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A edição de 2022 do SARESP contou com a participação de 295 339 estudantes da rede estadual na aplicação das provas da 3ª série EM, o que corresponde a 79,4% do que foi previsto. Esse percentual de participação dos alunos é superior ao observado na edição 2021, ficando próximo ao que costumava ser observado nas aplicações do SARESP, anteriores à pandemia. Esse contingente permite a obtenção de dados mais próximos da realidade escolar, trazendo representatividade e maior segurança para o processo, o que é fundamental tanto para a aferição da proficiência da rede escolar como para indicar os fatores que influenciam no desempenho escolar.
Segundo dados obtidos a partir das respostas apresentadas nos questionários propostos aos estudantes que participaram da prova e seus responsáveis, os principais fatores que impactaram positivamente (verde) ou negativamente (vermelho) o desempenho dos estudantes na prova de Ciências da Natureza do Ensino Médio foram:

Para saber mais sobre os fatores associados que impactam no desempenho dos estudantes, clique aqui.
A seguir, tem-se um histórico da média de proficiência aferida para essa turma, ao longo das edições do SARESP, de 2010 a 2022, além da distribuição dos alunos da rede estadual nos níveis de proficiência, considerando o resultado da edição 2022.

- Observa-se queda na média de proficiência entre os estudantes 3ª série EM de 2021 para 2022. Cabe lembrar que não há dados que compreendam o período posterior a 2014 e anterior ao início da pandemia COVID-19 e portanto não se pode afirmar se esse ganho em proficiência teria continuado até 2020, quando da pandemia. Mas, se houve ganho em proficiência nesse intervalo, então as perdas em 2022 foram ainda maiores que aquela que se depreende na comparação 2014-2022.
- A edição 2022 registrou para a 3ª série EM o maior percentual de alunos cuja proficiência é característica do Abaixo do Básico, perspectiva histórica. Disso decorre que um maior número de estudantes vindos da educação básica, a maioria deles (59,2%), não conseguiu acompanhar minimamente os conteúdos, competências e habilidades postas.
- Parece ser evidente a existência de fragilidades no processo ensino-aprendizagem ao longo do ensino médio, resultando em perda de proficiência e distanciamento dos patamares desejados para essa etapa da escolarização.
Cada edição da prova SARESP é montada com provas contendo 104 itens (questões). Parte da prova é composta por itens de edições anteriores para garantir a comparabilidade dos resultados de diferentes edições. Contudo, há também a proposição de tarefas inéditas, visando ampliar o leque de informações sobre os conhecimentos escolares que os estudantes se mostraram capazes de mobilizar para resolver situações-problema, apresentadas por meio de itens (questões) de prova. Essa capacidade de mobilizar conhecimento para resolver problemas é o que se entende por proficiência, sendo que há casos mais simples de serem resolvidos assim como há casos mais complexos. A partir da organização desses problemas, baseado no grau de complexidade, é criada a chamada escala de proficiência. Nesse sentido, a edição de 2022 contribuiu com a inclusão de novos descritores na escala de proficiência, apresentados a seguir.

É importante analisar o desempenho dos estudantes na prova SARESP 2022, com os itens categorizados nos quatro níveis de proficiência. Adiante, serão apresentados os percentuais de acerto para itens aplicados na edição 2022. Lembrando que fragilidades trazidas pelos estudantes de etapas anteriores da escolarização impactam a aprendizagem no ensino médio e se manifestam no baixo desempenho dos estudantes em tarefas e habilidades correlatas.
Por exemplo, como apresentado em seção anterior, foi verificado que no 9º ano há um considerável percentual de estudantes cuja proficiência não lhes permite responder com segurança, com maior chance de acerto, itens sobre Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo posicionados no intervalo Adequado da Escala de Proficiência. Essa fragilidade trazida do 9º ano pode ser um dos fatores que impactam o desempenho dos estudantes do ensino médio na habilidade para “Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).”
