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A edição de 2022 do SARESP contou com a participação de 104 995 estudantes da rede estadual na aplicação das provas do 2º ano EF (censitária) e com 10 632 alunos do 3º ano EF (amostral), o que corresponde a 87,6% e 88,2%, respectivamente, do que foi previsto. Esse contingente permite a obtenção de dados mais próximos da realidade escolar, trazendo representatividade e maior segurança para o processo, o que é fundamental tanto para a aferição da proficiência da rede escolar como para indicar os fatores que influenciam no desempenho escolar.
No comparativo com a edição anterior (2021), os dois anos avaliados apresentaram ganho na média de proficiência, sendo que o 2º ano EF subiu de 160,8 para 169,4 (um ganho de 8,6 pontos), enquanto o 3º ano EF passou de 180,5 para 182,2 (aumento de 1,7 ponto). Esses resultados sugerem que o retorno na rotina da sala de aula trouxe benefícios para esses estudantes, em especial para os do 2º ano EF, propiciando condições para um melhor desenvolvimento das habilidades propostas no currículo paulista.
Essa melhora também se reflete na distribuição dos alunos nos níveis de proficiência, na qual podemos observar maior percentual de alunos demonstrando domínio pleno, ou mesmo mais do que isso (nível Avançado), dos conteúdos, competências e habilidades desejáveis para a série escolar em que se encontram.
Cada edição da prova SARESP é montada com provas contendo um grande número de itens (questões), sendo que cada aluno responde apenas uma parte desse quantitativo. Além disso, parte da prova é composta por itens de edições anteriores para garantir a comparabilidade dos resultados de diferentes edições. Contudo, há também a proposição de tarefas inéditas, visando ampliar o leque de informações sobre os conhecimentos escolares que os estudantes se mostraram capazes de mobilizar para resolver situações-problema, apresentadas por meio de itens (questões) de prova. Essa capacidade de mobilizar conhecimento para resolver problemas é o que se entende por proficiência, sendo que há casos mais simples de serem resolvidos assim como há casos mais complexos. A partir da organização desses problemas, com base no grau de complexidade, é criada a chamada escala de proficiência. Nesse sentido, a edição de 2022 contribuiu com a inclusão de novos descritores na escala de proficiência, apresentados a seguir.

Clique nos níveis de proficiência para ver a descrição das novas tarefas inseridas na escala de proficiência, obtidas no SARESP 2022 e o percentual de alunos que respondeu corretamente cada uma dessas tarefas.
2º ano EF
Abaixo do Básico
Básico
Adequado
Avançado
Abaixo do Básico
X Fechar
• Identificam a grafia correta da palavra "abacaxi" tendo como referência uma parlenda sobre as características da fruta e uma ilustração dela;
Básico
X Fechar
• Identificam as silabas necessárias para formar a palavra "cenoura" tendo como referência a ilustração desse alimento;
• Identificam a grafia correta da palavra bola, a partir da observação de uma ilustração desse objeto;
• Identificam a letra que falta em uma sequência alfabética com as letras ilustradas em quadros;
• Identificam a sílaba "no" como a sílaba final que não está grafada na palavra "piano";
• Reconhecem a finalidade comunicativa de instruir em um texto em que são apresentadas regras de convivência no ambiente escolar;
• Reconhecem, com base em um fragmento do texto de um convite em que há referência explícita à participação em formatura, que tal convite é para uma formatura;
• Localizam informação explícita sobre a personagem principal, em fragmento de uma lenda sobre a caipora;
• Identificam o saci-pererê como sendo o personagem retratado em uma cantiga infantil.
Adequado
X Fechar
• Identificam as vogais O e A como sendo, respectivamente, a primeira e a última letras que faltam para formar a palavra "ovelha";
• Identificam, a partir de uma ilustração de uma criança tapando o sol com a peneira, a palavra cuja última sílaba é a mesma do nome "peneira"
• Identificam a segmentação correta entre as palavras da frase "toma banho no rio", a partir do contexto de leitura de uma parlenda que traz essa frase;
• Identificam a segmentação correta das sílabas que compõem as palavras "bolo" e "fubá", tendo como referência uma ilustração em que se pode ler as duas palavras;
• Identificam a palavra que descreve o estado emocional de uma tartaruga com base na expressão do animal no contexto de uma tirinha;
• Reconhecem que um texto que traz informações sobre o hábito de dormir dos ursos pandas tem a finalidade comunicativa de informar uma curiosidade;
• Reconhecem que um texto em que são apresentados os "combinados da turma" tem a finalidade comunicativa demostrar as regras da classe;
• Localizam informação explícita sobre as ações desempenhadas pelos personagens em um conto infantil.
