SARESP EM REVISTA
Exemplo 1

Nível: Abaixo do Básico < 175


Compõe a descrição do ponto 150 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 6 - Compreensão de textos literários.

H34 - Associar o uso de determinados recursos gráficos, sonoros ou rítmicos ao tema de um poema.








Comentário

Com o intuito de avaliar se o aluno consegue “associar o uso de determinados recursos gráficos, sonoros ou rítmicos ao tema de um poema” (H34), o item pergunta sobre o efeito de sentido provocado pela onomatopeia “Pirulin lulin lulin”, em um poema de Mario Quintana.
Esse recurso sonoro, aliado ao contexto expresso no poema (“Em cima do meu telhado”; “Um anjo, todo molhado”; “E chove sem saber por quê...”), remete ao “barulho suave de chuva no telhado” (alternativa D).

Os dados estatísticos acima reproduzidos mostram que a maior parte dos alunos (88,5%, no total) respondeu corretamente à questão. Nos três grupos analisados, a opção pela alternativa D (correta) foi preponderante, atingindo índices altos nos Grupos 2 e 3 (92,7% e 96,8%, respectivamente). Mesmo no Grupo 1, em que o índice correspondente à alternativa D, em relação aos demais grupos, foi inferior, a percentagem de acerto é expressiva.

Esses resultados indicam que os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental não tiveram dificuldade para responder ao item, revelando, de um modo geral, um bom desempenho na tarefa designada.

Conforme se pode observar, a alternativa A foi a segunda mais assinalada pelos alunos. A opção por essa alternativa explica-se, muito provavelmente, pela relação entre os seus elementos (“estrondo súbito de um trovão”) e o conteúdo expresso no poema: afinal, a chuva caindo no telhado admite a associação com um trovão. Ademais, a representação de um som, no contexto de chuva, pode levar o aluno dessa faixa etária a pensar, antes de tudo, no estrondo do trovão (e não no barulho suave da chuva). Assim, alguns alunos, provavelmente, julgaram ter encontrado a resposta correta logo na primeira alternativa, devido à proximidade semântica entre “chuva” e “trovão”, abdicando da leitura das demais alternativas. No entanto, para obter êxito na tarefa, o aluno deveria associar a onomatopeia à situação descrita no poema (e não analisá-la isoladamente, fora do contexto dado). O conteúdo do poema, como um todo, remete a uma chuva calma, insistente e triste, e não à agitação violenta e estrondosa de uma tempestade.

Por fim, o menor índice de escolha pelas alternativas B e C pode ser justificado, ao que tudo indica, pelo fato de não haver, no poema em questão, referências que remetam diretamente às situações apontadas nesses distratores (de portas batendo ou de crianças rindo e brincando, por exemplo). Dessa forma, os poucos alunos que assinalaram essas alternativas, muito provavelmente, ou fizeram inferências a partir do que está expresso no poema - casas, por exemplo, têm telhados e paredes, mencionados no poema, assim como têm portas (não mencionadas), que podem bater com o vento - ou escolheram aleatoriamente, sem um critério fundamentado, porque não conseguiram compreender o que a questão propunha.
Exemplo 2

Nível: Básico 175 a < 225


Compõe a descrição do ponto 200 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto.

H04 - Identificar o sentido denotado de vocábulo ou expressão utilizados em segmento de texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.









Comentário
O item tem o objetivo de avaliar a habilidade do aluno para “identificar o sentido denotado de vocábulo ou expressão utilizado em segmento de texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere” (H04). Para isso, propõe a substituição do substantivo “prescrição”, em um dado texto, por um sinônimo. Entre as opções disponíveis, o aluno, para obter êxito na tarefa solicitada, deveria apontar “recomendação” (na alternativa C) como o vocábulo adequado para substituir, no contexto em foco, a palavra destacada.

De acordo com os dados indicados na tabela, a alternativa correta (C) foi a mais assinalada pelos alunos, nos três grupos analisados, tendo alcançado o índice de quase 100% (98,1%) no terceiro grupo.

A alternativa A foi a segunda mais escolhida pelos alunos, muito provavelmente em virtude da proximidade semântica entre “doença” e “prescrição”, ambas associadas ao universo médico. Esse mesmo motivo pode ter influenciado os alunos que apontaram a alternativa D (“internação”) como resposta. É importante notar que, no grupo 1, a opção pelas alternativas A e D atingiu uma percentagem relativamente expressiva, embora a opção pela alternativa correta tenha predominado.

Já a alternativa B foi a menos escolhida nos grupos 1 e 2, possivelmente porque o assunto tratado no texto-base não remete ao universo de uma “reforma”. Por esse motivo, portanto, muitos dos alunos que não sabiam responder à questão, diante da necessidade de escolher entre uma das alternativas, teriam descartado imediatamente a opção por esse distrator.

Enfim, os resultados gerais indicam que o item não foi de difícil resolução, já que grande parte dos alunos não teve dificuldade para reconhecer o significado de “prescrição” e escolher, entre as opções disponíveis, o vocábulo que poderia substituí-lo, sem alteração de sentido, no contexto apresentado.
Exemplo 3

Nível: Adequado 225 a < 275


Compõe a descrição do ponto 225 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 5 – Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita.
H20 - Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação entre definição/ exemplo.








