FINALIDADES

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, é um processo de avaliação de larga escala, que completou em 2018 a sua 21ª edição.

Além de permitir a verificação do desenvolvimento das habilidades e competências cognitivas propostas para cada etapa de ensino-aprendizagem escolar, o SARESP é importante mecanismo de apoio à tomada de decisão na gestão da Educação Básica paulista, em especial no que se refere à definição de programas de formação continuada, ao planejamento escolar e ao estabelecimento de metas para o projeto de cada escola.

De outra parte, ao disponibilizar os resultados de cada escola pública estadual à população em geral, o SARESP integra-se ao processo de comunicação da escola com a sociedade, abrindo a perspectiva para a discussão, a reflexão e o engajamento na vida escolar e no projeto educacional na busca de melhoria significativa da educação de um povo.


CARACTERÍSTICAS

Os resultados gerados na edição do SARESP 2018 mantiveram, como característica básica fundamental, a utilização da metodologia Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Essa metodologia permite a equalização, para fins de comparação dos resultados obtidos no SARESP ano a ano, desde 2008, e entre esses, os resultados dos sistemas nacionais de avaliação (Saeb e Prova Brasil). Esta métrica possibilita o acompanhamento da evolução dos indicadores de qualidade da educação ao longo dos anos de escolaridade, bem como apresentação dos resultados do SARESP 2018 em Língua Portuguesa e Matemática, na mesma escala de desempenho da Prova Brasil/Saeb.

A 21ª edição do SARESP, em 2018, a exemplo das edições anteriores, tem algumas características que o destacam no cenário nacional da avaliação de larga escala. Por exemplo:
  • avaliação do 3º ano do Ensino Fundamental por meio de itens de múltipla escolha e de resposta construída pelos alunos e seus resultados descritos na escala do Saeb, como se faz tradicionalmente para a avaliação do 5º, 7º 9º anos do Ensino Fundamental e a da 3ª série do Ensino Médio;
  • correção externa e online, das provas de questões de resposta construída aplicadas aos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática;
  • uso da metodologia de Blocos Incompletos Balanceados (BIB) na composição das provas do 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio;
  • avaliação do 7º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual em uma amostra correspondente a até 15% da população avaliada, estratificada por tipo de atendimento, Diretoria de Ensino (DE) e Região Metropolitana e Interior e ainda, pela classificação das escolas quanto ao desempenho médio em Língua Portuguesa e Matemática, garantindo assim uma amostra que represente o sistema que está sendo avaliado.
  • utilização da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em todos os anos e componentes curriculares avaliados, tanto em provas objetivas quanto nas provas de resposta construída, que permite a comparação dos resultados obtidos no SARESP, ano a ano;
  • apresentação dos resultados do SARESP 2018, em Língua Portuguesa e em Matemática – 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, na mesma escala de desempenho da Prova Brasil/Saeb.
  • apresentação de resultados por Região Metropolitana e Interior do Estado de São Paulo, com vistas à ampliação de informações para análise de desempenho regional.

    Conheça os detalhes das metodologias estatísticas utilizadas no SARESP, consultando a edição “SARESP 2016 em Revista”:




    INSTRUMENTOS

    Os instrumentos de medida utilizados no SARESP 2018 são as provas, distribuídas em Cadernos. As provas do 3º ano do Ensino Fundamental são compostas por questões de resposta construída pelo aluno (resposta aberta) e por questões objetivas (múltipla escolha). Nos demais anos/séries, os cadernos de provas apresentam 24 questões de múltipla escolha.

    O Quadro sintetiza os diferentes tipos de Cadernos de Prova estruturados para o SARESP 2018.



    Legenda: M = manhã                              T = tarde

    Nas seções intituladas Análise de Itens, nesta mesma revista, podem ser encontrados exemplos de itens que compõem as provas do SARESP 2018.