A figura mostra quais habilidades estão associadas a cada nível de proficiência. Nela se poderá identificar uma mesma habilidade em diferentes pontos da escala. E isso se explica tenho em conta complexidade do item, a natureza dos conhecimentos que sua resolução demanda, o contexto em que está apresentado, a sua propriedade de discriminação, assim como dos distratores propostos.
Analisando o conjunto de descrições que uma escala apresenta, em diferentes pontos para uma dada habilidade da MRA/SARESP, tem-se uma visão mais precisa do desenvolvimento daquela habilidade. E essa visão apoia a revisão de metodologias de ensino, a apresentação de novos desafios aos alunos e contribui para a melhor compreensão do estágio de desenvolvimento das competências cognitivas.
É importante relembrar o caráter contínuo e cumulativo da escala de proficiência, principalmente quando a escala passa a ser apresentada por ano/série escolar. É fundamental que os educadores não se limitem a analisar as descrições de uma única série. A escala é útil; para investigar as fragilidades e as aquisições de anos/séries anteriores e suas implicações no desenvolvimento de novas habilidades nos anos/séries subsequentes.
Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência
do 5º ano EF – Língua Portuguesa
Clique no ícone ao lado para ter acesso à Descrição da Escala do 5º ano EF – Língua Portuguesa
Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência
do 7º EF – Língua Portuguesa
Clique no ícone ao lado para ter acesso à Descrição da Escala do 7º ano EF – Língua Portuguesa
Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência
do 9º EF – Língua Portuguesa
Clique no ícone ao lado para ter acesso à Descrição da Escala do 9º ano EF – Língua Portuguesa
Distribuição dos descritores de habilidades da MRA SARESP por nível de proficiência
da 3ª EM – Língua Portuguesa
Clique no ícone ao lado para ter acesso à Descrição da Escala da 3ª EM – Língua Portuguesa