Comentário

Após apresentar um exemplo de palavra proparoxítona, advertindo que esse tipo de vocábulo (com tonicidade na antepenúltima sílaba) sempre recebe acento gráfico, o item pede ao aluno que identifique, entre as alternativas apresentadas, outra palavra com esse mesmo padrão acentual. O objetivo do item é verificar se o aluno tem a habilidade de “identificar padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação entre definição/exemplo” (H20).

Entre as opções de escolha oferecidas aos alunos, há, além da proparoxítona (“astrônomo”, na alternativa A), uma palavra paroxítona (“calendário”, na alternativa B) e duas palavras oxítonas, uma com acento circunflexo (“chinês”, na alternativa C) e outra com acento agudo (“através”, na alternativa D).

Os resultados estatísticos revelam que, na média geral, a maior parte dos alunos (57,8%, no total) escolheu a alternativa correta para responder à questão. Por outro lado, os dados gerais também evidenciam que não foram poucos os alunos (25,3%) que apontaram a alternativa B como resposta. Os 16,8% restantes ficaram, pois, divididos entre as alternativas C e D.

Esses percentuais autorizam-nos a classificar como médio o grau de dificuldade dessa questão. É possível que a ausência de uma definição mais precisa para o termo “proparoxítona” (que fizesse referência à localização do acento tônico na antepenúltima sílaba, por exemplo) tenha contribuído para elevar o grau de dificuldade da questão. Como o comando falava apenas em palavras acentuadas para se referir a “proparoxítonas”, muitos dos alunos que não conheciam o termo podem ter ficado confusos diante da tarefa de escolher entre quatro opções de palavras também acentuadas (graficamente).

Além disso, pensando especificamente no índice (expressivo) referente à escolha da alternativa B (note-se que, no Grupo 1, a opção pela alternativa B ficou bastante próxima à opção pela alternativa A), alguns alunos podem ter se equivocado na separação da última sílaba do vocábulo “calendário”, considerando hiato (e não ditongo) o encontro vocálico “-io”. Nessa interpretação (equivocada), a sílaba acentuada seria, de fato, a antepenúltima (ca-len-DA-rI-O), e não a penúltima (ca-len-DA-rIO). Por último, outro possível motivo que pode ter levado os alunos a escolherem a alternativa B como resposta é a extensão da palavra “calendário”, semelhante à extensão de “fenômeno” (assim como à de “astrônomo”). Esse mesmo motivo pode ter levado os alunos a descartarem, de imediato, os distratores C e D, já que “chinês” e “através” são palavras de dimensão visivelmente menor, em relação à “fenômeno”.

Apesar das supostas dificuldades, muitos alunos obtiveram um bom desempenho na resolução da questão, mostrando que estão aptos para reconhecer padrões gráficos (neste caso, de acentuação gráfica, especialmente) na representação das palavras, a partir de um dado exemplo.
Exemplo 4

Nível: Avançado ≥ 275


Compõe a descrição do ponto 300 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 6 – Compreensão de textos literários.

H27 - Identificar o segmento de uma narrativa literária em que o enunciador determina o desfecho do enredo.







Comentário

O item, a fim de avaliar a habilidade do aluno para “identificar o segmento de uma narrativa literária em que o enunciador determina o desfecho do enredo” (H27), apresenta uma fábula de Esopo e pergunta sobre o episódio que encaminha a história para o fim. Para obter êxito nessa tarefa, o aluno deveria compreender que era preciso identificar não o último acontecimento da fábula (“um rato surgiu do meio do pó e do barulho”, na alternativa D), mas o trecho que anunciava a iminência do fim do enredo (“a montanha rachou num rugido assustador”, na alternativa C).

Ao observar a tabela com os dados estatísticos, constata-se que, embora a alternativa correta (C) tenha sido a mais assinalada no apanhado geral (42,1%), a alternativa D foi a mais escolhida nos grupos 1 (39,5%) e 2 (42,3%). Esses resultados sugerem que muitos alunos teriam entendido que deveriam identificar a última cena da narrativa (e não o momento em que o enunciador determina o desfecho).

Conforme se pode notar, nos grupos 1 e 2, a alternativa C (correta) foi a segunda mais escolhida pelos alunos, seguida da alternativa B (“alguns disseram que o mundo ia acabar”). É muito provável que os alunos que apontaram a alternativa B como resposta tenham associado a afirmação “o mundo ia acabar” à ideia de “fim”, explicitada no comando da questão.

Em suma, diante do que foi observado, é possível afirmar que, apesar de muitos alunos terem resolvido com mestria a questão, não foram poucos os que não conseguiram chegar à resposta correta. Tais resultados indicam que o trabalho com essa habilidade ainda requer atenção especial, para que os alunos consigam identificar mais facilmente as diferentes partes da narrativa, sobretudo a que caracteriza o anúncio do desfecho.