SARESP EM REVISTA
FINALIDADES

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, é um processo de avaliação de larga escala, que completou em 2021 a sua 23ª edição.
Além de permitir a verificação do desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas propostas para cada etapa de ensino-aprendizagem escolar, o SARESP é importante mecanismo de apoio à tomada de decisão na gestão da Educação Básica paulista, em especial no que se refere à definição de programas de formação continuada, ao planejamento escolar e ao estabelecimento de metas para o projeto de cada escola.
De outra parte, ao disponibilizar os resultados de cada escola pública estadual à população em geral, o SARESP integra-se ao processo de comunicação da escola com a sociedade, abrindo a perspectiva para a discussão, a reflexão e o engajamento na vida escolar e no projeto educacional na busca de melhoria significativa da educação de um povo.


CARACTERÍSTICAS

Os resultados gerados na edição do SARESP 2021 mantiveram, como característica básica fundamental, a utilização da metodologia Teoria da Resposta ao Item (TRI).
Essa metodologia permite a equalização, para fins de comparação dos resultados obtidos no SARESP ano a ano, desde 2008, e entre esses, os resultados dos sistemas nacionais de avaliação (Saeb e Prova Brasil). Esta métrica possibilita o acompanhamento da evolução dos indicadores de qualidade da educação ao longo dos anos de escolaridade, bem como apresentação dos resultados do SARESP 2021 em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, na mesma escala de desempenho da Prova Brasil/Saeb.
Considerando o contexto mundial vivenciado em 2020, com o advento da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) e a consequente necessidade de interrupção das aulas presenciais, fechamento das escolas por um longo período durante o ano letivo, a edição do SARESP 2020 não foi realizada.
Durante o período de isolamento social, em 2021, muitas escolas ainda permaneceram fechadas e os professores a ensinar mediante práticas pedagógicas remotas, em caráter emergencial, utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação, trazendo novos desafios para o processo de ensino aprendizagem. Com o ano letivo de 2021 finalizando, a avaliação educacional proposta pela Secretaria de Estado da Educação foi reformulada para atender às novas necessidades educacionais, implicando em um novo olhar para o estudante, mais humanizado e fundamentalmente com a preocupação com o desenvolvimento do estudante em sua totalidade.
Em continuidade ao processo de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, a 23ª edição do SARESP 2021 tem algumas características que o destacam no cenário nacional da avaliação de larga escala. Por exemplo:
  • avaliação do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, predominantemente, por meio de itens de múltipla escolha e de resposta construída pelos estudantes e seus resultados descritos na escala do Saeb, como se faz tradicionalmente para a avaliação dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio;
  • correção externa e online, dos itens de resposta construída aplicados aos estudantes de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática;
  • uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) na montagem das provas do 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, o que permite utilizar um grande número de itens por série e componente curricular, e classificar os níveis de desempenho dos estudantes em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades com maior amplitude;
  • avaliação do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual em uma amostra correspondente a até 5% da população avaliada para cada ano, em aplicação impressa e até 5% da população avaliada para cada ano, em aplicação digital, estratificada por tipo de atendimento, Diretoria de Ensino (DE) e Região Metropolitana e Interior e ainda, pela classificação das escolas quanto ao desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática, garantindo assim uma amostra que represente o sistema que está sendo avaliado;
  • avaliação do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual na totalidade de estudantes matriculados e em uma amostra correspondente a até 10% da população avaliada para cada ano/série, em aplicação digital, estratificada por tipo de atendimento, Diretoria de Ensino (DE) e Região Metropolitana e Interior e ainda, pela disponibilidade de equipamentos eletrônicos adequados em laboratório de informática da escola;
  • utilização da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em todos os anos e componentes curriculares avaliados em provas objetivas, que permite a comparação dos resultados obtidos no SARESP, ano a ano, possibilitando o acompanhamento da evolução dos indicadores de qualidade da educação;
  • apresentação dos resultados do SARESP 2021, em Língua Portuguesa, em Matemática e em Ciências da Natureza – 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, na mesma escala de desempenho do Saeb;
  • estudo para apresentação dos resultados do SARESP, em Língua Portuguesa e em Matemática – 3º anos do Ensino Fundamental, na mesma escala de desempenho do Saeb;
  • apresentação de resultados por Região Metropolitana e Interior do Estado de São Paulo, com vistas à ampliação de informações para análise de desempenho regional.

    Conheça os detalhes das metodologias estatísticas utilizadas no SARESP, consultando a edição “SARESP 2016 em Revista”:




INSTRUMENTOS

As provas do SARESP 2021 foram organizadas de modo a contemplar as características básicas das edições anteriores do SARESP, exceto no caso do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental cujas provas passaram a ter, predominantemente, itens de múltipla escolha.
A avaliação censitária abrangeu estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com diferentes instrumentos. Atendendo aos requisitos do Projeto Básico SARESP 2021, a avaliação do 2º ano e do 3º ano do Ensino Fundamental na Rede Estadual da SEDUC/SP foi realizada por amostragem.
Provas ampliadas ou em braile, destinadas a atender aos estudantes deficientes visuais, foram elaboradas por disciplina e ano/série avaliados.
O quadro seguinte sintetiza os diferentes tipos de Cadernos de Prova estruturados para o SARESP 2021.



Legenda: M = manhã                              T = tarde

Nas seções intituladas Análise de Itens, nesta mesma revista, podem ser encontrados exemplos de itens que compõem as provas do SARESP 2021.