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                    A edição de  2022 do SARESP contou com a participação de 294 451 estudantes  da rede estadual na aplicação das provas do 9º ano EF, o que corresponde a 88,4%  do que foi previsto. Esse percentual de participação dos alunos é superior ao  observado na edição anterior, ficando próximo ao que costumava ser observado  antes da pandemia. Esse contingente permite a obtenção de dados mais próximos  da realidade escolar, trazendo representatividade e maior segurança para o  processo, o que é fundamental tanto para a aferição da proficiência da rede  escolar como para indicar os fatores que influenciam no desempenho escolar. 
                       
                      Segundo dados  obtidos a partir das respostas apresentadas nos questionários propostos aos  estudantes que participaram da prova e seus responsáveis, os principais fatores  que impactaram positivamente (verde) ou negativamente (vermelho) o desempenho  dos estudantes na prova de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental foram:  
                         
                          
                         
                        Para saber mais sobre os fatores associados que  impactam no desempenho dos estudantes, clique aqui. 
                         
                        A seguir, tem-se  um histórico da média de proficiência aferida para essa turma, ao longo das  edições do SARESP, de 2010 a 2022, além da distribuição dos alunos da rede  estadual nos níveis de proficiência, considerando o resultado da edição 2022.  
                         
                         
                        
                         
                         
                         
 
                        
                          - Observa-se que houve melhora na média de proficiência  entre os estudantes do 9º ano de 2021 para 2022, num indicativo de recuperação  da queda registrada no aproveitamento dos alunos em decorrência da pandemia. 
 
                          - Os estudantes com proficiência superior ao nível  Básico estão em maior número do que aqueles que apresentam desempenho abaixo do  básico.
 
                          - Apesar disso, ao final do 9
  ano EF, próximo de um quarto dos alunos termina  esse ciclo escolar sem dominar minimamente as habilidades esperadas. 
                         
                        Cada edição da  prova SARESP é montada com provas contendo 104 itens (questões). Parte da prova  é composta por itens de edições anteriores para garantir a comparabilidade dos  resultados de diferentes edições. Contudo, há também a proposição de tarefas  inéditas, visando ampliar o leque de informações sobre os conhecimentos  escolares que os estudantes se mostraram capazes de mobilizar para resolver  situações-problema, apresentadas por meio de itens (questões) de prova. Essa  capacidade de mobilizar conhecimento para resolver problemas é o que se entende  por proficiência, sendo que há casos mais simples de serem resolvidos assim  como há casos mais complexos. A partir da organização desses problemas, com  base no grau de complexidade, é criada a chamada escala de proficiência. Nesse  sentido, a edição de 2022 contribuiu com a inclusão de novos descritores na  escala de proficiência, apresentados a seguir.  
                         
                          
                                                 Clique  nos níveis de proficiência para ver a descrição das novas tarefas inseridas na  escala de proficiência, obtidas no SARESP 2022 e o percentual de alunos que respondeu  corretamente cada uma dessas tarefas.  
                         
                        
                        
                      Abaixo do Básico
                      Básico
                      Adequado
                      Avançado
                      
                      
                          Abaixo do Básico
                          X Fechar 
                          
                          •	Identificam, em um meme que circula nas redes sociais, a finalidade de criticar um comportamento. 
                           
                       
                      
                          Básico
                          X Fechar 
                          
                          •	Identificam a finalidade comunicativa de um cartaz que emprega linguagem verbal e elementos gráfico-visuais para conscientizar sobre medidas que diminuem o lançamento na natureza de gases que provocam o efeito estufa. 
                          •	Identificam a informação retomada por uma expressão nominal empregada como recurso linguístico de progressão textual, em uma narrativa. 
                          •	Identificam a tese defendida pelo autor em um texto argumentativa em que discute as razões para a crise hídrica de 2012.  
                          •	Identificam palavra empregada para expressar ironia em um texto narrativo em que a autora retrata o período de sua adolescência. 
                          •	Identificam o nome retomado por um pronome átono empregado como recurso linguístico de progressão textual, em uma tirinha. 
                          •	Identificam o sentido produzido pelo uso de verbos no pretérito perfeito do modo indicativo em um texto do gênero crônica. 
                          •	Reconhecem o efeito de sentido produzido pelo emprego da figura de linguagem denominada comparação, no contexto de uma narrativa do modernismo brasileiro. 
                          •	Reconhecem o emprego da figura de linguagem denominada personificação, no contexto de um poema contemporâneo. 
                          •	Reconhecem as relações de sentido estabelecidas por diferentes conjunções subordinativas adverbiais no contexto de orientações sobre o modo de preparar uma receita. 
                          •	Reconhecem elementos da organização composicional de um texto com a divulgação de dados sobre a relação de jovens com a internet, em que são empregados texto verbal e gráficos com os dados resultantes da pesquisa. 
                          •	Reconhecem o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos linguísticos de prescrição de eventos em um texto informativo. 
                          •	Reconhecem o sentido produzido pelo emprego da figura de linguagem denominada onomatopeia no contexto de leitura de uma tirinha. 
                          
