Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 75 TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ● Localizam dados expressos em gráficos de colunas simples. 100 TEMA – ESPAÇO E FORMA ● Reconhecem o cubo entre formas geométricas tridimensionais. TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ● Localizam dados expressos em tabelas simples. 125 TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ● Localizam e interpretam informações contidas em um calendário. ● Localizam dados apresentados em um gráfico de colunas para resolver situação problema. 150 TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES ● Calculam o resultado de uma subtração sem recurso envolvendo números da ordem de centenas, por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais. ● Calculam o valor total de certa quantia de cédulas e moedas. ● Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas diferentes. Identificam a regularidade presente em uma sequência numérica crescente. ● Resolvem problemas que envolvem o cálculo do total de objetos de duas coleções por meio de uma adição com reserva. ● Resolvem problema que envolve a adição como o cálculo do valor inicial de uma transformação negativa, dados o valor da transformação e o do final. ● Utilizam regras do sistema de numeração decimal para produzir escritas numéricas. ● Determinam o próximo termo de uma sequência numérica crescente, que varia de 2 em duas unidades ● Calculam o resultado de uma soma, sem reserva, entre um número de 3 algarismos e um número de 2 algarismos. TEMA – ESPAÇO E FORMA ● Identificam a localização e a movimentação de um objeto com base no referencial vire à direita, vire à esquerda. ● Identificam formas geométricas tridimensionais utilizando a terminologia convencional. 175 TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES ● Calculam a quantia de dinheiro que sobra após selecionar cédulas e moedas que pagam determinada quantia. ● Calculam o resultado de uma adição de números naturais da ordem de centenas, com reserva. ● Comparam escritas numéricas, ordenando-as em ordem crescente ou decrescente. ● Decompõem um número da ordem de dezenas em duas parcelas iguais. ● Identificam a localização de números naturais na reta numérica. ● Resolvem problemas que envolvem a subtração cujo significado é a comparação entre quantidades de duas coleções. (“quanto a mais?”). ● Resolvem problema envolvendo operação de multiplicação. TEMA – ESPAÇO E FORMA ● Reconhecem o cilindro entre formas geométricas tridimensionais. ● Identificam semelhanças entre polígonos, usando o número de lados como critério. 200 TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES ● Resolvem problemas que envolvem uma adição e uma subtração ou subtrações sucessivas por meio de estratégias pessoais ou técnicas convencionais. ● Calculam o resultado de uma subtração com recurso, entre um número da ordem das centenas. ● Resolvem problema que envolve subtração com recurso para determinar a diferença entre duas pontuações da ordem das centenas. TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ● Resolvem problema cujos dados estão expressos em um gráfico de colunas e que envolvem a comparação dos valores referentes a duas delas. 225 TEMA – NÚMEROS E OPERAÇÕES ● Resolvem problema envolvendo multiplicação, com o significado de combinatória, para determinar o número total de refeições que podem ser montadas. TEMA – ESPAÇO E FORMA ● Identificam o retângulo como parte de uma figura plana. ● Descrevem a localização de pessoas em uma figura, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição (direita/esquerda). 250 TEMA – TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ● Interpretam informações e dados apresentados em tabelas. 275 TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS ● Estabelecem relações entre unidades de medida de tempo – semestre e número de meses. 300 TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS ● Resolvem problema envolvendo unidades de medida não convencionais (palmo). 325 TEMA – GRANDEZAS E MEDIDAS ● Comparam unidades de medida não convencional (palmo).
|