• Localizam informação explícita relacionada à ação desempenhada pela personagem principal em fragmento do conto "Cinderela";
• Identificam, tendo como contexto de leitura uma parlenda, duas palavras que terminam com o mesmo fonema;
• Identificam o fonema que faz parte tanto da palavra "tomate" quanto da palavra "elefante";
• Identificam a grafia correta das palavras "couve", "repolho" e "beterraba" apresentadas em forma de lista;
• Identificam a grafia correta das palavras "cenoura", "milho" e "brócolis" apresentadas em forma de lista;
• Identificam a segmentação correta entre as palavras da frase "vamos dar meia volta";
• Reconhecem o adjetivo "alegre" como um antônimo para o adjetivo "triste", extraído do contexto de leitura de uma quadrinha;
• Reconhecem, com base em uma ilustração em que são dados os antônimos para duas palavras, a palavra "longe" como antônimo adequado para a palavra "perto";
• Compreendem o sentido produzido pelo emprego de recursos gráficos em uma tirinha;
• Identificam a palavra "fechada" como sendo a palavra que rima com "dourada", extraída do contexto de uma cantiga de roda;
• Reconhecem duas palavras que rimam entre si, entre muitas outras extraídas do contexto de uma cantiga;
• Inferem o sentido de uma palavra usada para caracterizar a personagem principal em um conto infantil sobre a Cinderela;
• Identifica a palavra empregada para se referir ao cenário em que se desenvolve a ação no fragmento de um conto infantil;
• Localizam uma informação explícita referente ao comportamento do Curupira em fragmento de uma lenda;
• Localizam uma informação explícita referente à ação desempenhada pelos personagens em um fragmento da "Lenda do diamante".
Avançado
X Fechar
• Reconhecem o adjetivo "escondido" como um sinônimo para o adjetivo "oculto", extraído do fragmento de um conto infantil;
• Reconhecem o adjetivo "más" como um sinônimo para o adjetivo "péssimas", extraído do fragmento de uma narrativa infantil em terceira pessoa;
• Compreendem a ação atribuída a uma personagem em um verso específico de uma cantiga de roda;
• Reconhecem que os adjuntos adverbiais de tempo empregado no fragmento de uma narrativa têm a finalidade de marcar a passagem do tempo.
3º ano EF
Abaixo do Básico
Básico
Adequado
Avançado
Abaixo do Básico
X Fechar
• Não há novos descritores na prova de 2022 para esse nível
Básico
X Fechar
• Identificam a sílaba inicial necessária para escrever corretamente a palavra "professora";
• Interpretam o sentido expresso por um sinal gráfico no contexto de uma tirinha do Garfield
• Reconhecem, com base nas ilustrações e nas informações textuais de um cartaz, que ele apresenta uma campanha de vacinação;
• Identificam o tema de um cartaz, a partir de uma ilustração e de uma frase sobre a importância da higienização das mãos;
• Reconhecem a finalidade comunicativa de um convite para comemoração de uma festa de aniversário;
• Identificam a sílaba intermediária que está faltando na escrita da palavra "palhaço";
• Identificam a palavra "chave" como sendo iniciada pela mesma sílaba com que começa a palavra "chapéu", extraída de um poema infantil;
• Reconhecem o sentido expresso pelo ponto de interrogação no contexto de uma adivinha;
• Reconhecem o efeito de sentido expresso no texto pelo emprego da "pow", em uma tirinha do Garfield;
• Reconhecem, com base nas ilustrações da capa do livro "o pequeno príncipe preto", que o livro é destinado a crianças;
• Inferem o assunto principal de uma notícia, em um texto sobre acessórios para celulares;
• Reconhecem que um texto apresentando as regras de uma brincadeira tem a finalidade comunicativa de "mostrar as regras do jogo;
• Identificam, no contexto de leitura da apresentação das regras da brincadeira "amarelinha", o que o jogador deve fazer para não ser eliminado;
• Identificam a partir de uma ilustração e de um fragmento de texto sobre o descarte de lixo no mar, o tema do texto, em cartaz;
• Identificam, em uma receita de pão de picolé, três ingredientes necessários para o preparo dessa iguaria;
• Reconhecem, com o apoio de informações textuais, a finalidade comunicativa de um convite para participação em um piquenique;
