Os alunos do 3o ano do Ensino Fundamental 75 ● selecionam palavras no texto de uma cantiga e de uma parlenda. 100 ● identificam público alvo de um texto considerando o uso de gíria. ● localizam informação explícita em um poema. ● selecionam palavras gramaticais no texto de uma cantiga. 125 ● identificam o efeito de sentido produzido em quadrinhos pelo uso intencional de recursos expressivos gráfico-visuais. ● identificam os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros não literários: receita ● inferem informação subentendida em uma piada. ● inferem informação subentendida com base nos recursos gráfico-visuais presentes. ● localizam itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um em texto informativo. ● estabelecem relações entre as imagens e o corpo do texto de um quadrinho, comparando itens de informação explícita. ● identificam marcas de variação linguística de natureza social, no léxico mobilizado em um texto. 150 ● identificam a finalidade de um trecho de texto de receita culinária e de um texto informativo de interesse científico. ● inferem informação subentendida em texto informativo, com apoio de figura. ● selecionam legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto ● identificar o segmento de uma fábula em que o enunciador determina o desfecho do enredo. 175 ● identificam a finalidade de um trecho de texto de receita culinária. ● inferem informações subentendidas em texto informativo, com base na sua compreensão global. ● identificar marcas de variação linguística de natureza social ou geográfica, no léxico mobilizado em um texto. 200 ● identificam o efeito de sentido produzido pelo uso de marca discursiva de temporalidade no encadeamento dos fatos. ● inferem informação subentendida em uma história de humor. ● inferem o assunto principal de um texto informativo, com base em informações contidas no título e no corpo do texto. 225 ● organizam, na sequência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um fragmento de texto de divulgação científica. 250 ● estabelecem relações entre segmentos de um texto de história, identificando substituições por formas pronominais de grupos nominais de referência.
|