SARESP EM REVISTA
Exemplo 1
Nível: Adequado [300 a < 350]
Compõe a descrição do ponto 325 da Escala de Ciências – SARESP
EF07CI08 – Identificar possíveis impactos provocados pela ocorrência de catástrofes naturais ou alterações nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema e avaliar de que maneira podem afetar suas populações quanto às possibilidades de extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, entre outras.



O item apresentou aos estudantes um excerto de um texto sobre o controle biológico de pragas, no caso a lagarta da soja. A partir das informações do texto, os estudantes deveriam inferir sobre os impactos, no caso impacto positivo, do emprego do controle biológico no ecossistema local.
Na descrição da escala de proficiência, no ponto 325, esse item está assim registrado:

Os estudantes de 9º ano do ensino fundamental:

Reconhecem o impacto positivo sobre o meio ambiente resultante do emprego de estratégias de controle biológico de pragas, em lugar do uso de pesticidas;
Um percentual de estudantes, um pouco inferior a 50%, assinalou a resposta correta, percentual que sobe para 70,9% dentre os estudantes de maior desempenho na prova (os 27% com maiores escores), mas que cai para 30,2% dentre os estudantes de menor desempenho (os 27% com menores escores).
Cerca de 25% dos estudantes assinalou a alternativa B, que afirmava que a metodologia provoca contaminação ambiental. Os estudantes que assinalaram essa alternativa entenderam como contaminantes o “suco de lagartas” indicado para o controle da praga, mas não compreenderam que a composição desse “suco” é específica para o combate às lagartas e é justamente o que poderia eliminar a praga do ambiente sem prejuízo aos organismos da comunidade local, como as abelhas. 
O item está na posição 325 da escala de proficiência, no intervalo correspondente ao Adequado. O percentual de estudantes com proficiência no Adequado ou Avançado soma 26,1%, o que indica que parte dos estudantes no nível Básico respondeu corretamente o item, ainda que a probabilidade de acerto seja menor nesse grupo uma vez que não têm a proficiência requerida para domínio pleno da situação-problema apresentada pelo item, do conteúdo e da habilidade a ele associada. Desse modo, o percentual de acerto próximo ao 50%, que inclui estudantes com proficiência no Adequado e Avançado e parte dos estudantes no nível Básico de proficiência.
O item aparece na descrição da escala de proficiência, posição 325, como:

Os estudantes de 9º ano do ensino fundamental:
Reconhecem o impacto positivo sobre o meio ambiente resultante do emprego de estratégias de controle biológico de pragas, em lugar do uso de pesticidas;
A despeito do item requerem proficiência no nível Adequado para que seja respondido com maior probabilidade de acerto, e considerando o percentual de estudantes do 9º ano com proficiência nos níveis Adequado e Avançado, justifica-se e é relevante o fato de que com um considerável contingente de estudantes deve-se trabalhar mais intensamente os objetos de conhecimento Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais, de modo a terem melhor compreensão de situações problema como a apresentada pelo item aqui comentado.

Exemplo 2
Nível: Avançado [≥ 350]
Compõe a descrição do ponto 425 da Escala de Ciências – SARESP
EF05CI02 – Reconhecer as mudanças de estado físico da água estabelecendo relação com o ciclo hidrológico e suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, na produção tecnológica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas em diferentes escalas: local, regional e nacional.



O item apresentou aos estudantes uma figura que representa o ciclo da água que abastece um manancial superficial: a água caindo na forma de chuva, se infiltrando no solo, aflorando em um manancial, devolvida à atmosfera pela transpiração dos vegetais e novamente formando nuvens de chuva. Os estudantes deveriam indicar a alternativa que citava as etapas envolvidas na manutenção do manancial, no caso a precipitação das chuvas e infiltração da água no solo e o aporte de água pelo lençol freático.
O item se mostrou de difícil resolução. A alternativa correta foi assinalada por apenas 15,5% dos estudantes, e por apenas 23,2% daqueles do grupo de maior desempenho. O maior percentual de respostas se deu na alternativa que citava precipitação e evaporação. Ou seja, os estudantes responderam sobre o ciclo da água, mas não sobre quais etapas do ciclo eram responsáveis pela manutenção do aporte de água para o manancial. Nesse caso, faltou aos estudantes a compreensão do que era pedido no comando do item, e desse modo apresentaram uma resposta mais direta, baseada apenas no ciclo da água representado na figura.
A habilidade associada à compreensão do ciclo da água é trabalhada com os estudantes desde o 5º ano, EF05CI02 - Reconhecer as mudanças de estado físico da água estabelecendo relação com o ciclo hidrológico e suas implicações na agricultura, no clima, ... Contudo, no caso da questão 45, ainda que os estudantes tenham demonstrado certa compreensão do ciclo da água (a água evapora, forma nuvens e depois precipita), faltou aos estudantes a percepção do que efetivamente lhes estava sendo perguntado (dentre os fenômenos representados na figura, quais deles estavam envolvidos na manutenção dos mananciais) assim como lhes faltou maior compreensão das informações visuais na figura.
O item, com o nível de complexidade que incorpora (compreensão e interpretação da figura; conhecimento sobre as mudanças do estado físico da água representadas na figura; compreensão da pergunta, ou da situação problema-que se deve resolver), requer proficiência 425 ou maior para que seja respondido com alta probabilidade de acerto em razão do domínio dos estudantes sobre o tema e habilidade. Contudo, no 9º ano do ensino fundamental apenas 5% dos estudantes têm proficiência no nível Avançado. Há aqui mais um diagnóstico e indicativo de objetos de conhecimento e habilidade que precisam ser trabalhados com os estudantes em escala crescente de complexidade das situações problema apresentadas.
Na descrição da escala de proficiência o item aparece, no ponto 425, nível Avançado, como:

Os estudantes do 9ª ano do ensino fundamental:
EF05CI02 - reconhecem, com apoio de figura que representa a formação de chuvas, sua infiltração no solo e afloramento das águas em mananciais, qual etapa desse ciclo garante o abastecimento dos mananciais.