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A edição de 2022 do SARESP contou com a participação de 119 773 estudantes da rede estadual na aplicação das provas do 5º ano EF, o que corresponde a 91,8% do que foi previsto. Esse percentual de participação dos alunos é superior ao observado na edição 2021, ficando próximo ao que costumava ser observado nas aplicações do SARESP, anteriores à pandemia. Esse contingente permite a obtenção de dados mais próximos da realidade escolar, trazendo representatividade e maior segurança para o processo, o que é fundamental tanto para a aferição da proficiência da rede escolar como para indicar os fatores que influenciam no desempenho escolar.
Segundo dados obtidos a partir das respostas apresentadas nos questionários propostos aos estudantes que participaram da prova e seus responsáveis, os principais fatores que impactaram positivamente (verde) ou negativamente (vermelho) o desempenho dos estudantes na prova de Ciências do Ensino Fundamental foram:

Para saber mais sobre os fatores associados que impactam no desempenho dos estudantes, clique aqui.
A seguir, são apresentadas as médias de proficiência aferidas para as edições 2021 e 2022 do SARESP (gráfico de linha), além da distribuição dos alunos da rede estadual nos níveis de proficiência para cada um desses anos (gráfico de colunas).

- Observa-se aumento na média de proficiência entre os estudantes do 5º ano de 2021 para 2022.
- Esse aumento, ainda que discreto, aproxima ainda mais os estudantes do 5º ano do nível Adequado de proficiência.
- Vale lembrar que, na perspectiva histórica, que o 5º ano do ensino fundamental passou a responder itens de Ciências somente a partir de 2021 e, por isso, as conclusões são mais pontuais.
Cada edição da prova SARESP é montada com provas contendo 104 itens (questões). Parte da prova é composta por itens de edições anteriores para garantir a comparabilidade dos resultados de diferentes edições. Contudo, há também a proposição de tarefas inéditas, visando ampliar o leque de informações sobre os conhecimentos escolares que os estudantes se mostraram capazes de mobilizar para resolver situações-problema, apresentadas por meio de itens (questões) de prova. Essa capacidade de mobilizar conhecimento para resolver problemas é o que se entende por proficiência, sendo que há casos mais simples de serem resolvidos assim como há casos mais complexos. A partir da organização desses problemas, baseado no grau de complexidade, é criada a chamada escala de proficiência. Nesse sentido, a edição de 2022 contribuiu com a inclusão de novos descritores na escala de proficiência, apresentados a seguir.

Clique nos níveis de proficiência para ver a descrição das novas tarefas inseridas na escala de proficiência, obtidas no SARESP 2022 e o percentual de alunos que respondeu corretamente cada uma dessas tarefas.
Abaixo do Básico
Básico
Adequado
Avançado
Abaixo do Básico
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• Analisar figura que representa a estrutura esquelética que forma os membros anteriores de diferentes mamíferos, e reconhecer qual delas é adequada para segurar alimentos ou objetos. (85,5%)
• Analisar figura que representa um rio com lixo em suas águas e margens e reconhecer que esse rio está poluído e deve apresentar mau cheiro (88,5%)
• Identificar o procedimento adequado para o uso racional da água e evitar desperdício enquanto se escovam os dentes. (86,9%)
• Identificar, dentre vários sugeridos, qual o hábito de higiene recomendado para antes das refeições, no caso lavar as mãos. (82,4%)
• Identificar, dentre as opções 'durante o dia', 'próximo ao meio-dia', 'à tarde" e 'à noite', o período diário no qual as constelações são vistas no céu. (88,6%)
• Identificar, dentre objetos como cortador de unhas, escova de cabelo, escova de dentes e esponja de banho, qual deles é usado na higiene da pele. (86,7%)
• Identificar, com o apoio de figura, qual a sequência correta de etapas que se sucedem ao longo do ciclo de vida de um homem. (86,1%)
• Reconhecer quais são os alimentos que devem compor uma refeição equilibrada e que devem ser ingeridos diariamente em quantidade adequada. (87,7%)
• Reconhecer que frutas e verduras não devem faltar para que se tenha uma alimentação saudável. (90,6%)
Básico
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• Analisar desenho que mostra a estrutura óssea dos braços de quatro diferentes mamíferos (homem, baleia, gato e morcego%) e reconhecer afirmação correta sobre esses animais, no caso que um deles é capaz de voar. (66,0%)