Na prova para a 3ª série EM foi aplicado um item associado a essa habilidade e no qual os estudantes deveriam “Considerar uma situação hipotética, representada em esquema, na qual um asteroide passe entre a Terra e a Lua no exato ponto médio de uma linha imaginária entre Terra e Lua, com velocidade perpendicular à esta linha, e inferir se o movimento do asteroide será afetado, e se o for em qual direção, em razão da força gravitacional a que será submetido.” Esse item ocupa a posição 400 na Escala de Proficiência, início do intervalo do nível Avançado, e, consequentemente, o desempenho dos estudantes na resolução desse item foi baixo, apenas 29,8% deles indicaram a resposta correta, incluídos nesse percentual os estudantes com proficiência menor que a requerida pelo item, dentre os quais a chance de acerto é menor, já que menos de 1% dos estudantes possuem proficiência no nível Avançado.
Ao consultar a Descrição da Escala de Proficiência, que traz um retrospecto do desempenho dos estudantes em edições anteriores do SARESP, os professores poderão constatar que estudantes no nível de proficiência Abaixo do Básico, onde estão cerca de 60% dos estudantes do ensino médio, são capazes de “Relacionar o nascer e o pôr do sol ao movimento de rotação da Terra, com base em obras poéticas (letra de música).”, item que requer proficiência 250 (Abaixo do Básico). Mas um percentual bem menor de estudantes é capaz de responder um item no qual devem “Reconhecer a natureza do eclipse anular do Sol, a partir de informações sobre o fenômeno;”, item na posição 325 da Escala, nível Básico, nível de proficiência a partir do qual estão cerca de 40% dos estudantes. Ou seja, apenas cerca de 40% dos estudantes dominam o objeto do conhecimento a ponto de compreender que na ocorrência desse tipo de eclipse, solar anular ou anelar, a Lua está a uma distância maior da Terra e o seu tamanho aparente não é o suficiente para recobrir todo o disco solar, resultando em um anel de luz em torno da sombra da Lua. E um percentual ainda menor de estudantes têm proficiência adequada para a resolução de um item onde devem “Reconhecer, a partir de texto explicativo sobre a lei da gravitação universal, que o valor da aceleração da gravidade depende da massa e do raio do planeta.”, uma vez que esse item se posiciona no ponto 500 da Escala, intervalo de proficiência nível Avançado. Embora cada um desses itens, próprios para estudantes do ensino médio, esteja associado a habilidades, objetos do conhecimento, componentes curriculares e Unidade Temática, também próprios do ensino médio, articulam-se com habilidades e componentes curriculares de etapas anteriores da escolarização, de modo que fragilidades de lá trazidas impactam a aprendizagem agora ao final da educação básica.
Portanto, como aqui pode ser verificado, para que professores e gestores discutam os resultados do SARESP 2022 com vistas a crescente melhoria na aprendizagem dos estudantes, é importante que se considere não apenas os valores numéricos sobre as médias de proficiência aferidas a partir da aplicação das provas, mas também que se analise os quadros com o desempenho dos estudantes nos itens aplicados nessas provas, e também que se analise e se faça uso das informações trazidas pela Descrição da Escala de Proficiência. Assim, ampliam-se os recursos com os quais os professores e gestores educacionais podem contar para que possam mais objetivamente ter uma dimensão do nível de aprendizagem dos estudantes nos diferentes objetos do conhecimento trabalhados em cada etapa da escolarização, no domínio das habilidades que se espera que desenvolvam e consolidem.
Clique nos níveis de proficiência para ver a descrição das novas tarefas inseridas na escala de proficiência, obtidas no SARESP 2022 e o percentual de alunos que respondeu corretamente cada uma dessas tarefas.