• Identificam a razão pela qual um leão e um javali iniciam uma discussão, no contexto de uma narrativa curta;
• Localizam uma informação relacionada ao personagem principal do texto, em uma narrativa curta sobre um samurai;
Adequado
X Fechar
• Inferem uma característica do personagem central de história, como base nos desejos expressos por ela, em uma narrativa curta;
• Reconhecem, em uma carta do leitor à "revista recreio", a causa de o menino estar decepcionado com as publicações da revista;
• Identificam, em um infográfico sobre os resultados de uma campanha de vacinação, a quantidade de maiores de 60 anos que foram vacinados;
• Identificam as palavras "João" e "melão" como sendo aquelas que rimam entre si, no contexto de uma cantiga de são João;
• Inferem o que deve ser feito para não perder um livro, com base na leitura das instruções de uma quadrinha;
• Identificam, em uma receita de pão de queijo, a maneira como deve ser fervido o leite que faz parte do preparo desse alimento;
• Relacionam uma informação a um dos personagens da história, em uma narrativa curta sobre um coqueiro e um pinheiro;
• Reconhecem a causa de uma tartaruga e um grou terem abandonado o local em que sempre viveram, em uma fábula;
• Inferem uma informação sobre como a personagem principal da história se sentia em relação ao seu cabelo, em uma narrativa curta;
• Localizam uma informação explícita sobre a formação escolar de "chico mendes", em uma narrativa curta;
• Associam uma característica a um personagem em razão da ação por ele praticada, em uma narrativa curta;
• Reconhecem, em uma carta, a causa de a remetente ter escrito para a carta para o destinatário;
• Inferem uma característica atribuída a todos os meninos pelo personagem de uma história, em uma narrativa curta;
• Identificam a fragilidade como sendo a razão pela qual as abelhas são atacadas muitos outros animais, em um texto informativo;
• Inferem o motivo pelo qual uma princesinha prende borboletas com alfinetes, em uma narrativa curta;
• Identificam a palavra "espanhol" como sendo aquela que rima com a palavra "sol", no contexto de uma cantiga;
Avançado
X Fechar
• Inferem uma ideia equivocada comumente associada aos pinguins, com base na leitura de um texto com curiosidades sobre essa espécie;
• Reconhecem o sinônimo que pode substituir o adjetivo "repolhudo", atribuído a um dos personagens, em uma narrativa curta.
• Reconhecem o verbo "espantar" como um sinônimo adequado para o verbo admira, em uma parlenda;
modo simplificado, pode-se dizer que quanto maior a proficiência média de uma turma em relação à posição do item na escala, maior é a probabilidade de a tarefa ser respondida corretamente. Lembrando que a proficiência média da turma decorre dos desempenhos dos alunos dessa turma na prova e que esses desempenhos são díspares, pois refletem os estágios desiguais da aprendizagem da turma, já que uns dominam mais algumas habilidades do que outros. Por isso, é importante ter clareza de que a proficiência média de uma turma ser igual a 220, por exemplo, não permite dizer que todos os alunos daquela turma têm proficiência 220.
Assim sendo, para essa turma é esperado que esses alunos tenham maiores chances de acertar itens como aqueles descritos nos pontos 150, 175 e 200. Em contrapartida, para os itens descritos em pontos mais altos da escala, a chance de acerto existe, porém é reduzida, de modo que é esperado que uma parcela pequena desses alunos seja capaz de acertar uma tarefa que está ancorada nos pontos 300 ou superior. Para saber o percentual de alunos capaz de lidar com essas tarefas ancoradas nos pontos mais altos da escala, é preciso analisar o boletim de sua escola e ver o contingente de estudantes que estão distribuídos nos níveis mais altos da escala.
Uma mesma habilidade pode compor diferentes pontos da escala de proficiência, dependendo da forma como for abordada no item. Na prova do 2º ano, por exemplo, dois itens estavam relacionados à habilidade EF01LP26B – Identificar, na leitura de diferentes textos do campo artístico literário (contos, fábulas, lendas, entre outros), os elementos constituintes da narrativa: personagens, narrador, conflito, enredo, tempo e espaço.