• Analisar experimento no qual uma garrafa plástica com água foi colocada aberta perto de uma janela, e no dia seguinte verificou-se que o nível de água havia abaixado, e concluir que isso ocorreu porque a água da garrafa evaporou. (74,4%)
• Analisar figura que apresenta uma pirâmide trófica com quatro níveis, os produtores na base e consumidores terciários no ápice, e indicar o que essa pirâmide representa; no caso a relação alimentar existente entre os seres vivos. (66,8%)
• Analisar tabela que em uma coluna mostra, em cada linha, uma estação do ano, e na outra coluna a data de início dessa estação no Brasil, e indicar em qual dessas estações ocorre a floração das plantas. (75,7%)
• Considerar a frase que afirma que os brasileiros têm o hábito de se automedicarem, e indicar o principal cuidado que se deve ter em relação ao uso de medicamentos, no caso só devem ser tomados sob orientação de um médico. (65,0%)
• Explicar a função dos ossos do esqueleto humano reconhecendo uma de suas propriedades, como serem resistentes e não se quebrarem com facilidade. (75,0%)
• Identificar a complementação da frase 'O saneamento básico não é apenas a construção de uma rede de esgoto, mas envolve também...', no caso 'a coleta regular de lixo.'. (77,2%)
• Identificar em figura que representa um rio no qual há lixo em suas margens e em suas águas, que esse rio é poluído e deve apresentar mau cheiro. (82,7%)
• Identificar o modo correto de descarte de óleo de cozinha usado, no caso ser armazenado e enviado para reciclagem. (76,3%)
• Identificar que caixas de papelão devem ser descartadas em lixeiras azuis para papel, e não amarela para metais, vermelha para plásticos etc. (68,5%)
• Interpretar um pequeno texto de ficção no qual um vilão pretendia eliminar da atmosfera o gás que permitia às pessoas viverem, e identificar que se trata do gás oxigênio. (77,6%)
• Observar fotografia que retrata um aparelho, e cuja legenda informa tratar-se de um aparelho que serve para observar células, e reconhecer que a denominação para esse aparelho é 'microscópio'. (83,5%)
• Reconhecer a estação do ano 'verão' a partir de suas características, tais como altas temperaturas, dias mais longos, maior incidência de radiação solar. (77,0%)
• Reconhecer a explicação sobre o porquê de os peixes conseguirem viver debaixo d'água, no caso por serem capazes de respirar embaixo da água. (65,1%)
• Reconhecer características que indicam que um animal, no caso um passarinho, já não apresenta sinais vitais. (76,6%)
• Reconhecer o local adequado para se guardar um frasco de iogurte que já foi aberto, no caso a geladeira. (82,2%)
• Reconhecer que ao comermos uma maçã estamos comendo um fruto, e não uma folha, raiz ou semente. (80,5%)
• Reconhecer que a alimentação desequilibrada tem causado o aumento no número de pessoas obesas. (74,1%)
• Reconhecer que a função do coração é bombear o sangue para o corpo. (75,1%)
• Reconhecer que os microscópios permitem observação de imagens ampliadas em razão das lentes nesses equipamentos. (73,9%)
Adequado
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• Analisar figura na qual se vê muitos doces e guloseimas, e reconhecer, que esses itens devem ser evitados, porque apresentam excesso de conservantes e corantes. (56,8%)
• Analisar imagem em um cartaz de campanha para vacinação, no qual aparecem vários personagens, dentre eles o Zé Gotinha, e os dizeres 'Vacinação infantil protege a saúde das crianças', e reconhecer a importância da mensagem no cartaz, no caso prevenir vários tipos de doenças. (63,0%)
• Analisar uma figura que representa uma cadeia alimentar composta por cenoura, coelho, raposa e leão, e indicar qual desses elementos da cadeia pode ser classificado como herbívoro. (63,1%)
• Analisar uma fotografia que retrata um trabalhador da construção civil usando uma britadeira para quebrar uma parede, e indicar dentre as alternativas aquela que apresenta a foto de um equipamento adequado para reduzir o impacto desse tipo de trabalho à saúde desse trabalhador. (55,6%)
• Considerar a informação dada sobre grupo dos anfíbios apresentarem a pele nua, e indicar dentre alguns animais, como ouriço-do-mar, minhocas, insetos e aracnídeos, qual deles também apresenta a pele nua. (53,8%)
• Identificar o meio pelo qual é feita a prevenção das doenças catapora, sarampo, rubéola, tétano e paralisia
infantil, no caso por meio de vacinas específicas. (59,7%)
• Interpretar texto informativo sobre a necessidade de algumas empresas em reaproveitar para outras finalidades a água que utilizam uma grande quantidade para resfriar equipamentos que geram muito calor, e identificar que no caso essas empresas estão adotando formas de reutilizar a água. (53,4%)