                         
                       
                      
                          Adequado
                          X Fechar 
                          
                            •	Identificam a informação retomada por um pronome reto empregado como recurso linguístico de progressão textual, em uma narrativa. 
                            •	Identificam a opinião defendida em um editorial de jornal de grande circulação em que são discutidas as causas do aumento de acidentes envolvendo motocicletas.  
                            •	Identificam, em um artigo de opinião, o argumento utilizado pela autora para se posicionar contra a denominada “positividade tóxica”.  
                            •	Reconhecem o efeito de sentido produzido pelo uso de recurso linguístico de sequências descritivas em um texto narrativo.
                             
                                  
                           
                       
                      
                          Avançado
                          X Fechar 
                          
                          •	Identificam, em uma notícia, a informação reformulada por uma oração subordinada empregada como mecanismo de progressão textual. 
                          •	Identificam os recursos estilísticos empregados em uma propaganda institucional para conscientizar o leitor sobre a importância da preservação do meio ambiente. 
                          •	Reconhecem elementos da organização composicional em um texto de divulgação sobre a publicação de diretrizes da Embratur e do Ibama. 
                          •	Reconhecem o emprego de diferentes variedades da língua ao comparar elementos da organização composicional de dois textos com a definição da palavra selfie. 
                          •	Reconhecem o predicativo do sujeito como elemento sintático responsável por atribuir uma qualidade ao sujeito da oração, em um texto narrativo. 
                          •	Reconhecem o sentido de oposição estabelecido entre partes do texto por uma conjunção coordenativa, em um texto do gênero informativo. 
                          •	Reconhecem sentido de uma oração subordinada adverbial condicional relacionando-a ao restante do contexto de leitura em uma narrativa curta.
                           
                           
                       
                           
                         
                        
                         
                        De modo  simplificado, pode-se dizer que quanto maior a proficiência média de uma turma  em relação à posição do item na escala, maior é a probabilidade de a tarefa ser  respondida corretamente. Lembrando que a proficiência média da turma decorre  dos desempenhos dos alunos dessa turma na prova e que esses desempenhos são  díspares, pois refletem os estágios desiguais da aprendizagem da turma, já que  uns dominam mais algumas habilidades do que outros. Por isso, é importante ter  clareza de que a proficiência média de uma turma ser igual a 220, por exemplo,  não permite dizer que todos os alunos daquela turma tem proficiência 220. 
                         
                        Assim sendo,  para essa turma, é esperado que esses alunos tenham maiores chances de acertar  itens como aqueles descritos nos pontos 150, 175 e 200. Em contrapartida, para  os itens descritos em pontos mais altos da escala, a chance de acerto existe,  porém é reduzida, de modo que é esperado que uma parcela pequena desses alunos  seja capaz de acertar uma tarefa que está ancorada nos pontos 300 ou superior.  Para saber o percentual de alunos capaz de lidar com essas tarefas ancoradas  nos pontos mais altos da escala, é preciso analisar o boletim de sua escola e  ver o contingente de estudantes que estão distribuídos nos níveis mais altos da  escala. 
                         
                        Em uma  avaliação em larga escala, em vista do objetivo de se contemplarem os distintos  níveis de proficiência, ou seja, estágios mais discretos ou mais avançados de  desenvolvimento das competências e habilidades esperadas para cada etapa de  ensino, os cadernos de provas trazem questões construídas com diferentes graus  de complexidade. 
                         