Abaixo do Básico
Básico
Adequado
Avançado
Abaixo do Básico
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• Selecionar, dentre vários, quais alimentos compõem uma dieta que forneça energia, proteínas, vitaminas e minerais e com pouco lipídios, adequada para um adolescente de 16 anos que inicia aulas de natação para uma vida mais saudável. (83,1%)
Básico
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• Analisar árvore filogenética com as relações evolutivas entre Reptlia, Aves e Mammalia, e considerar a afirmação sobre as aves terem o coração separado em quatro cavidades, como o dos mamíferos; e indicar a qual grupo as aves estão filogeneticamente mais próximas. (67,0%)
• Analisar cladograma que apresenta a relação evolutiva entre orangotangos, gorilas, chimpanzés e humanos e concluir sobre a relação de parentesco entre esses grupos, no caso humanos têm maior grau de parentesco com os chimpanzés. (71,0%)
• Analisar gráfico que mostra o perfil de mortalidade nas principais capitais brasileiras entre 1930 e 2003, e reconhecer a explicação para as várias alterações nas causas de morte ao longo do período, no caso o acesso a vacinas, a medicamentos e a saneamento básico que contribuíram para a queda da mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias. (57,2%)
• Analisar texto com informação técnica sobre a composição de gases da atmosfera e sobre quais deles são capazes de absorver a radiação infravermelha, e reconhecer a partir dessas informações, quais deles provocam a intensificação do aumento da temperatura na Terra. (44,0%)
• Analisar texto com informação técnica sobre a formação de chuva ácida r reconhecer, dentre várias medidas propostas, a medida adequada para minimizar esse problema. (58,9%)
• Avaliar diferentes meios de obtenção de energia elétrica e reconhecer uma medida sustentável que possa ser adotada para reduzir a dependência do Brasil em relação às usinas hidrelétricas. (47,9%)
• Considerar dados, apresentados em tabela, sobre o tamanho (raio%) e o tempo que dois planetas levam para dar uma volta em torno do sol (período de translação%) e considerando que a velocidade de deslocamento dos dois planetas seja aproximadamente a mesma, reconhecer a explicação para um deles levar mais tempo que o outro para dar a volta ao Sol. (48,7%)
• Identificar a explicação para o fato de uma bolsa térmica manter a temperatura dos alimentos ou líquidos em seu interior, no caso a bolsa minimiza a troca de calor entre o meio externo e o seu interior, funcionando como isolante térmico para alimentos quentes ou frios. (50,4%)
• Interpretar texto informativo sobre os chamados veículos híbridos que utilizam uma tecnologia que conjuga um motor elétrico com um motor convencional à combustão, e indicar qual deveria ser predominantemente a fonte primária de geração de energia no país para que essa tecnologia pudesse ter seu uso potencializado, no caso fontes limpas e renováveis, e os acumuladores de energia usados nos veículos híbridos serem recicláveis. (45,4%)
• Interpretar texto que informa sobre um sistema que consegue captar a energia das pedaladas em uma bicicleta para produzir eletricidade e recarregar a bateria do celular do ciclista e uma bateria que alimenta os faróis da bicicleta, e reconhecer a sequência da transferência de energia, no caso do ciclista para o movimento da bicicleta e desta para as baterias. (57,9%)
• Interpretar texto sobre os benefícios do mapeamento genético humano, e as questões éticas que suscita, e reconhecer afirmação condizente com a discussão ética presente no texto. (56,9%)
• Interpretar texto sobre os refrigerantes terem de ser saturados em dióxido de carbono, processo de gaseificação, e gráfico que apresenta a solubilidade do dióxido de carbono em água segundo a temperatura, e reconhecer a afirmação correta que associa a solubilidade do gás a temperaturas específicas. (49,4%)
• Reconhecer a equação química que representa a obtenção de hidrogênio, considerado o combustível do futuro, através da eletrólise da água; dada a informação que nessa reação duas moléculas de água se decompõem gerando uma molécula de gás oxigênio e duas moléculas de gás hidrogênio. (44,7%)
Adequado
X Fechar
• Analisar árvore filogenética que apresenta as possíveis relações existentes entre diversos hominídeos e reconhecer a afirmação correta sobre as relações evolutivas e temporais entre algumas das espécies representadas. (33,2%)
• Analisar cladograma que representa as relações evolutivas entre quatro grandes grupos vegetais (briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas%) e indicar afirmação correta sobre características compartilhadas entre alguns desses grupos. (37,8%)
