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A edição de 2022 do SARESP contou com a participação de 119 773 estudantes da rede estadual na aplicação das provas do 5º ano EF, o que corresponde a 91,8% do que foi previsto. Esse percentual de participação dos alunos é superior ao observado na edição anterior, ficando próximo ao que costumava ser observado antes da pandemia. Esse contingente permite a obtenção de dados mais próximos da realidade escolar, trazendo representatividade e maior segurança para o processo, o que é fundamental tanto para a aferição da proficiência da rede escolar como para indicar os fatores que influenciam no desempenho escolar.
Segundo dados obtidos a partir das respostas apresentadas nos questionários propostos aos estudantes que participaram da prova e seus responsáveis, os principais fatores que impactaram positivamente (verde) ou negativamente (vermelho) o desempenho dos estudantes na prova de Matemática do Ensino Fundamental foram:

Para saber mais sobre os fatores associados que impactam no desempenho dos estudantes, clique aqui.
A seguir, tem-se um histórico da média de proficiência aferida para essa turma, ao longo das edições do SARESP, de 2010 a 2022, além da distribuição dos alunos da rede estadual nos níveis de proficiência, considerando o resultado da edição 2022.

- Observa-se aumento na média de proficiência entre os estudantes do 5º ano de 2021 para 2022, porém os resultados ainda são inferiores aos cinco melhores índices aferidos ao longo das doze últimas edições do SARESP.
- Há um maior contingente de estudantes com proficiência superior ao nível Básico do que abaixo dele.
- De toda forma, cabe ressaltar que ao final do 5
ano EF, cerca de 1 em cada 4 alunos termina esse ciclo escolar sem dominar minimamente as habilidades esperadas.
Cada edição da prova SARESP é montada com provas contendo 104 itens (questões). Parte da prova é composta por itens de edições anteriores para garantir a comparabilidade dos resultados de diferentes edições. Contudo, há também a proposição de tarefas inéditas, visando ampliar o leque de informações sobre os conhecimentos escolares que os estudantes se mostraram capazes de mobilizar para resolver situações-problema, apresentadas por meio de itens (questões) de prova. Essa capacidade de mobilizar conhecimento para resolver problemas é o que se entende por proficiência, sendo que há casos mais simples de serem resolvidos assim como há casos mais complexos. A partir da organização desses problemas, baseado no grau de complexidade, é criada a chamada escala de proficiência. Nesse sentido, a edição de 2022 contribuiu com a inclusão de novos descritores na escala de proficiência, apresentados a seguir.

Clique nos níveis de proficiência para ver a descrição das novas tarefas inseridas na escala de proficiência, obtidas no SARESP 2022 e o percentual de alunos que respondeu corretamente cada uma dessas tarefas.
Abaixo do Básico
Básico
Adequado
Avançado
Abaixo do Básico
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• Resolvem problema envolvendo adição (comparação) entre números inferiores a 20 para determinar a idade de uma pessoa, dado que ela é 5 anos mais velha do seu irmão, cuja idade foi dada no enunciado. (84,9%)
Básico
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• Analisam um gráfico de barras que mostra a porcentagem da população de cada região brasileira que vive em área urbana para determinar em quais regiões esse percentual é superior a 90%. (79,4%)
• Associam o número 38 a uma marcação na reta numérica, sendo que esta possui marcas cujas distâncias entre elas é sempre a mesma, variando de 4 em 4 unidades (não informado no texto), e tendo os números 22, 26, 34 e 42 como referências. (79,8%)
• Associam uma marcação na reta numérica ao decimal 2,78, tendo como referência os decimais 2,71 e 2,81, além de nove marcações igualmente espaçadas entre esses números. (80%)
• Decompõem um número da ordem das centenas em uma soma de três parcelas, sendo cada parcela o valor relativo de cada algarismo que forma o número. (84,5%)
• Reconhecem o valor posicional de um algarismo que ocupa a ordem 3 num número da ordem das unidades de milhar. (77,5%)
• Reconhecem que o sabor de bala mais provável de ser sorteado (sem olhar na hora do sorteio, é aquele que aparece um maior número de vezes no pote de balas. (80,8%)
• Reconhecem o quarto termo de uma sequência decrescente que se inicia em 124 e vai diminuindo de 3 em 3 unidades (não informado no texto). (79,6%)
• Reconhecem o 3º e o 5º elementos de uma sequência numérica que se inicia no número 63 e varia de 4 em 4 unidades (sendo essa variação não informada no texto). (74,1%)
• Reconhecem o valor relativo de um algarismo que ocupa a ordem da unidade de milhar em um número com 4 algarismos. (73,9%)