                        Essa  distribuição quanto ao grau de complexidade das atividades de leitura ou de  análise linguística, no caso de língua portuguesa, tem por objetivo que a prova  possa alcançar todos os participantes, por meio de tarefas que possam ser  realizadas, numa ponta, por aqueles alunos que tendem a apresentar um  desempenho mais tímido e, na outra, pelo grupo com desempenho mais avançado, em  busca de atividades mais desafiadoras. Essa abrangência permite a construção de  um quadro o mais preciso possível daquilo que as turmas em diferentes níveis de  proficiência conseguem realizar. É o resultado dessa aferição quanto ao que as  turmas classificadas nos níveis de proficiência que vão do abaixo do básico  (que demonstram ainda não terem se apropriado do mínimo esperado para a etapa  escolar que estão cursando) ao avançado (capazes de realizar tarefas que extrapolam  os limites do previsto para o ano escolar que estão cursando) que se encontra  detalhado na “Escala proficiência”. 
                         
                        Voltando à  referida variação quanto ao grau de complexidade dos itens, ela é obtida,  primeiramente, a partir do conjunto de habilidades distintas em relação às  quais os alunos são avaliados na prova. Evidentemente, por sua natureza,  tarefas relacionadas, por exemplo, à habilidade para reconhecer o efeito de  sentido produzido em um texto pelo emprego de figuras de linguagem tendem a ser  mais complexas que uma tarefa de leitura que objetiva a identificação, pelo  aluno, de uma informação explícita. 
                         
                        Mas essa  gradação pode ser obtida também em itens voltados para avaliar o desempenho dos  alunos em relação a uma mesma habilidade. Das estratégias para a apresentação  ao aluno de tarefas que possam trazer variação quanto ao grau de dificuldade,  apesar de voltadas para a avaliação do nível de desempenho de uma mesma  habilidade, uma delas diz respeito à seleção dos elementos linguísticos objeto  de avaliação e outra, talvez a que atenda melhor a essa finalidade, à seleção  do texto que servirá de base para a criação da tarefa. De maneira bastante  objetiva, basta considerar que, em casos de tarefas que envolvem a  identificação da relação entre elementos linguísticos empregados como mecanismo  de progressão textual e seus referentes, evidentemente os alunos conseguem  identificar mais facilmente essa relação quando as retomadas são feitas por  formas pronominais, enquanto os casos em que a retomada é feita por nomes ou  expressões nominais exigem maior esforço do aluno para relacionar coerentemente  as informações textuais. No mesmo sentido, é mais fácil para o aluno  compreender essas relações no contexto de leitura de narrativas curtas ou de  notícias do que em textos mais densos como artigos de opinião. 
                         
                        Por fim, outro  fator que contribui para a diferença de complexidade entre essas tarefas é o  tipo de informação, ou seja, a maior ou menor quantidade de dados, e a forma  como eles são organizados nas alternativas de resposta. 
                         
                        Na avaliação  de 2022, um exemplo dessa variação do grau de complexidade de tarefas de uma  mesma habilidade pode ser observado por meio dos itens que avaliam a capacidade  dos alunos para reconhecer o sentido de figuras de linguagem em textos variados,  correspondente à habilidade identificada pelo código EF89LP37 no Currículo  Paulista. 
                         
                        A habilidade  para reconhecer o sentido produzido por figuras de linguagem no contexto de  leitura apresentou, na edição 2022 do SARESP, um número bastante satisfatório  de itens na composição da prova. Apesar de todos se destinarem à aferição do  desempenho dos alunos em relação à mesma habilidade, esses itens apresentam  diferentes graus de complexidade, conforme se verifica por meio das posições  distintas que cada um deles ocupa na escala de proficiência, o que favorece a análise  comparativa dos aspectos responsáveis por essa variação.  
                          Assim sendo, pode-se  observar, por exemplo, um primeiro item que explora essa habilidade posicionado  no ponto 200 da escala de proficiência, posição em que estão descritas as  tarefas realizadas pelas turmas com desempenho mínimo esperado para essa etapa  de ensino. Nesse caso, tanto o contexto de leitura quanto a figura de linguagem  objeto de avaliação parece ter contribuído decisivamente para essa percepção dos alunos de que a tarefa apresenta baixo  grau de complexidade. No que diz respeito ao texto, a atividade é construída a  partir de uma tirinha com três quadrinhos retratando o nascimento de uma  borboleta. A partir desse contexto de leitura, a tarefa apresentada ao aluno  consiste em relacionar a figura de linguagem conhecida como onomatopeia à ideia  de esforço que a borboleta faz para sair do casulo. 
                           