• Avaliar informações em um texto que trata de princípios básicos para a transformação e utilização de materiais para um desenvolvimento sustentável, do qual foram suprimidas as palavras "aumento', 'diminuição' e 'redução', e identificar a a ordenação correta dessas palavras para que as informações do texto se apresentem corretas e coerentes. (28,6%)
• Analisar gráfico de barras sobre taxa de mortalidade infantil por Estado da Federação, Brasil, e respectivos IDH, e indicar quais estados apresentavam na ocasião da obtenção dos dados as condições menos adequadas quanto ao nível de saúde e de desenvolvimento. (39,9%)
• Considerar a tecnologia do DNA recombinante, representada em esquema, e indicar uma das aplicações dessa tecnologia no que se refere à manipulação genética de bactérias. (43,4%)
• Considerar um texto explicativo sobre a terapia gênica e indicar uma das doenças que pode vir a ser tratada com essa técnica da biotecnologia, no caso a hemofilia. (34,1%)
• Considerar texto que afirma que a temperatura do solo é um fator importante para o amadurecimento das laranjas, porque afeta a evaporação da água e a umidade do ar circulante, e indicar a qual o elemento ou qual substância cujo processo natural de reciclagem está implícito no texto, no caso a reciclagem da água. (41,9%)
• Explicar o risco elevado e a consequência em se usar benjamim, ou multiplicador de tomadas, os quais permitem ligar simultaneamente vários aparelhos elétrico em uma única tomada. (39,3%)
• Interpretar arvore filogenética que apresenta as relações evolutivas entre cinco espécies de animais, e indicar as espécies que compartilham determinadas características derivadas em relação àquelas do ancestral. (33,7%)
• Interpretar os resultados da análise físico-química da água que abastece um laboratório de química, em um período de seis meses, apresentados em tabela, e considerando que em todas as medidas realizadas verificou-se que o teor de cloro residual estava acima do permitido pela legislação, e reconhecer a afirmação sobre o que essa condição acarreta, no caso favorece a corrosão da rede interna de distribuição da água. (34,6%)
• Interpretar texto explicativo sobre o que vem a ser a doença celíaca, e identificar um dos sintomas que pode apresentar uma pessoa com essa doença, no caso redução na absorção de nutrientes e diarreia. (33,5%)
• Interpretar um texto sobre como são obtidas novas raças de cães, via endocruzamento e seleção, e reconhecer afirmação sobre o tipo de seleção empregada e características fixadas nos animais. (33,9%)
• Reconhecer a afirmação correta sobre espetos de madeira e espetos de metal quando do prepara do churrasco, no que se refere à condutibilidade do calor e velocidade para assar a carne. (37,6%)
• Reconhecer, dentre seis procedimentos sugeridos para a dissolução do cálcio das casacas de ovo, sendo eles a utilização de ácido aquecido, resfriado, concentrado, diluído, casca inteira, casca triturada, qual a combinação deles que permite mais rapidamente a dissolução desejada. (39,1%)
Avançado
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• Analisar cinco afirmações a respeito da evolução biológica e cultural do homem e reconhecer quais delas estão corretas. (29,7%)
• Analisar esquema que representa um determinado componente celular, no qual há indicações sobre as propriedades desse componente, e identificar a frase que cita qual é esse componente e qual é a função representada no esquema, no caso a membrana plasmática e a permeabilidade seletiva. (27,5%)
• Analisar figura que representa vários saxofones e violinos, de diferentes tamanhos, e sobre os quais há barras horizontais que indicam a faixa de frequências que cada instrumento foi projetado para cobrir, e indicar a frase correta sobre a frequência de cada instrumento aumentar, ou diminuir, considerando a direção esquerda ou direita das barras. (27,6%)
• Analisar gráfico que apresenta a variação na quantidade de DNA ao longo da mitose e reconhecer uma afirmação correta sobre uma das etapas desse ciclo de divisão, no caso que em S ocorre duplicação dos cromossomos. (29,5%)
• Analisar texto com informações comparativas sobre consumo energético e potência de lâmpadas incandescentes e lâmpadas LED, e indicar qual a potência, em W, de uma lâmpada LED que apresente a mesma luminosidade de uma lâmpada incandescente de 60W. (34,0%)
• Analisar um esquema que representa o sistema circulatório humano e reconhecer uma afirmação sobre o fluxo de sangue pelos diferentes vasos. (27,4%)