• Resolvem problema envolvendo multiplicação (configuração retangular) entre números da ordem das dezenas e unidades para determinar o total de cadeiras disponibilizadas para uma reunião, dado o número de fileiras que serão formadas e a quantidade de cadeiras que cada fileira terá. (67,9%)
Adequado
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• Analisam infográfico que busca ilustrar o número de meninas e meninos, distribuídos em três turmas, que preferem determinada modalidade esportiva, tendo como objetivo determinar o total de votos oriundos das meninas, sendo que esse infográfico se assemelha a um gráfico de colunas duplas, formadas por bolas de duas cores representando grupos de 5 meninas e 5 meninos. (54,6%)
• Analisam os dados apresentados em uma tabela de dupla entrada que mostra a quantidade de alunos de duas turmas que preferem filme e a quantidade que prefere desenho, para determinar quantos alunos uma turma tem a mais do que a outra. (62,3%)
• Calculam o perímetro de um desenho feito numa malha quadriculada unitária, sendo o desenho simétrico e composto quatro pares de retângulos de diferentes comprimentos e largura unitária. (46,5%)
• Calculam o perímetro de uma horta, representada por um polígono que poderia ser decomposto em três retângulos, com apoio de malha quadriculada unitária. (45,8%)
• Comparam os dados apresentados em uma tabela simples, que contém a produção mensal de uma empresa durante o primeiro semestre do ano, para determinar o quanto a produção de maio foi superior à de fevereiro. (56,6%)
• Comparam os dados apresentados em uma tabela de dupla entrada que mostra o número de consultas anuais realizadas com psiquiatras e com psicólogos no período de 2011 a 2018 para calcular a variação ocorrida entre os dados entre dois anos específicos. (60,9%)
• Determinam o horário de término de um evento envolvendo a escrita em relógio digital, dado o horário inicial (período da tarde) e que o evento irá durar duas horas e meia, sendo que a soma dos minutos não excede 60. (46,3%)
• Determinam a porcentagem equivalente a fração 3/4, num contexto de arrecadação de produtos para um evento. (39%)
• Determinam o maior número que pode ser formado utilizando quatro algarismos não nulos sem repeti-los. (46,5%)
• Efetuam divisão entre números naturais, sendo o dividendo da ordem das centenas e o divisor da ordem das unidades. (63,2%)
• Efetuam multiplicação entre números naturais, sendo um dos fatores da ordem das centenas e o outro da ordem das unidades. (56,1%)
• Estimam a medida do comprimento de uma mesa a partir da informação de que essa medida corresponde a 9 palmos de uma pessoa, dada a medida em centímetros do palmo, sendo as opções de respostas intervalos de 10 cm cada. (46,5%)
• Resolvem problema envolvendo subtração (comparação) entre números naturais da ordem das centenas, sendo que o cálculo exige reagrupamento. (56,1%)
• Resolvem problema envolvendo escrita do sistema monetário brasileiro para determinar a quantia que sobrou numa conta bancária, dado o valor existente nessa conta e o valor de uma conta paga utilizando o saldo disponível. (53,5%)
• Resolvem problema do princípio multiplicativo para determinar quantas composições de um uniforme (camiseta e calção) podem ser feitas, dadas as quantidades disponíveis de cada peça de roupa. (60,7%)
• Resolvem problema envolvendo o valor de cédulas do sistema monetário brasileiro para determinar o troco de uma compra, sendo dado o valor gasto (em escrita decimal) e as notas entregues para pagar a compra. (58,2%)
• Resolvem problema envolvendo multiplicação (proporção) para determinar a quantidade total de cada doce que precisará ser comprado para montar 30 pacotes, dadas as quantidades (inferiores a 5) de cada doce que deverá ser colocada em cada pacote. (51,5%)
• Reconhecem a decomposição polinomial de um número da ordem das centenas sendo que todos os distratores apresentam os algarismos que compõe o número na mesma sequência. (65,8%)
• Resolvem problema do campo multiplicativo (proporção) para calcular a comissão de uma vendedora, dado que essa vendedora irá receber metade da comissão de outra vendedora, cujo valor foi informado no texto, sendo da ordem das centenas. (59,1%)
• Resolvem problema envolvendo divisão (quantas vezes) entre números naturais para determinar quantas pessoas um elevador comporta, dado o peso médio dessas pessoas e o total de peso que o elevador suporta. (43,2%)
• Resolvem problema envolvendo adição e subtração entre números naturais da ordem das dezenas e das centenas, para determinar o número de certo tipo de lápis que havia num pote, dado o total de lápis nesse pode e a quantidade de outros dois tipos de lápis ali armazenados. (51,6%)