                          Outra tarefa,  ainda entre as que podem ser realizadas pelo grupo de alunos com desempenho  básico na prova, mas já localizada no ponto 250 da escala de proficiência,  mostra-se um pouco mais difícil que a primeira porque, nesse caso, embora  também se trate de uma figura de linguagem relativamente fácil de ser  recuperada no contexto de leitura – uma ocorrência da figura conhecida como  personificação – o texto de sua ocorrência é um poema. Por fim, nessa mesma  posição na escala, tem-se outra tarefa relacionada a essa habilidade em que, em  um recorte de uma narrativa, o narrador emprega uma comparação para exaltar a  figura do seu avô: o sentido produzido por essa comparação é o objeto de  avaliação na tarefa proposta. Nesses dois casos, os textos a partir dos quais  as tarefas foram criadas por si só já tornam a atividade mais complexa do que a  primeira, criada a partir de uma tirinha, razão pela qual estas duas últimas  ocupam duas posições à frente da primeira na escala de proficiência. 
                           
                          Como se  observa, as estratégias aqui mencionadas em geral atendem ao propósito de se  obter boa variabilidade quanto ao grau de complexidade das tarefas apresentadas  na prova, variação essa fundamental para o mapeamento daquilo que os alunos que  apresentam diferentes níveis de desempenho são capazes de realizar. 
                           
                          Apesar de se  tratar de uma habilidade de leitura que exige dos alunos boa capacidade de  interpretação para que possam recuperar o sentido que essas figuras de  linguagem produzem no texto, mesmo nos dois casos em que essas atividades se  mostraram mais complexas, o percentual de acerto dos alunos ficou próximo de  dois terços, em ambos os casos. Esse bom aproveitamento soa ainda melhor quando  se considera o resultado do SARESP 2022, em que apenas pouco mais de um quarto  dos alunos do 9º ano apresentaram proficiência adequada ou avançada em língua  portuguesa. 
                           
                          Assim sendo,  esse diagnóstico constitui um importante ponto de partida para o planejamento  das atividades de ensino em sala de aula pelos professores. Tomando por base os  descritores relativos a essa habilidade localizados nos diferentes pontos da  escala de proficiência, o professor poderá planejar atividades de reforço  visando aos alunos que ainda estão nos níveis de desempenho do grupo abaixo do  básico, assim como poderá começar a planejar atividades mais desafiadoras para  os membros da turma que já apresenta bom desempenho mesmo em contextos de  leitura de textos que exigem maior maturidade do leitor, como os textos  literários clássicos. 
                           
                          Nesse sentido,  é de grande importância que os professores e gestores se valham de consultas à  Descrição da Escala de Proficiência, que contém não apenas a descrição dos  itens âncoras aplicados no SARESP 2022, mas também a de todos os outros itens  aplicados em edições anteriores. Ela apresenta a posição do item na Escala, ou  seja, a proficiência requerida dos estudantes dos respectivos anos/série para  que o respectivo item seja respondido com alta probabilidade de acerto.
                        
 
  
                         
                        Os itens aqui  citados são apenas exemplos, dentre os inúmeros que os professores poderão  consultar a partir do quadro da Escala de Proficiência, ampliando as  possibilidades de se ter melhor dimensão da aprendizagem dos estudantes nos  diferentes componentes curriculares dessa etapa da escolarização.  
                         
                        Para saber mais sobre a escala de  proficiência, encontrar sugestões de como utilizá-la e os descritores obtidos ao  longo das edições do SARESP, clique aqui. 
                         
                        Por fim, os  dados estatísticos que indicam como a prova aplicada se apresentou em relação  ao índice de dificuldade dos itens e seu índice de discriminação. 
                         
                        
                            
                              
                              DIFICULDADE
                              Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85% 
                              Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85% 
                              Médio: percentual de acerto entre 35% e 65% 
                              Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35% 
                              Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15% 
                              DISCRIMINAÇÃO
                              Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho. 
                              
                              
                             
                         
                         
                         
                        Nesse quadro, é  possível observar que apenas dois entre todos os itens que compõem a prova  apresentaram baixo índice de discriminação, conforme identificado nas colunas em  tons alaranjados. Nota-se também uma quantidade pouco significativa de itens  que foram considerados difíceis, com a maior concentração de itens da prova  apresentando dificuldade mediana, além de pouco mais de um terço deles ter se  mostrado fáceis para os alunos.  
                         
                        Para ter acesso a alguns itens comentados  da prova, clique aqui.  
                         
                        
 
 
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