SARESP EM REVISTA
Exemplo 1
Nível: Abaixo do Básico [< 150]
Compõe a descrição do ponto 125 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 1 – Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
H01 - Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal.









Comentário

O item tem o objetivo de avaliar se o aluno é capaz de “identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal” (H01).

Como o texto apresentado pertence ao gênero “receita culinária”, cuja finalidade é ensinar o leitor a preparar um determinado alimento (neste caso, “pãozinho de queijo”), esperava-se que o aluno apontasse a alternativa C como resposta à questão.

Os dados estatísticos indicam que a grande maioria dos alunos (um total de 93,3%) escolheu a alternativa correta. É importante observar que a alternativa C foi a mais marcada nos três grupos avaliados, alcançando índices altos, de quase 100%, nos Grupos 2 (96,8%) e 3 (98,9%). Esses dados sugerem, pois, que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental não tiveram, de um modo geral, dificuldade para responder à questão apresentada, mesmo em se tratando de um texto composto por uma boa variedade de desenhos.
Exemplo 2

Nível: Básico [150 a < 200]

Compõe a descrição do ponto 175 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto
H05 - Localizar item de informação explícita, posicionado em segmento inicial de um texto, considerando um único critério para recuperar a informação (o quê, quem, quando, onde, como, por quê).








Comentário
Com o intuito de avaliar a habilidade do aluno para “localizar item de informação explícita, posicionado em segmento inicial de um texto, considerando um único critério para recuperar a informação (o quê, quem, quando, onde, como, por quê)” (H05), a questão pergunta onde, de acordo com o texto apresentado, pode ser encontrada a ave atobá-marrom. Essa informação, conforme se pode observar, está explicitada logo no início do texto: “O atobá-marrom é uma ave marinha que pode ser encontrada em todo o litoral brasileiro”.

Portanto, para responder corretamente à pergunta, o aluno deveria assinalar a alternativa D (“em todo o litoral brasileiro”). Os dados expressos na tabela e no gráfico acima revelam que a maior parte dos alunos (um total de 89,2%) acertou a questão. Os Grupos 2 e 3 atingiram altos índices de acerto: 96,4% e 99,4%, respectivamente.

Esses resultados indicam que os alunos não tiveram dificuldade para obter êxito na tarefa que lhes foi solicitada. Mesmo os alunos do Grupo 1, cujos índices de acerto ficaram abaixo da média (70,2%), obtiveram um bom desempenho na resolução da questão, já que a maioria, como nos demais grupos, marcou a alternativa D como resposta. Ainda em relação a esse primeiro grupo, cabe destacar a taxa referente à opção pela alternativa B (14%), consideravelmente superior à dos demais grupos, que também apresentam essa alternativa como a segunda mais escolhida (2% e 0,3%, nos Grupos 2 e 3, respectivamente). Esse resultado deve-se, muito provavelmente, à proximidade, em termos semânticos, entre “alguns estados do Brasil” (alternativa B) e “litoral brasileiro” (resposta correta), principalmente porque a referência ao Brasil está presente nas duas alternativas. Se chegasse à conclusão de que o litoral brasileiro abarca diversos estados, o aluno poderia pensar que encontrou a resposta correta logo na segunda alternativa (B), julgando desnecessário ler as demais opções (C, D e E).

Como o propósito do item é avaliar a habilidade para localizar uma informação explícita em um determinado ponto do texto, será considerado hábil, nessa tarefa, somente o aluno que conseguir identificar exatamente a palavra ou expressão designada, por meio de uma pergunta bastante objetiva (“onde?”, neste caso). Por esse motivo, apenas os alunos que responderam “em todo o litoral brasileiro”, informação localizada no início do texto e reproduzida na alternativa D, desempenharam com mestria a tarefa requisitada.
Exemplo 3

Nível: Adequado [200 a < 250]


Compõe a descrição do ponto 225 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 2 – Reconstrução dos sentidos do texto

H12 - Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.








Comentário

O item traz uma tirinha para investigar o estágio de desenvolvimento da habilidade para “inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes” (H12). Ao ler o texto e observar as imagens, o aluno deveria perceber que a viagem referida não é literal, mas figurada: Armandinho, personagem da tirinha, vai embarcar no mundo de conhecimento e de fantasia proporcionado pelo livro. A imagem do livro e a referência explícita ao bibliotecário, no último quadrinho, oferecem o aparato de que o leitor precisa para chegar a essa interpretação.

Nesse sentido, acertou a questão quem escolheu a alternativa B (“ler muitos livros”) como resposta à pergunta referente ao que o texto aconselha. Os índices revelam que, de um modo geral, a maioria dos alunos (61,3%) apontou essa alternativa como a correta.

Contudo, quando se analisam os grupos isoladamente, constata-se que, no primeiro deles (Grupo 1), 39,3% dos alunos marcaram a alternativa C (“viajar pelo mundo”) como resposta, contrariando os 37,7% que escolheram a alternativa B. Pode-se dizer, portanto, que, no Grupo 1, por uma pequena diferença, foi maior o número de alunos que não obteve êxito na tarefa de inferir a mensagem pressuposta.

