SARESP EM REVISTA
Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental:

75
TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Localizam dados expressos em gráficos de colunas simples.

100

TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Comparam escritas numéricas envolvendo cinco número de ordem da centena e unidade de milhar, identificando o menor número dentre esses.

TEMA – ESPAÇO E FORMA
- Reconhecem o cubo entre formas geométricas tridimensionais.

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Localizam dados expressos em tabelas simples.

125

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Localizam dados apresentados em um gráfico de colunas simples, indicando o número associado a determinada entrada.
- Localizam e interpretam informações contidas em um calendário para determinar o dia da semana associada a uma data.

150

TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Calculam o resultado de uma subtração sem recurso envolvendo números da ordem de centenas, por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
- Calculam o valor total de certa quantia de cédulas e moedas.
- Calculam o resultado de uma soma, sem reserva, entre um número de 3 algarismos e um número de 2 algarismos.
- Comparam escritas numéricas envolvendo cinco número de ordem da centena e unidade de milhar, identificando o maior número dentre esses.
- Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas diferentes.
- Determinam o próximo termo de uma sequência numérica crescente, que varia de 2 em duas unidades
- Identificam a regularidade presente em uma sequência numérica crescente.
- Resolvem problemas que envolvem o cálculo do total de objetos de duas coleções por meio de uma adição com reserva.
- Resolvem problema que envolve a adição como o cálculo do valor inicial de uma transformação negativa, dados o valor da transformação e o do final.
- Utilizam regras do sistema de numeração decimal para produzir escritas numéricas.

TEMA – ESPAÇO E FORMA
- Identificam a localização e a movimentação de um objeto com base no referencial vire à direita, vire à esquerda.
- Identificam as três formas que podem ser classificadas como triângulos em um quadro contendo 8 figuras bidimensionais.
- Identificam formas geométricas tridimensionais utilizando a terminologia convencional.

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Localizam e interpretam informações contidas em um calendário para determinar a data associada a um dia da semana.

175
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Calculam a quantia de dinheiro que sobra após selecionar cédulas e moedas que pagam determinada quantia.
- Calculam o resultado de uma adição de números naturais da ordem de centenas, com reserva.
- Comparam escritas numéricas, ordenando-as em ordem crescente ou decrescente.
- Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas iguais.
- Identificam a localização de números naturais na reta numérica.
- Indicam o número correto (subtraendo) para que o resultado da subtração apresentada fique correta.
- Reconhecem o valor posicional do algarismo 8 na composição de um número, sendo que ele ocupa a casa da unidade de milhar.
- Resolvem problemas que envolvem a subtração cujo significado é a comparação entre quantidades de duas coleções. (“quanto a mais?”).
- Resolvem problema envolvendo operação de multiplicação (soma de parcelas iguais) entre números de ordem das unidades.

TEMA – ESPAÇO E FORMA
- Identificam semelhanças entre polígonos, usando o número de lados como critério.
- Reconhecem o cilindro entre formas geométricas tridimensionais.

200

TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Calculam o resultado de uma subtração com recurso, entre um número da ordem das centenas.
- Reconhecem o valor posicional do algarismo 4 na composição de um número de ordem da unidade de milhar, sendo que ele ocupa a casa da centena.
- Resolvem problemas que envolvem uma adição e uma subtração ou subtrações sucessivas por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais.
- Resolvem problema que envolve subtração com recurso para determinar a diferença entre duas pontuações da ordem das centenas.
- Resolvem problema que envolve subtração com recurso entre um número de ordem das centenas e outro de ordem das dezenas, determinando a quantidade de produto utilizada em uma receita, dada a quantidade inicial e restante desse produto.
- Resolvem problema envolvendo a ideia de repartição em parcelas iguais. TEMA – ESPAÇO E FORMA
- Identificam as três formas que podem ser classificadas como retângulos em um quadro contendo 8 figuras bidimensionais.

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Resolvem problema cujos dados estão expressos em um gráfico de colunas e que envolvem a comparação dos valores referentes a duas delas.

225

TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Resolvem problema envolvendo multiplicação, com o significado de combinatória, para determinar o número total de refeições que podem ser montadas.
- Resolvem problema do campo aditivo envolvendo números da ordem das dezenas (transformação), para determinar quantas balas uma pessoa ganhou. TEMA – ESPAÇO E FORMA
- Descrevem a localização de pessoas em uma figura, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição (direita/esquerda).
- Identificam o retângulo como parte de uma figura plana.

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Leem e interpretam dados presentes em uma tabela que apresenta o número de dias dos meses do ano para determinar a quantidade de meses associadas ao número 31.
- Realizam a leitura de dados expressos em tabelas de múltiplas entradas e analisar os dados nela apresentados para determinar o número total de votos que recebeu o local mais votado por três turmas.

250
TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Identificam a localização do número 1875 na reta numérica, subdividida em intervalos de 25 unidades.
- Identificam a localização dos números 490 e 750 na reta numérica, subdividida em intervalos de 100 unidades.

TEMA – ESPAÇO E FORMA
- Identificam a localização de um objeto em um mapa a partir de informações sobre sua posição, envolvendo dois pontos de referência.

TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Interpretam informações e dados apresentados em tabelas.

275

TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
- Estabelecem relações entre unidades de medida de tempo – semestre e número de meses.

300

TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
- Resolvem problema envolvendo unidades de medida não convencionais (palmo).

325

TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS
- Comparam unidades de medida não convencional (palmo).