• Analisar duas tabelas, uma delas com dados sobre temperatura e estado físico dos compostos químicos de duas amostras, compostos químicos não indicados, e outra tabela com dados sobre temperaturas de fusão e temperaturas de ebulição de três compostos químicos identificados, e concluir sobre qual composto químico está presente em cada uma das amostras. (14,4%)
• Analisar esquema que indica os reinos agrupados no Domínio Eukarya e reconhecer qual a principal característica comum aos organismos desse domínio, no caso possuírem material nuclear protegido por membrana. (29,9%)
• Analisar informação sobre o albinismo ser uma característica genética autossômica recessiva, e calcular a probabilidade de um casal de não albinos, que já tiveram um filho albino e uma filha não albina, ter um filho albino, menino, em uma terceira gestação. (10,3%)
• Analisar figura que representa o processo de síntese proteica e reconhecer afirmação correta sobre os tipos de RNA que participam desse processo. (23,9%)
• Analisar figura que representa um experimento destinado a analisar três diferentes sólidos e algumas soluções quanto à capacidade para condução de corrente elétrica, analisar tabela com resultados físico-químicos do experimento e identificar o tipo de cada sólido usado no experimento, se iônico, metálico ou molecular. (27,6%)
• Analisar figura que representa uma célula vegetal, na qual várias setas apontam para suas diferentes estruturas, e identificar a alternativa que cita corretamente qual a estrutura indicada e qual a função dessa estrutura na célula. (18,6%)
• Analisar os dados de duas tabelas, uma delas que traz os critérios adotados pela OMS e pelo Brasil no que se refere à potabilidade da água em função da concentração de determinadas substâncias nessa água, e outra que traz as concentrações dessas substâncias em diferentes amostras de água coletadas em diferentes locais, e reconhecer qual das amostras seria considerável potável pelos critérios tanto da OMS quanto do Brasil. (28,0%)
• Analisar tabela que relaciona as margens de frequências audíveis por diferentes animais, incluindo o homem, e reconhecer qual desses animais tem capacidade maior que a do homem para ouvir sons graves. (32,6%)
• Comparar duas diferentes tecnologias para aquecimento da água durante o banho, aquecimento elétrico e aquecimento a gás, e concluir sobre a geração de poluentes atmosféricos e a opção menos poluente considerando a fonte primária de produção de energia no país, se hídrica ou elétrica, no caso se as fontes primárias de energia elétrica são predominantemente hídricas, o aquecimento elétrico é a opção menos poluente para o Brasil. (29,7%)
• Considerar a descrição de um determinado procedimento da biotecnologia, e reconhecer a denominação que se dá para esse tipo de procedimento, no caso a obtenção de vacinas de DNA. (30,6%)
• Considerar informações fornecidas sobre unidades de calor obtidas por um motor de automóvel a partir de 1 litro de gasolina, e a partir de 1 litro de álcool, e o volume de gasolina necessário para que o automóvel rode 100 km, e calcular o volume necessário de álcool para que o automóvel rode essa mesma distância. (31,0%)
• Considerar texto sobre crescimento exponencial de uma população natural, e fatores limitantes desse crescimento, analisar gráfico com curvas representativas do crescimento potencial, crescimento real e fatores limitantes, e reconhecer afirmação correta sobre as linhas desse gráfico. (27,7%)
• Considerar diferentes fontes de obtenção de energia (biomassa, energia solar, eólica, movimento das marés, geotérmica%), e indicar qual delas produz dióxido de carbono na geração da energia. (37,2%)
• Considerar uma situação hipotética, representada em esquema, na qual um asteroide passe entre a Terra e a Lua no exato ponto médio de uma linha imaginária entre Terra e Lua, com velocidade perpendicular à esta linha, e inferir se o movimento do asteroide será afetado, e se o for em qual direção, em razão da força gravitacional a que será submetido. (29,8%)
• Identificar a explicação, segundo a Teoria da Seleção Natural, para o desenvolvimento dos sacos aéreos nas aves. (27,0%)
• Interpretar a clássica figura que representa a evolução humana, na qual há uma sucessão linear do chimpanzé até chegar em um hominídeo, e reconhecer a explicação adequada sobre esse tipo de representação ser correto ou incorreto. (26,7%)