• Interpretar um texto que descreve o que acontece com a massa durante o preparo do pão (crescer, esquentar, cheirar a álcool, formar bolhas de ar%) e reconhecer a explicação para esses fenômenos, no caso no preparo ter sido utilizado fermento, que produz gases. (49,2%)
• Reconhecer em figura que representa o ciclo da água na natureza que em uma das etapas desse ciclo a água passa do estado líquido para o gasoso, no caso a formação de nuvens a partir das águas do rio representado na figura. (55,0%)
• Reconhecer que o hábito de tomar refrigerantes e só e comer alimentos industrializados pode ser prejudicial à saúde. (60,3%)
Avançado
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• Analisar figura que representa o movimento aparente do Sol no céu ao longo do dia, e explicar esse fenômeno como sendo devido ao movimento da Terra em torno de si mesma. (16,9%)
• Analisar figura que representa quatro vasos de plantas, cada um deles mantido em condições ambientais específicas, e concluir que naquele mantido em um armário a planta não se desenvolve pois não consegue 'fabricar seu alimento'. (18,1%)
• Analisar uma figura que presenta o movimento da Terra ao redor do Sol ao longo do ano, e reconhecer o fenômeno que resulta desse movimento, no caso as estações do ano. (35,3%)
• Analisar fotografia na qual uma lâmpada acesa, representando o Sol, ilumina uma face de uma bola de isopor, que representa a Terra, e explicar a alternância de sombra e iluminação na Terra em razão do movimento do planeta ao redor do Sol. (27,9%)
• Analisar fotografia que apresenta nove imagens da lua em uma sequência progressiva de avanço da sombra sobre a face do satélite, e reconhecem a etapa na qual a lua passa da fase de lua minguante para a fase de lua nova. (16,3%)
• Analisar os elementos de duas fotografias que mostram vias públicas, uma delas arborizada, com jardins, e outra sem arborização e muitas construções de concreto, e indicar quais seriam os efeitos ambientais, calor e poluição, em cada uma delas. (42,8%)
• Analisar pequeno texto no qual há a frase 'Quando esfria nas nuvens, chove pedra de gelo', e reconhecer que para que ocorra 'chuva de pedra' a água das nuvens, ao cair, se solidifica. (35,3%)
• Analisar um texto e uma figura que explicam como se dá o eclipse solar e reconhecer que a área de penumbra na Terra muda de posição ao longo do dia. (21,7%)
• Constatar, em fotografia, que os polos Norte e Sul da Terra caracterizam-se pela grande quantidade de gelo que os recobrem, e indicar qual o papel dos raios solares na formação dessa camada de gelo, no caso chegam aos polos com menor intensidade. (48,3%)
• Identificar afirmação correta sobre a atmosfera, ou seja, que se trata de uma camada de gases que envolve a Terra. (14,4%)
• Identificar, com o apoio de figura que representa um vulcão expelindo lava, que fenômenos desse tipo levaram os povos antigos a sugerir que o interior da Terra é formado por material derretido e quente. (25,6%)
• Identificar os produtos de limpeza como sendo perigosos para a saúde e, portanto, não devem ser ingeridos. (48,5%)
• Identificar uma das características dos animais silvestres, no caso fazem abrigos em ambientes naturais. (45,0%)
• Indicar um hábito alimentar que beneficia a saúde de todos, e não apenas de quem o pratica. (No caso, jogar o lixo em local adequado. (19,4%)
• Interpretar uma charge na qual a Lua se diz atraída pela Terra, e reconhecer a explicação para a Terra exercer maior força gravitacional sobre a Lua, e não o inverso. (38,5%)
• Interpretar um texto que traz informações sobre Rá, um deus do antigo Egito, responsável pelo vento, por aquecer a Terra, as águas, o ar, e indicar qual astro do firmamento melhor representa o deus Rá. (44,7%)
• Interpretar um texto sobre a importância do cálcio na alimentação humana e identificar, em uma cadeia alimentar composta pelo capim, vaca e ser humano, em que momento o cálcio é introduzido na cadeia, no caso a partir da absorção do solo feita pelas plantas. (37,7%)
• Interpretar um texto sobre a necessidade de se medicar cães que tenham pulgas e carrapatos, e indicar qual relação ecológica interespecífica caracteriza essa situação, no caso o parasitismo. (42,9%)
• Interpretar um texto que trata da necessidade de irrigação em pequenas plantações, e reconhecer a proposta de irrigação de menor custo e mais sustentável. (35,4%)
• Reconhecer qual a fonte primária de energia que permite aos pés de milho crescerem e formarem espigas, no caso o Sol. (35,3%)
• Reconhecer que os telescópios que algumas pessoas têm em suas casas permitem que observem as crateras da lua, mas não fenômenos como colisão de galáxias, formação e morte de estrelas ou a existência de planetas fora do Sistema Solar. (30,1%)