• Resolvem problema envolvendo unidade de medida de massa (kg e g) para estimar, em intervalos de kg, a quantidade de certo ingrediente necessário para fazer 5 receitas, dada a quantidade, em gramas, utilizada em uma única receita. (47,5%)
• Resolvem problema envolvendo kg e g para determinar a quantidade de dois ingredientes necessários para fazer 4 receitas de uma sobremesa, sendo dada a quantidade de cada ingrediente utilizado em uma receita, em gramas, e o total necessário, em kg, tendo como distrator a quantidade informada para uma receita (informação do enunciado). (39,8%)
• Resolvem problema envolvendo valores de cédulas (2, 5, 10 e 20 reais) e moedas (1 real) para determinar o troco de uma compra, cujo valor é não inteiro. (50,6%)
• Resolvem problema do campo multiplicativo (proporção) envolvendo números da ordem das centenas e das dezenas para calcular quantas receitas de um doce deverão ser feitas para que sejam produzidos certo número de doces, dada a quantidade que cada receita permite produzir. (48,9%)
• Resolvem problema envolvendo números decimais para calcular o valor total de uma compra, dado que foram compradas duas TVs de mesmo valor (não inteiro e da ordem da unidade de milhar) e que ao final foi aplicado um desconto único de R$50,50. (52,1%)
• Transformam duas horas e meia em minutos, num contexto de tempo de minissérie. (48,6%)
Avançado
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• Calculam a área de um desenho de um barco feito numa malha quadriculada unitária, sendo o desenho composto por um trapézio e por um triângulo isósceles. (26,8%)
• Determinam a porcentagem que representa a parte em destaque em um círculo que foi dividido em 10 partes, tendo 2 partes pintadas, sendo 2% um dos distratores. (35%)
• Determinam como certa a probabilidade de lançar um dado convencional e obter como resultado um número menor do que 7. (33,6%)
• Localizam o número 13,4 na reta numérica, tendo como referência os números 13 e 14, além de quatro marcações igualmente espaçadas entre esses números. (26,9%)
• Reconhecem a ampliação de um retângulo com apoio de malha quadriculada, sendo que dentre os distratores havia dois retângulos de mesma largura e comprimento maior do que o original e outro que aumentava em uma unidade a medida do comprimento e da largura. (30,4%)
• Resolvem problema envolvendo divisão (repartição igualitária) para determinar a área de cada lote de um terreno que foi dividido em 6 lotes iguais, sendo a área do terreno um número da ordem das centenas de milhar. (38,5%)
• Resolvem problema de contagem para determinar a quantidade de horários que uma escola de natação oferece, dado que são disponibilizados três dias da semana e três períodos para cada dia. (40,5%)
• Resolvem problema de contagem para determinar de quantas maneiras é possível montar uma refeição, contendo uma carne, uma salada e uma sobremesa, dado o número de opções de cada um, tendo como distrator a soma das opções disponíveis. (29,3%)
• Resolvem problema envolvendo unidade de medida de tempo (minutos e horas) para calcular o tempo total, em horas e minutos, que um tratamento dentário exigiu, dado o tempo, em minutos, de cada uma das três fases do tratamento. (35,6%)
De modo simplificado, pode-se dizer que quanto maior a proficiência média de uma turma em relação à posição do item na escala, maior é a probabilidade de a tarefa ser respondida corretamente. Lembrando que a proficiência média da turma decorre dos desempenhos dos alunos dessa turma na prova e que esses desempenhos são díspares, pois refletem os estágios desiguais da aprendizagem da turma, já que uns dominam mais algumas habilidades do que outros. Por isso, é importante ter clareza de que a proficiência média de uma turma ser igual a 220, por exemplo, não permite dizer que todos os alunos daquela turma têm proficiência 220.
Assim sendo, para essa turma é esperado que esses alunos tenham maiores chances de acertar itens como aqueles descritos nos pontos 150, 175 e 200. Em contrapartida, para os itens descritos em pontos mais altos da escala, a chance de acerto existe, porém é reduzida, de modo que é esperado que uma parcela pequena desses alunos seja capaz de acertar uma tarefa que está ancorada nos pontos 300 ou superior. Para saber o percentual de alunos capaz de lidar com essas tarefas ancoradas nos pontos mais altos da escala, é preciso analisar o boletim de sua escola e ver o contingente de estudantes que estão distribuídos nos níveis mais altos da escala.
A habilidade de resolver problemas envolvendo multiplicação ou divisão entre números naturais é uma das que foi mais explorada na edição 2022, apresentando diversos itens na composição da prova. Apesar de todos derivarem de uma única habilidade do campo multiplicativo, esses itens apresentam diferentes graus de complexidade, o que pode ser percebido através da posição de cada um deles na escala de proficiência.
