|
|
Quais foram as características do SARESP 2017?
Nesta 20ª edição, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, avaliou um total de 1.077.977 alunos, somadas a rede estadual, redes municipais e escolas particulares que aderiram à avaliação, e as redes do Serviço Social da Indústria – SESI e Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS.
Foram aplicadas, nos dias 08 e 09 de novembro de 2017, provas de Língua Portuguesa e Matemática, para alunos das classes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Em comparação ao ano anterior, como se apresentaram os resultados globais 2017? Especificamente no que diz respeito à rede estadual, os resultados se mostram bastante positivos nos aspectos participação e desempenho. No quesito participação tivemos um acréscimo da presença de 2016, que foi da ordem de 84,4%, para 85,9% na edição de 2017. O desempenho dos alunos também se mostrou extremamente estimulante e promissor. Tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, houve melhoria nas médias de proficiência dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e também da 3ª série do Ensino Médio. O 5º ano do Ensino Fundamental também apresentou melhoria em Matemática, e em Língua Portuguesa, embora o resultado tenha diminuído em relação a 2016, apresenta índice melhor quando comparado a 2015. Assim, numa visão global, podemos concluir considerando uma positiva tendência de melhoria nos resultados e, portanto, da aprendizagem dos alunos na rede estadual paulista.
A Revista Eletrônica traz alguma novidade nesta edição?
Sim, na segunda edição do “SARESP em Revista” apresentaremos, além das seções da primeira edição, atualizadas, a inserção de link para os dois boletins das escolas derivados do SARESP: Boletim do SARESP, que apresenta os resultados de cada escola, nos anos e série de seu atendimento, com as respectivas proficiências dos alunos e a evolução histórica de seus resultados e também o Boletim do Idesp, contendo os indicadores de resultado e índice de alcance das metas. Além do link para ambos, será apresentada uma sugestão de roteiro para leitura de cada um deles, focalizando alguns aspectos significativos para o trabalho da unidade escolar.
|
|
Qual a importância das avaliações em larga escala para a educação?
Esse tipo de avaliação auxilia as redes de educação para pensar um planejamento consistente, visando a melhoria nas aprendizagens e as reais necessidades formativas para as redes avaliadas.
Como o SARESP pode contribuir no planejamento escolar do início do ano?
A perspectiva de um resultado de um ano anterior nos mostra o quanto avançamos ou não e quais os pontos de fragilidade que precisam ser refletidos para que assim possamos perceber as oportunidades reais de melhorias na gestão do currículo, tanto para as equipes centrais, regionais e as escolas.
O trabalho docente pode se utilizar das informações fornecidas a partir dos resultados do SARESP?
Sempre, olhar os resultados do SARESP, nos mostra o quanto estamos de fato alcançando no processo de ensino e aprendizagem, sinalizando inclusive nossas fragilidades e o que precisamos repensar dentro das metodologias em prol da aprendizagem. |
|
|
|
|
|
|