• Reconhecer, dentre itens alimentares como uma mamadeira já preparada, arroz antes de ser cozido, óleo de cozinha, pó utilizado na preparação do café, qual deles corresponde a uma mistura. (26,0%)
• Reconhecer que, para a produção de iogurte caseiro, a utilização de leite fervente não é adequada pois o calor mataria as bactérias responsáveis por transformar o leite em iogurte. (21,3%)
• Reconhecer que a destruição das matas ciliares provoca nos rios o aumento do assoreamento, devido à chegada de sedimentos. (12,9%)
• Reconhecer que por meio da utilização de telescópios os astrônomos são capazes de verificar que Saturno tem anéis de poeira. (16,9%)
De modo simplificado, pode-se dizer que quanto maior a proficiência média de uma turma em relação à posição do item na escala, maior é a probabilidade de a tarefa ser respondida corretamente. Lembrando que a proficiência média da turma decorre dos desempenhos dos alunos dessa turma na prova e que esses desempenhos são díspares, pois refletem os estágios desiguais da aprendizagem da turma, já que uns dominam mais algumas habilidades do que outros. Por isso, é importante ter clareza de que a proficiência média de uma turma ser igual a 220, por exemplo, não permite dizer que todos os alunos daquela turma têm proficiência 220.
Assim sendo, para essa turma é esperado que esses alunos tenham maiores chances de acertar itens como aqueles descritos nos pontos 150, 175 e 200. Em contrapartida, para os itens descritos em pontos mais altos da escala, a chance de acerto existe, porém é reduzida, de modo que é esperado que uma parcela pequena desses alunos seja capaz de acertar uma tarefa que está ancorada no ponto 300 ou superior. Para saber o percentual de alunos capaz de lidar com essas tarefas ancoradas nos pontos mais altos da escala, é preciso analisar o boletim de sua escola e ver o contingente de estudantes que estão distribuídos nos níveis mais altos da escala.
No 5º ano, havia um item que propunha aos estudantes analisar um pequeno texto no qual há a frase 'Quando esfria nas nuvens, chove pedra de gelo', e a partir da análise deveriam reconhecer a alternativa correta que afirmava que “para que ocorra 'chuva de pedra' a água das nuvens, ao cair, se solidifica”. Apenas cerca de 35% dos estudantes indicaram a resposta correta para esse item, que está no ponto 275 da Escala de Proficiência. Ou seja, estudantes com proficiência 275, ou maior, têm maior chance de responder corretamente esse item. Não que estudantes com proficiência menor não possam acertar a resposta do item, mas, quanto menor a proficiência do estudante em relação àquela da posição do item, menor a chance de que o acerto tenha sido devido ao domínio que o estudante tem sobre o objeto do conhecimento e a habilidade associados ao item, no caso habilidade EF05CI02- Reconhecer as mudanças de estado físico da água estabelecendo relação com o ciclo hidrológico e suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, na produção tecnológica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas em diferentes escalas: local, regional e nacional, na Unidade Temática Matéria e Energia, como indicado no quadro.
Os resultados do SARESP mostram que, em 2022, apenas 13% dos estudantes têm proficiência igual ou maior que 275, razão do baixo percentual de acerto no item aqui comentado. A partir desse diagnóstico, os professores podem discutir estratégias de ensino que possam, paulatinamente, resultar em apropriação crescente do conhecimento e da habilidade associados ao Ciclo hidrológico e Consumo consciente, objeto do conhecimento definido pelo Currículo Paulista para ser trabalhado nesta etapa da escolarização; uma dessas estratégias, por exemplo, apresentar aos alunos tarefas menos complexas, situações-problema mais simples, associadas à mesma habilidade e objeto do conhecimento, e que podem ser resolvidas ainda que os estudantes tenham uma proficiência menor, ou seja, itens posicionados em pontos anteriores da Escala. Mas, quais seriam esses itens que requerem menor proficiência dos estudantes? Onde estão descritos?
Nesse sentido, é de grande importância que os professores e gestores se valham de consultas à Descrição da Escala de Proficiência, que contém, não apenas dos itens âncoras aplicados no SARESP 2022, mas também a descrição de todos os outros itens aplicados em edições anteriores. Ela apresenta a posição do item na Escala, ou seja, a proficiência requerida dos estudantes dos respectivos anos/série para que o respectivo item seja respondido com alta probabilidade de acerto.