Esses alunos, ao que tudo indica, ficaram presos ao conteúdo explicitado nos dois primeiros quadrinhos, que está diretamente associado ao campo das viagens, no sentido mais literal da palavra (ex.: “descobrir novos países, culturas diferentes... conhecer um pouco das outras pessoas...”). Para chegar à interpretação esperada, o aluno deveria ir além das referências expressas nos dois primeiros quadrinhos, associando-as ao conteúdo do último quadrinho (sobretudo à figura do livro).

É importante salientar que a alternativa C foi a segunda mais escolhida pelos alunos, nos Grupos (2 e 3) em que a alternativa correta (B) predominou. No Grupo 2, por exemplo, 34,5% dos alunos responderam que o texto (da tirinha) aconselha a viajar pelo mundo (alternativa C), contra os 53,9% que compreenderam que o texto aconselha a ler muitos livros (alternativa B). Mesmo no Grupo 3, em que a alternativa B foi escolhida por 82,4% dos alunos, a taxa correspondente à escolha da alternativa C não deixa de ser expressiva: 13,8%.

Esses dados permitem-nos classificar como médio o grau de dificuldade dessa questão, tendo em vista que não foram poucos os alunos que apresentaram certa dificuldade para apreender o sentido esperado. É provável que o uso do termo “bibliotecário”, talvez ainda pouco conhecido por alguns alunos dessa faixa etária, tenha contribuído para elevar o grau de dificuldade da questão, já que o vocábulo é relevante para conduzir o leitor às inferências necessárias para a compreensão global do texto, pois reforça o que está representado na imagem do livro. Apesar dessa suposta objeção, muitos alunos apresentaram um bom desempenho na resolução da questão, alcançando, a partir de seu repertório sociocultural, as informações subentendidas na tirinha.
Exemplo 4

Nível: Avançado [≥ 250]

Compõe a descrição do ponto 250 da Escala de Língua Portuguesa – Leitura - SARESP

Tema 4 – Reconstrução da intertextualidade e relação entre textos
H21- Identificar duas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto.







Comentário

Nesse item, foram apresentados trechos de dois textos que versam sobre o consumo de peixes (na alimentação das pessoas). Com o objetivo de avaliar a habilidade do aluno para “identificar duas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto” (H21), a questão exige que o aluno leia os dois excertos apresentados e identifique as semelhanças e as diferenças entre os conteúdos abordados.

Conforme se pode observar, o primeiro texto (Peixe faz bem!) traz informações que o segundo texto (Peixe no prato é aliado da memória) não traz, a saber: a época do ano em que os brasileiros mais consomem peixes e os cuidados com a compra e a conservação dos peixes. Da mesma forma, o texto 2, embora trate do mesmo assunto exposto no texto 1, destaca particularidades acerca do consumo de peixes que não haviam sido mencionadas no excerto anterior, como o dado de que comer peixes faz bem para a memória, por exemplo.

Dessa forma, obteve êxito na tarefa designada o aluno que marcou a alternativa C para responder à questão proposta. Os dados estatísticos revelam que 49,9% (no total) dos alunos escolheram essa alternativa como resposta ao item. No apanhado geral, as escolhas dos outros 50,1% (dos alunos) estão distribuídas, de forma razoavelmente equilibrada, pelas demais alternativas (A: 11,8%; B: 24,6%; D: 13,8%), de modo que a opção pela alternatica C (correta) predomina.

A alternativa B, de um modo geral, foi a segunda mais assinalada pelos alunos, seguida das alternativas D e A, respectivamente. É possível que o vocabulário um pouco mais técnico do segundo texto, mais associado ao campo da saúde e, em parte, da medicina, tenha direcionado o aluno para a alternativa B, levando-o a relacionar o conteúdo do texto com a expressão (presente na alternativa B) “alertam sobre os cuidados”, especificamente. Em outras palavras, o aluno que escolheu a alternativa B como resposta teria entendido, muito provavelmente, que o segundo texto alerta sobre os cuidados com a saúde, inferindo, pois, essa informação a partir do que leu no texto.

Já as alternativas A e D tiveram índices muito próximos, no que diz respeito à resposta dos alunos, conduzindo-nos à interpretação de que essas escolhas teriam sido arbitrárias, isto é, feitas sem uma motivação precisa – o que indica ainda certa dificuldade desses alunos no que tange à comparação de textos.

Dos grupos avaliados, o primeiro foi o que apresentou maior dificuldade para chegar à resposta correta: esse foi o único grupo, entre os três analisados, em que a opção pela alternativa B ultrapassou a opção pela alternativa C, embora seja pequena a diferença entre os índices (B: 28,3%; C: 27%). Em contrapartida, o terceiro grupo foi o que mais obteve êxito na tarefa requisitada: 74,8% dos alunos responderam corretamente à questão.

De um modo geral, pode-se dizer que os alunos tiveram um desempenho razoável na resolução dessa questão, com grau médio de dificuldade, mas a habilidade ainda requer atenção especial, a fim de que esses resultados possam ser superados no futuro.