• Interpretar texto que informa que no processo de eutrofização há grande aporte de fosfatos e nitratos, presentes em esgotos despejados nas águas, e identificar uma outra fonte desses nutrientes que também pode levar à eutrofização, no caso os fertilizantes carreados para os cursos de água. (26,4%)
• Interpretar um trecho extraído do livro A Origem das Espécies, de Darwin, e indicar a qual conceito Darwin se referia nesse trecho, no caso a seleção natural. (33,8%)
• Interpretar trecho de uma notícia sobre rádios pirata interferirem com o sistema de comunicações entre a torre de comando e as aeronaves, e reconhecer a explicação para essa interferência, no caso as rádios piratas estarem transmitindo na mesma frequência que aquela usada pela torre e aeronaves. (25,7%)
• Interpretar texto que informa que as definições de vida apresentadas pela ciência nem sempre incluem todos os organismos da Terra e que apresenta uma nova definição segundo a qual 'a vida é um sistema químico autorreplicativo que evolui como consequência da sua interação com o meio', e, com base nessa definição, reconhecer afirmação que traz informações corretas sobre a origem e evolução da vida no planeta Terra. (18,0%)
• Reconhecer afirmação sobre a importância do surgimento do tubo polínico nas angiospermas e sua contribuição para que esses vegetais tivessem sucesso evolutivo no ambiente terrestre. (22,8%)
• Reconhecer qual área de investigação cujo desenvolvimento permitiu se chegar às técnicas para mapeamento do genoma humano, no caso os conhecimentos acumulados em genética molecular. (24,5%)
• Reconhecer uma afirmação correta que compara carvão vegetal e carvão mineral como fontes de energia, no caso reconhecer o carvão mineral como combustível fóssil. (17,4%)
De modo simplificado, pode-se dizer que quanto maior a proficiência média de uma turma em relação à posição do item na escala, maior é a probabilidade de a tarefa ser respondida corretamente. Lembrando que a proficiência média da turma decorre dos desempenhos dos alunos dessa turma na prova e que esses desempenhos são díspares, pois refletem os estágios desiguais da aprendizagem da turma, já que uns dominam mais algumas habilidades do que outros. Por isso, é importante ter clareza de que a proficiência média de uma turma ser igual a 220, por exemplo, não permite dizer que todos os alunos daquela turma tem proficiência 220.
Assim sendo, para essa turma é esperado que esses alunos tenham maiores chances de acertar itens como aqueles descritos nos pontos 150, 175 e 200. Em contrapartida, para os itens descritos em pontos mais altos da escala, a chance de acerto existe, porém é reduzida, de modo que é esperado que uma parcela pequena desses alunos seja capaz de acertar uma tarefa que está ancorada nos pontos 300 ou superior. Para saber o percentual de alunos capaz de lidar com essas tarefas ancoradas nos pontos mais altos da escala, é preciso analisar o boletim de sua escola e ver o contingente de estudantes que estão distribuídos nos níveis mais altos da escala.

Os itens aqui citados são apenas exemplos, dentre os inúmeros que os professores poderão consultar a partir do quadro da Escala de Proficiência, ampliando as possibilidades de se ter melhor dimensão da aprendizagem dos estudantes nos diferentes componentes curriculares dessa etapa da escolarização.
Para saber mais sobre a escala de proficiência, encontrar sugestões de como utilizá-la e os descritores obtidos ao longo das edições do SARESP, clique aqui.
Por fim, os dados estatísticos que indicam como a prova aplicada se apresentou em relação ao índice de dificuldade dos itens e seu índice de discriminação.
Dificuldade X Discriminação dos itens da prova
DIFICULDADE
Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85%
Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85%
Médio: percentual de acerto entre 35% e 65%
Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35%
Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15%
DISCRIMINAÇÃO
Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho.
A partir dos dados é possível observar que praticamente um quarto da prova de Ciências da Natureza apresentou índice de discriminação ruim, região alaranjada do quadro. Nesses casos, o percentual de acerto dos estudantes que tiveram melhor desempenho global na prova foi muito próximo daqueles que tiveram um desempenho global ruim. Também é possível observar a baixa quantidade (6) de itens considerados fáceis, de modo que uma parte maior foi considerado mediano, quanto ao nível de dificuldade, mas a maioria dos itens foi percebida como difícil para o alunado.
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