionam legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto
175
● identificam a finalidade de um trecho de texto de receita culinária.
● inferem informações subentendidas em texto informativo, com base na sua compreensão global.
200
● identificam o efeito de sentido produzido pelo uso de marca discursiva de temporalidade no encadeamento dos fatos.
● inferem informação subentendida em uma história de humor.
|
|
|
|
|
|
|
|