Essa diferença está pautada no nível de complexidade de cada situação proposta. O mais simples está descrito no ponto 125 da escala e apresenta uma tarefa na qual o aluno precisa identificar sobre quem é essa cantiga. Vale destacar que a resposta é encontrada logo no início da cantiga, e ainda há imagens de apoio que ilustram a cantiga. Agora, no ponto 175 está posicionado um item que traz a lenda do Curupira, cujo objetivo é encontrar no texto o que deve ser entregue para o Curupira para poder escapar dele.
A diferença em relação ao grau de complexidade desses itens pode se dar em função dos textos de apoio. O primeiro texto é uma cantiga que sugere já na primeira linha qual seria o personagem retratado, fazendo uma referência explícita ao “saci”, além de elencar ao longo do texto algumas características que remetem a essa figura, que costuma ser bem conhecido pelos estudantes nessa etapa de escolaridade, já que costuma ser bastante retratado em leituras de fábulas, lendas ou outros textos. Já segundo texto é uma lenda, e, apesar de mais curto, é ligeiramente mais complexo e exige maior atenção para a compreensão das suas informações.
Feitas essas observações, vale lembrar a importância de o trabalho em sala de aula propiciar aos alunos atividades de leitura de uma mesma habilidade, mas que apresentem diferentes graus de complexidade, de modo que tanto os alunos com menores proficiências quanto aqueles cuja proficiência é característica dos níveis mais elevados se sintam contemplados pelo olhar do professorado.
Outro exemplo, agora na prova do 3º ano EF, refere-se a questões elaboradas a partir da habilidade EF02LP28A: Ler e compreender, com certa autonomia, contos de fadas, maravilhosos, populares, fábulas, crônicas entre outros textos do campo artístico literário, considerando a situação comunicativa, o tema/o estilo do gênero.
Ambas as questões estão ancoradas no mesmo ponto da escala, o 175. Porém, apesar de ocuparem a mesma posição da escala de proficiência, as duas questões, de mesma habilidade, apresentam graus de dificuldade distintos, já que uma foi classificada como fácil e a outra médio. Isso reforça que não há uma relação direta e simples entre grau de complexidade (proficiência) e grau de dificuldade.
O que difere uma questão da outra é a forma como a pergunta é organizada na comanda, o que interfere diretamente no que o aluno precisa responder: saber o motivo pelo qual os grous decidiram ir embora é mais fácil de identificar no texto do que saber a razão do choro da menina, algo mais subjetivo no contexto de leitura. Embora as duas questões avaliem a habilidade dos alunos de relacionar informações textuais em textos pertencentes ao mesmo gênero, o item estatisticamente classificado como mais fácil, a fábula, traz a informação mais explicitamente, de modo que a tarefa exige do aluno apenas a capacidade de extraí-la do contexto de leitura, enquanto a identificação da resposta correta para a outra questão exige maior grau de inferência.
A comparação do desempenho dos alunos nessas duas tarefas de leitura evidencia a importância de o trabalho em sala de aula buscar apresentar atividades de leitura e de análise de textos relacionadas a uma mesma habilidade, mas com diferentes graus de dificuldade/complexidade, de modo que se possa propiciar tarefas acessíveis a todos os alunos, tendo-se a clareza de que a sala de aula não é composta por um grupo homogêneo, mas, antes, por alunos que, ainda que em uma mesma etapa de ensino, encontram-se em diferentes estágios de aprendizagem.
Nesse sentido, é de grande importância que os professores e gestores se valham de consultas à Descrição da Escala de Proficiência, que contém, não apenas dos itens âncoras aplicados no SARESP 2022, mas também a descrição de todos os outros itens aplicados em edições anteriores. Ela apresenta a posição do item na Escala, ou seja, a proficiência requerida dos estudantes dos respectivos anos/série para que o respectivo item seja respondido com alta probabilidade de acerto.

Os itens aqui citados são apenas exemplos, dentre os inúmeros que os professores poderão consultar a partir do quadro da Escala de Proficiência, ampliando as possibilidades de se ter melhor dimensão da aprendizagem dos estudantes nos diferentes componentes curriculares dessa etapa da escolarização.
