v.1, 2017 |
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Como são divulgados os resultados do SARESP?
A Secretaria da Educação possui diferentes documentos para a divulgação dos resultados do SARESP. Um deles é o “Boletim do SARESP”. Este boletim é personalizado e oferece os resultados de cada unidade em todos os anos, série e disciplinas avaliadas. Além disso, apresenta a distribuição por nível de proficiência e inclui a evolução temporal dos resultados obtidos. Além dos boletins também será publicado, em versão digital, o “Sumário Executivo”, reunindo macro dados de abrangência e resultados das diferentes redes participantes. Existem ainda os Relatórios Pedagógicos que esse ano se apresentam como uma revista eletrônica.
Como surgiu a Revista eletrônica?
Esta é outra inovação. “SARESP 2016 em Revista” é, sem dúvida, a mais significativa, pois a sua construção demandou um grande empenho dos envolvidos para que a antecipação da divulgação dos resultados se constitua em mais um importante subsídio para apoiar as ações de análise, reflexão e tomada de decisão em um momento fundamental para a programação das atividades do ano letivo pelas equipes gestoras e docentes das redes, de um modo mais dinâmico e interativo.
Agora comente um pouco sobre a abrangência do SARESP em 2016.
Neste ano a avaliação alcançou 5.105 escolas estaduais, 514 municipais, 20 particulares e 200 técnicas do Centro Paula Souza, envolvendo 644 municípios. Destinada, na rede estadual, a 1.133.626 de alunos, contou com a participação de 956.820, que equivale a 84,4% de frequência. Esse percentual, aliás, expõe um crescimento com relação ao índice de 2015 que foi de 81,5%.
Para lembrar, como nos anos anteriores, a 19ª edição do SARESP avaliou as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e atendeu o 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio.
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Nos últimos tempos a avaliação externa ganhou relevância no Brasil e no mundo. E o SARESP em São Paulo?
O Saresp já é uma avaliação externa consolidada em nosso estado e tida como referência em avaliação de sistema. Sua metodologia, que permite acompanhamento evolutivo histórico do desempenho da rede, de forma consistente, fornece dados para análises comparativas e se constitui em importante instrumento de apoio para tomada de decisão nas diferentes instâncias, seja para a Secretaria e suas Coordenadorias na definição de continuidade e aprimoramento das políticas públicas, seja para as Diretorias de Ensino no delineamento de seus planos de ação e em especial, para as escolas na análise de seus resultados e revisão ou aprimoramento de sua proposta pedagógica, incluindo aí os projetos desenvolvidos pela escola e planos de ensino docentes.
Como a avaliação externa contribui no período de planejamento escolar?
O SARESP é um recurso importantíssimo para apoiar o planejamento das ações pedagógicas tanto na escola como nas instâncias regionais e centrais da Secretaria de Educação, sobretudo neste período inicial de planejamento, quando é fundamental que tenhamos um diagnóstico do desempenho dos alunos por meio de um instrumento com metodologia científica capaz de produzir indicadores objetivos e confiáveis. Por isso, a primeira etapa do planejamento escolar se faz a partir da análise dos resultados produzidos pelo Saresp, pelas avaliações em processo (AAP) e também por outras avaliações da própria escola, para que a equipe identifique a progressão das aprendizagens de seus alunos.
Qual diálogo o SARESP estabelece com o trabalho em sala de aula?
Por produzir indicadores confiáveis, a reflexão sobre os resultados apresentados pelo SARESP e a compreensão sobre o nível de desempenho em que os alunos se encontram no mapa das habilidades, fornece à equipe escolar condições para a elaboração de um plano de ação que atenda as reais necessidades de aprendizagem dos alunos, com indicação de uso de materiais de apoio adequados e articulados às habilidades em desenvolvimento e envolvendo todos os componentes curriculares. Além de identificar a aprendizagem dos alunos, o Saresp, por ter matrizes ajustadas ao currículo, permite ainda identificar habilidades e conteúdos que, possivelmente, não tenham sido trabalhados nos planos de curso ou nos projetos que a escola desenvolve, indicando a necessidade de que estes sejam revisados. |
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