Por exemplo, um item situado no ponto 200 da escala envolve a ideia de configuração retangular para determinar o total de cadeiras disponibilizadas em uma reunião. O enunciado trazia o número de fileiras formadas e a quantidade de cadeiras presente em cada fileira, sendo que o cálculo envolvia um número da ordem das dezenas e outro das unidades. Essa tarefa está descrita na região que descreve o que os alunos do nível básico provavelmente são capazes de resolver. Ou seja, alunos com proficiência 200 ou mais devem ter alta probabilidade de resolver esse item corretamente.
Caracterizando o nível adequado, dois itens relacionados a essa habilidade abordam outras ideias do campo multiplicativo. Aquele posicionado no ponto 225 faz uso da ideia de proporção para calcular um valor a ser recebido por uma pessoa, dado que esse valor será igual à metade de 940 reais. Importante destacar que o fator de complexidade nesse caso está na divisão a ser efetuada, uma vez que apenas 10% dos respondentes confundiram o conceito de metade com o de dobro. Outro item presente no intervalo do nível adequado, mas posicionado no ponto 250 traz um problema em que também será necessário realizar uma divisão, porém o dividendo passa a ser da ordem das centenas e o divisor da ordem das dezenas. Essa diferença na ordem dos números envolvidos parece ser o que justifica um item se mostrar mais complexo do que o outro. Essas variações de 25 pontos na Escala de proficiência, provavelmente derivadas da mudança do cálculo de uma multiplicação para uma divisão envolvendo número de diferentes ordens, impactam na probabilidade que os estudantes têm de responder corretamente esses itens.
Essa hipótese é reforçada por um item ancorado no ponto 275, também relacionado à resolução de problemas do campo multiplicativo. A proposta do item é simples, clara e direta, ao perguntar qual a área que terá cada um dos 6 lotes, todos de mesmo tamanho, obtidos a partir da repartição de um grande terreno, cuja área é da ordem das centenas de milhar de metros quadrados. Não somente a extensão do número como a presença de algarismos zeros na composição do número a ser dividido caracterizaram elementos presentes no problema que elevaram seu grau de complexidade, exigindo que os estudantes tenham maiores proficiências para terem chance significativa de resolverem corretamente esse tipo de problema. Nesse caso, mesmo uma divisão por 6 se mostrou um cálculo sofisticado para os estudantes, devido a um dividendo de ordem superior, cujos dois últimos algarismos são iguais a zero.
Os resultados do SARESP mostram que, em 2022, menos de 40% dos estudantes apresentaram proficiência adequada ou avançada, o que justifica os dois últimos itens comentados apresentarem percentual de acerto inferior a 50%, indicando maior índice de erro do que de acerto. A partir desse diagnóstico, os professores podem discutir estratégias de ensino que possam favorecer o alunado a resolver problemas relacionados a essa habilidade. Aliás, apesar de estarem correlacionadas, a operação divisão parece exigir maior proficiência do alunado, quando comparada a multiplicação.
Uma estratégia que o professorado pode adotar é encontrar na escala outros descritores relativos a essa habilidade, construir situações-problemas com diferentes níveis de complexidade, iniciando das menos complexas, situações-problema mais simples, associadas à mesma habilidade e objeto do conhecimento, e que podem ser resolvidas ainda que os estudantes tenham uma proficiência menor, ou seja, itens posicionados em pontos anteriores da Escala.
Nesse sentido, é de grande importância que os professores e gestores se valham de consultas à Descrição da Escala de Proficiência, que contém, não apenas dos itens âncoras aplicados no SARESP 2022, mas também a descrição de todos os outros itens aplicados em edições anteriores. Ela apresenta a posição do item na Escala, ou seja, a proficiência requerida dos estudantes dos respectivos anos/série para que o respectivo item seja respondido com alta probabilidade de acerto.

Os itens aqui citados são apenas exemplos, dentre os inúmeros que os professores poderão consultar a partir do quadro da Escala de Proficiência, ampliando as possibilidades de se ter melhor dimensão da aprendizagem dos estudantes nos diferentes componentes curriculares dessa etapa da escolarização.
Para saber mais sobre a escala de proficiência, encontrar sugestões de como utilizá-la e os descritores obtidos ao longo das edições do SARESP, clique aqui.
Por fim, os dados estatísticos que indicam como a prova aplicada se apresentou em relação ao índice de dificuldade dos itens e seu índice de discriminação.
Dificuldade X Discriminação dos itens da prova
DIFICULDADE
Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85%
Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85%
Médio: percentual de acerto entre 35% e 65%
Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35%
Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15%
DISCRIMINAÇÃO
Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho.
Podemos notar que a prova não apresentou itens com índices ruins de discriminação, uma vez que as colunas em tons alaranjados estão zeradas. Também podemos notar o baixo número de itens difíceis na prova, sendo a maior concentração de itens de dificuldade mediana.
Para ter acesso a alguns itens comentados da prova, clique aqui.
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