Para saber mais sobre a escala de proficiência, encontrar sugestões de como utilizá-la e os descritores obtidos ao longo das edições do SARESP, clique aqui.
Por fim, os dados estatísticos que indicam como a prova aplicada se apresentou em relação ao índice de dificuldade dos itens e seu índice de discriminação.
Dificuldade X Discriminação dos itens da prova do 2º ano EF
DIFICULDADE
Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85%
Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85%
Médio: percentual de acerto entre 35% e 65%
Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35%
Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15%
DISCRIMINAÇÃO
Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho.
Dificuldade X Discriminação dos itens da prova do 3º ano EF
DIFICULDADE
Muito Fácil: percentual de acerto superior a 85%
Fácil: percentual de acerto entre 65% e 85%
Médio: percentual de acerto entre 35% e 65%
Difícil: percentual de acerto entre 15% e 35%
Muito Difícil: percentual de acerto inferior a 15%
DISCRIMINAÇÃO
Índice que analisa o percentual de acerto em dois grupos, chamados de menor e de maior desempenho, que correspondem a um recorte dos alunos da turma que realizaram a prova. O grupo de menor desempenho é constituído por aproximadamente 27% dos estudantes que obtiveram os menores escores (número de acertos) em toda a prova de matemática. Analogamente, o grupo de maior desempenho também possui contingente parecido do aluno, mas que obtiveram os maiores escores na prova. O índice de discriminação é calculado a partir da diferença do percentual de acerto desses dois grupos no item, sendo que seu propósito é comparar o desempenho desses dois grupos opostos na realização de uma determinada tarefa proposta na prova, verificando assim se o item apresentado tem a propriedade de diferenciar o desempenho daqueles que obtiveram os melhores resultados no teste daqueles que conquistaram os resultados mais tímidos. Em geral, índices de discriminação mais baixos normalmente são observados em itens extremos, ou seja, considerados muito fáceis, em que uma imensa maioria acerta, ou de itens muitos difíceis, que estão relacionados a ideias mais complexas e que se mostraram pouco consolidadas, mesmo para estudantes com bons desempenhos gerais na área de conhecimento. Em contrapartida, itens com bons índices de discriminação decorrem de tarefas cujo conhecimento necessário para sua resolução está bem consolidado no grupo de maior desempenho, mas não está para o grupo de menor desempenho.
Podemos notar que tanto a prova do 2º ano EF como a do 3º ano EF não apresentou itens com índices ruins de discriminação, uma vez que as colunas em tons alaranjados estão zeradas. Também podemos notar que nenhum item foi considerado difícil nessas provas, de modo que os itens se dividiram apenas em dois grupos de tamanho próximo: os medianos e os fáceis.
Para ter acesso a alguns itens comentados da prova do 2º ano EF, clique aqui.
Para ter acesso a alguns itens comentados da prova do 3º ano EF, clique aqui.
Vale lembrar que a prova desses dois anos também inclui questões de resposta construída, ou seja, questões que não apresentam alternativas de resposta, cabendo aos estudantes formularem suas hipóteses, desenvolvê-las e chegarem a uma resposta final, sem a garantia de ser uma opção de resposta válida. Todas essas respostas são corrigidas por professores especialistas, que seguem um roteiro de correção, atribuindo critérios para as soluções apresentadas.
Para ter acesso aos itens de resposta construída, aplicados aos alunos do 2º ano EF, clique aqui.
Para ter acesso aos itens de resposta construída, aplicados aos alunos do 3º ano EF, clique aqui.
Por fim, é importante lembrar que o professorado pode se valer desses itens apresentados, porém sem se limitar apenas a estes. Há a possibilidade de recorrer a relatórios de edições anteriores, que também trazem esse tipo de análise. Mas, é fundamental analisar e fazer uso da escala de proficiência, uma vez que esta organiza as atividades de acordo com sua complexidade, indicando a proficiência mínima necessária para que os alunos tenham alta probabilidade de resolvê-las corretamente. Assim, torna-se possível organizar diferentes momentos na sala de aula voltados para as diferentes necessidades da turma, seja para retomadas e revisões, que devem se apoiar, segundo a escala, nos itens mais simples, ou então para aprofundamentos, baseados nos descritores presentes nos pontos mais altos da escala.
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