t/css" /> SARESP EM REVISTA - Opinião de Especialista
SARESP EM REVISTA



Esse mapa de defasagem revela que um estudante ao final do Ensino Médio apresenta uma proficiência, na escala, de 274,5, ou seja,  adequada para o final do 9º ano e início da 1ª série do Ensino Médio.

Ao final da Educação Básica, o estudante proficiente deve ser capaz de ler um texto jornalístico e inferir sobre seu tema, como segue nesse exemplo.


H10 Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relações entre informações pressupostas ou subentendidas.


Leia o texto e responda à questão.

Infeliz coincidência

Montadora indiana muda nome do carro “Zica”, após preocupações com epidemia do vírus. O carro havia acabado de ser lançado quando um vírus foi declarado emergência global pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ambos os fatos não teriam qualquer relação, a não ser por uma coincidência desastrosa para a montadora indiana Tata Motors: o carro lançado se chama “Zica”, nome muito parecido com o zika vírus, que se dissemina rapidamente.

Com o crescimento dos casos relacionados ao vírus e com o aumento da preocupação com a disseminação global, a montadora decidiu mudar o nome do carro, assim como todo o marketing já investido, o que inclui um comercial com o jogador Lionel Messi.

De acordo com a OMS, o zika vírus pode infectar cerca de 4 milhões de pessoas nas Américas, incluindo 1,5 milhão só no Brasil. O último boletim do Ministério da Saúde mostrou que o País tem 3.448 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus.

Luiza Belloni. Infeliz coincidência: Montadora indiana muda nome do carro ‘Zica’, após preocupações com epidemia do vírus.
Disponível em:<http://www.brasilpost.com.br. 02.02.2016>. Acessado em 03.02.2016. (adaptado)


A principal informação apresentada pela notícia é

(A) O Brasil registrou 3.448 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika vírus.
(B) O zika vírus foi declarado emergência global pela Organização Mundial da Saúde.
(C) A Tata Motors contratou o jogador Lionel Messi para gravar um comercial do carro.
(D) Segundo a OMS, o zika vírus pode infectar cerca 1,5 milhões de pessoas no Brasil
(E) A Tata Motors mudou o nome de seu novo carro, pela semelhança com o do zika vírus.

50% dos estudantes ao final do Ensino Médio não realizam a tarefa de leitura com sucesso.




Devolutiva para o professor
O tema é o eixo sobre o qual o texto se estrutura. A percepção do tema responde a uma questão essencial para a leitura: “o texto trata do quê?”. Nesse texto, o ideia central vem marcada logo no início do parágrafo, e as ideias secundárias vão sustentando o tema, confirmando que o gabarito do item é o E. “A Tata Motors mudou o nome de seu novo carro, pela semelhança com o do zika vírus”.

Nesse caso, para o desenvolvimento das estratégias de leitura é indicada a  leitura compartilhada que pode ser muito eficaz na intervenção do professor para o processo de leitura, ou seja, para mediação do desenvolvimento das habilidades requeridas e que o estudante  possa compreender e fazer uso dos procedimentos de leitura e alcançar seus objetivos.

Por meio dessa modalidade de leitura, é possível que o professor auxilie o estudante na busca das indicações textuais e contextuais para construir sentidos do texto, no texto e para o texto e  assim  mobilize as capacidades requeridas durante o processo.




Algumas atividades importantes como atividade diária
Ler os textos fazendo paradas estratégicas, perguntado aos alunos sobre a progressão do texto, conectores, notações e pontuações, possibilitará que aos poucos vão se construindo conhecimentos linguísticos importantes para as estratégias de leitura.

Incentivar que os alunos levantem hipóteses sobre o tema, listando-o nas lousa;

Confrontar as respostas por meio da releitura e de pistas textuais presentes no texto.

Importante: Inferir tema em um texto, é uma habilidade que requer que o aluno estabeleça relação entre partes do texto, reconheça partes principais e secundárias, reconheça o uso de pontuações e outras notações, por exemplo.

Sendo assim, é fundamental que o professor faça um trabalho pedagógico baseado no desenvolvimento das estratégias de leitura.







H03 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.


Se colocarmos em ordem crescente os números decimais

0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 – 0,35, tem-se

A) 0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 – 0,35
B) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,35 – 0,5
C) 0,003 – 0,05 – 0,057 – 0,5 – 0,35
D) 0,5 – 0,35 – 0,057- 0,05 – 0,003

(Referência: SARESP - 9º Ano Ensino Fundamental.)


71% dos alunos do 9° ano não assinalaram a alternativa correta




Devolutiva para o professor
Observa-se que muitos estudantes têm dificuldades com números decimais. Neste item específico, apenas 29 % obtiveram acerto na resolução.

As representações decimais dos números racionais estão presentes no dia a dia e são usados no mundo inteiro em situações diversas: nos sistemas monetários, nas unidades de medidas de comprimento, massa, capacidade, temperatura entre outras grandezas de medições. Importante investigar se os nossos estudantes estão compreendendo o significado desses números.

Para facilitar o reconhecimento das representações decimais, o quadro de valor posicional auxilia na identificação das ordens e das classes dos números, assim, é possível compreender a ordem de grandeza dos números.  A cada três ordens formam-se uma classe. E assim, comparamos a parte decimal: iniciamos pelos décimos, depois os centésimos, em seguida os milésimos, como mostra a tabela (abaixo).



A representação gráfica dos números racionais pode ser associada a pontos da reta numérica de modo que cada número fica associado a um único ponto. Possibilita os estudantes a perceberem que no intervalo de 0 a 0,1 existem 10 divisões, sendo que a quinta divisão representa 0,05 e a última representa 0,10 = 0,1.  



Ao realizar uma revisão, vale lembrar, por exemplo:

1 = 1,0 = 1,00 = 1,000
0,02 = 0,020 = 0,0200

O domínio desta habilidade, que pressupõe sumariamente a ordenação nos números decimais, favorece a compreensão de tarefas mais complexas ao desenvolvimento do conhecimento matemático e também contribui para o entendimento de medidas, como massa, temperatura e demais medições presentes no cotidiano das pessoas, além de promover uma interface com demais áreas do conhecimento que também fazem uso de tais grandezas.