Nessa linha, e ainda tendo a habilidade EF05CI02, associada ao objeto de conhecimento Ciclo Hidrológico, no 5º ano, os professores poderão verificar pela Descrição da Escala na posição 250, portanto requerendo uma proficiência um pouco menor que a do item comentado anteriormente, há a descrição de outro item que propõe aos estudantes Reconhecer em figura que representa o ciclo da água na natureza que, em uma das etapas desse ciclo, a água passa do estado líquido para o gasoso, no caso a formação de nuvens a partir das águas do rio representado na figura”. Ou seja, trata-se de um item um pouco menos complexo que o anterior, sobre chuva de pedra. Neste segundo item aqui citado, foi apresentada aos estudantes uma figura que auxilia na compreensão da situação-problema apresentada (reconhecer, em figura, as etapas do ciclo da água na natureza), e cuja pergunta que faz aos estudantes recai sobre um aspecto do componente curricular talvez mais facilmente compreensível (água do rio evapora e forma nuvens - Evaporação). No item anterior, de maior complexidade, os estudantes precisavam interpretar um texto, não havia figura que lhes auxiliasse, e a partir da interpretação do texto deveriam reconhecer a explicação sobre o que acontece com a água da chuva para que se transforme em gelo, sendo este talvez um aspecto do componente curricular (solidificação no ciclo hidrológico) de mais difícil compreensão. Desse modo, o item menos complexo, descrito na escala, é respondido corretamente também por estudantes com proficiência menor que aquela requerida por esse segundo item, que está no intervalo de proficiência Avançado, enquanto o outro se situa no início do intervalo Adequado. No 5º ano, 35% dos estudantes têm proficiência no nível Adequado, aos quais se somam 13% com proficiência no Avançado. Ou seja, quase 50% dos estudantes têm proficiência para responder itens associados à habilidade EF05CI02, Ciclo Hidrológico, e que apresentam complexidade e requerem nível de conhecimento como aquele descrito pelo item no ponto 250 da Escala, mas um percentual menor de estudantes têm conhecimento suficiente, e dele sabem fazer uso (domínio da habilidade EF05CI02), de modo a resolverem situações com a complexidade daquela do item descrito no ponto 275 da Escala.
A partir dessa constatação, os professores podem discutir as estratégias para que, no que se refere à habilidade EF05CI02-Ciclo Hidrológico, esses estudantes do 5º ano com proficiência 250 possam adquirir e consolidar conhecimento que lhes permita também compreender e apresentar solução para a situações-problema como a apresentada pelo item da posição 275; assim como como os professores podem discutir as estratégias pedagógicas que façam com que os estudantes nos níveis de proficiência Básico e Abaixo do Básico, que têm proficiência inferior a 250 e, portanto, maiores dificuldades para resolver itens como os aqui exemplificados, adquiram conhecimento e domínio da habilidade de modo a poderem compreender e resolver situações como aquela apresentada pelo item da posição 250. Com isso, ao longo das edições do SARESP, para esta e demais habilidades definidas para o 5º ano, o esperado é o ganho em proficiência e o avançar dos estudantes dos níveis Abaixo do Básico e Básico para os níveis Adequado e Avançado.
Os itens aqui citados são apenas dois exemplos, dentre os inúmeros que os professores poderão consultar a partir do quadro da Escala de Proficiência, ampliando as possibilidades de se ter melhor dimensão da aprendizagem dos estudantes nos diferentes componentes curriculares dessa etapa da escolarização.
Para saber mais sobre a escala de proficiência, encontrar sugestões de como utilizá-la e os descritores obtidos ao longo das edições do SARESP, clique aqui.
Por fim, os dados estatísticos que indicam como a prova aplicada se apresentou em relação ao índice de dificuldade dos itens e seu índice de discriminação.
Dificuldade X Discriminação dos itens da prova
DIFICULDADE
Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85%
Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85%
Médio: percentual de acerto entre 35% e 65%
Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35%
Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15%
DISCRIMINAÇÃO
Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho.
A partir dos dados é possível observar que pouco menos de um quinto da prova de Ciências da Natureza apresentou índice de discriminação ruim, região alaranjada do quadro. Nesses casos, o percentual de acerto dos estudantes que tiveram melhor desempenho global na prova foi muito próximo daqueles que tiveram um desempenho global ruim. Também é possível observar uma distribuição próxima do número de itens fáceis, médios e difíceis.
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